Tripulante foi atendido por médico da Marinha, por telemedicina | Foto: Cedida
A Marinha do Brasil resgatou um velejador tcheco, de 56 anos, nas proximidades do arquipélago de São Pedro e São Paulo, cerca de 1,1 mil quilômetros de distância do Rio Grande do Norte. O homem era o único tripulante de um veleiro de bandeira polonesa, que se encontrava com restrição de manobra, sem o mastro e as velas. O resgate foi possível porque ele emitiu um chamado de socorro, via rádio, na tarde desse sábado (21).
De imediato, a Marinha acionou a estrutura do SALVAMAR NORDESTE, coordenando a Operação de Busca e Salvamento, acionando a embarcação “MARLIN II” que se encontra prestando apoio à Estação Científica localizada no arquipélago. A embarcação dirigiu-se ao veleiro e prestou o primeiro apoio, fornecendo água e alimento ao tripulante.
Foto: Magnus Nascimento
Após o decreto de situação de emergência, em virtude do avanço da maré, a Guarda Municipal de Natal reforçou a fiscalização na área do Morro do Careca onde é proibido o acesso de pessoas. Em paralelo, secretarias do município estão analisando alternativas temporárias para conter a erosão costeira. A solução definitiva será a execução da engorda da praia de Ponta Negra, segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá.
“A gente está tentando tomar medidas protetivas, seja para diminuir um pouco a energia da onda quando ela chega perto da falésia, para mitigar o impacto direto no morro e no muro, mas principalmente para evitar de as pessoas estarem perto. Porque não tem nada que a gente coloque ali e que vá resolver, já que tudo o mar vai puxando com o tempo. Então, realmente, a única solução é a engorda”, disse a coordenadora da Defesa Civil de Natal.
Com aval da Executiva Municipal do MDB, os 30 candidatos a vereador do partido estão liberados para apoiar qualquer candidato a prefeito de Natal, já a partir do primeiro turno das eleições municipais em 6 de outubro.
A resolução 03/2024 datada da quarta-feira (18), provocou dispersão de concorrentes à Câmara Municipal que apoiavam a candidatura majoritária da coligação “Natal merece mais” (Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV) e PDT/ MDB/ PSB), deputada federal Natália Bonavides (PT).
O primeiro candidato ao pleito proporcional a debandar da candidatura petista, na reta final desta campanha eleitoral, é o presidente do Diretório Municipal do MDB, ex-vereador Júlio Protásio, que passou a defender a candidatura majoritária do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves., da coligação “Natal nosso amor” (PSD/ DC).
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) chegou ao poder pela 3ª vez com a promessa de reposicionar o Brasil no tabuleiro geopolítico mundial. Um dos pilares de sua estratégia era implantar uma política ambiental que antagonizasse com a de seu antecessor, Jair Bolsonaro. O que se viu de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2024, entretanto, é que a ministra do Meio Ambiente,Marina Silva, não entregou o que prometeu para conter os incêndios florestais.
Dados do Monitor do Fogo mostram que 28,7 milhões de hectares foram consumidos por queimadas desde que Marina assumiu a chefia do ministério. Só em agosto de 2024, foram 5,7 milhões –alta de 150% em relação ao mesmo período de 2023.
Foto: Georg Hochmuth/APA/AFP
O presidente de Israel, Isaac Herzog, negou envolvimento de país com explosão de pagers e walkie-talkies no Líbano, em entrevista ao canal britânico Sky News, neste domingo. Ele também afirmou que Israel não tem interesse em uma guerra com o vizinho.
— Não queremos entrar em guerra. Queremos trazer os nossos cidadãos de volta às suas casas na fronteira com o Líbano — disse Herzog ao canal de TV — Israel está lutando pelo seu bem-estar, pela sua existência, pelos seus cidadãos. Isso é o que estamos fazendo. E estamos fazendo o que for certo para fazer.
Foto: Freepik
Dados do IBGE mostram que, de 2020 a 2021, anos marcados pela pandemia, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 milhões para 12,3 milhões. Já em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões –aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais.
A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos 3 meses que antecederam a entrevista da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.
O policial militar de folga que atropelou e matou um homem na madrugada deste sábado (21) em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, passou por audiência de custódia e vai responder pelo caso em liberdade.
A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). A liberdade provisória foi concedida ao militar com condicionantes após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O Exército de Israel informou que cerca de 150 mísseis foram lançados do Líbano em direção ao território israelense na manhã deste domingo, 22. Há registros de danos a residências e feridos.
Os foguetes do Hezbollah atingiram uma região mais ao sul — mas ainda no norte de Israel — do que os lançamentos anteriores. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), os mísseis foram disparados “em direção a áreas civis”.
A expectativa dos timbaubenses está grande para este domingão! Hoje (22) acontecerá o grande “Comício do Trabalho”, com o prefeito e candidato à reeleição, Ivanildinho 11 e vice Lelé.
A concentração está prevista para 17:11h no Conjunto Habitacional Timbaúba é de Todos (Rua Mãe Sebastiana). De lá, a mobilização prossegue para a festa democrática na Rua Manoel Batista Pereira.
Ivanildinho e Lelé fizeram uma convocação especial para os amigos, correligionários e eleitores de Timbaúba dos Batistas, que desejam a continuação do avanço do município com confiança e dignidade.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (22) que, se o movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do Irã, ainda não compreendeu a mensagem de Israel após a escalada de ataques nos últimos dias, o grupo irá “entender” isso mais tarde.![]()
![]()
“Nos últimos dias, infligimos ao Hezbollah uma sequência de golpes que ele não imaginava”, disse Netanyahu em hebraico, numa breve mensagem de vídeo.
“Se o Hezbollah não entendeu a mensagem, prometo que a entenderá”, acrescentou num vídeo divulgado após mais uma noite de intensa troca de foguetes transfronteiriços e do ataque de sexta-feira em Beirute.
A receita do Inter TV Rural desse domingo (22) é um bolinho feito com massa de jerimum e aveia. Para ficar a cara do sertão, o recheio tem carne de sol e queijo coalho.
Além de saboroso, o bolinho é nutritivo e não é frito. Ele pode ser preparado no forno.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O candidato à prefeitura de Natal Heró Bezerra (PRTB) realizou nesta semana uma caminhada no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. O candidato realizou panfletagem e conversou com eleitores do bairro sobre suas propostas, caso consiga ser eleito pela primeira vez no dia 6 de outubro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Ao lado de apoiadores e correligionários, o candidato falou sobre suas propostas com moradores da avenida Mira Mangue, ouvindo as sugestões de quem vive ou empreende na região.
O candidato à Prefeitura de Natal, Nando Poeta (PSTU), participou de uma panfletagem com apoiadores da sua campanha, durante esta semana. O compromisso foi realizado na Cidade Alta, Zona Leste de Natal, e contou com a presença de candidatos a vereador.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Se for eleito, ele disse que pretende revitalizar o Centro da cidade no primeiro ano de seu mandato, incluindo praças públicas e prédios históricos. O objetivo, segundo o candidato, é trazer de volta a movimentação para essa região de Natal.
Pela primeira vez, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) elegeu uma mulher para assumir a presidência da entidade. Grace Gosson acumula uma experiência de cerca de 30 anos no ramo hoteleiro e vai gerir o SHRBS-RN para o quadriênio de 2024-2029. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a diretora jurídica do Hotel Praiamar avalia os impactos gerados pela pandemia e recuperação do setor, esclarece a proposta do turismo para a Reforma Tributária e afirma ver a nova recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte que proíbe novas construções na Via Costeira com “muita preocupação”. Confira.
Como o setor de hotéis, bares e restaurantes está se recuperando após o período de pandemia?
A pandemia nos mostrou que certos eventos mundiais podem ter um impacto local forte, gerando incerteza e insegurança quanto ao futuro. Foi, de fato, impactante, ver, de uma hora para a outra, muitas empresas fecharam, terem que se reinventar para sobreviver. Assim, de lá para cá, o setor vem recuperando o fôlego e recompondo as perdas, mas ainda existem as dívidas contraídas, todos os prejuízos econômicos que se somaram ao longo desses últimos anos e que estão sendo honrados somente do ano passado para cá.
Em relação ao aumento do fluxo de turistas, houve um aumento, embora o Rio Grande do Norte tenha perdido muito espaço para destinos nacionais como João Pessoa, Maceió e até Recife, por conta da atualização de sua infraestrutura.
Com previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,4%, superando a média nacional de 3%, o Rio Grande do Norte poderá ter um salto econômico em 2024, conforme perspectivas divulgadas pelo Banco do Brasil. O avanço é puxado pela produção industrial e do setor de serviços, com destaque para o crescimento de 10,1% no PIB Industrial do Estado, o mais alto da região Nordeste e também acima da média regional de 5%.
Representantes do setor produtivo potiguar expressam otimismo em relação às projeções econômicas para o Estado. Com o comércio e a indústria registrando sinais de crescimento, lideranças destacam a importância de consolidar investimentos estratégicos e aproveitar o momento favorável. As federações das Indústrias (Fiern) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) apontam caminhos para o RN se beneficiar das boas perspectivas.
O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, reforça o impacto positivo esperado para o setor industrial, que deve ser projetado pelo PAC e pelos segmentos do petróleo e das energias renováveis. “Tem a ver com o petróleo e as renováveis, mas também com todos os investimentos que estão relacionados no PAC. Temos a expectativa de ter a dragagem do Porto, uma melhoria em toda a parte de apoio, de carregamento. A nova concessionária do aeroporto, a Zurich, está com a expectativa de começar a fazer importação e exportação e o potencial que nós temos com o novo Campo de Pitu”, afirma.
Cláudio Oliveira
Repórter
Na Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento, elaborada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e entregue aos candidatos à Prefeitura do Natal, o tema das parcerias entre a gestão pública e a iniciativa privada permeia os sete eixos temáticos elencados no documento. A agenda traça um diagnóstico do município e aponta caminhos viáveis para melhorar o ambiente de negócios e reduzir o custo da máquina pública, de modo a desenvolver a economia, gerar emprego, renda e arrecadação. No próximo dia 27, candidatos à Prefeitura de Mossoró também receberão a agenda que poderá auxiliar na tomada de decisões do novo gestor do município.
“A Federação está oferecendo, através dessa agenda, uma série de informações estratégicas que poderão, através de um bom uso, transformar isso em ações efetivas para que a gente possa, não só gerar emprego e renda, mas trazer um desenvolvimento amplo para a cidade do Natal”, diz o presidente do Sistema Fiern, Roberto Serquiz.
A Segunda Divisão do Campeonato Potiguar tem a primeira rodada disputada neste fim de semana. Neste domingo, duas partidas começam às 15h. Parnamirim x QFC no Barrettão e Laguna x Rio Grande no Nazarenão,complementam as partidas de abertura uma vez que no sábado o Alecrim já encarou o Univap, de Apodi.
Alecrim, Laguna, Parnamirim, QFC, Rio Grande e UNIVAP disputarão o título, o acesso à Primeira Divisão Potiguar e o prêmio de R$50 mil. A disputa segue o modelo de pontos corridos, com jogos de ida e volta, conforme adotado nos últimos anos.
Em caso de empate na pontuação, serão adotados os seguintes critérios: maior número de vitórias; confronto direto; maior saldo de gols; maior número de gols marcados; menor número de gols sofridos; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos e sorteio público na sede da FNF.
Em março de 2024, o ABC foi inscrito no cadastro da dívida ativa da União como devedor de R$ 18 milhões, devido a atrasos e falta de repasses de tributos federais, como FGTS e INSS. Apesar de comprometer os investimentos, a diretoria elaborou um plano para administrar seus débitos, principalmente junto à Justiça do Trabalho, onde uma boa parte dos processos foi quitada.
No entanto, ainda resta um passivo de R$ 5,7 milhões, que precisará ser renegociado no próximo ano. O clube, que iniciou a gestão de Bira Marques com uma dívida em torno de R$ 30 milhões, segundo levantamento realizado pelo conselheiro Bira Rocha na época, corre o risco de ter seu patrimônio subtraído pela Justiça caso não acerte um novo plano de quitação das dívidas com o TRT, como informou o juiz do Trabalho Inácio Oliveira, nesta entrevista ao repórter Pedro Brandão da JPNews Natal.
Como podemos resumir a situação atual dos processos que foram negociados com o ABC?
O ABC tem diversas execuções na Justiça do Trabalho. A execução é a cobrança das dívidas decorrentes de processos ao longo do tempo. Hoje, a dívida consolidada do ABC é de aproximadamente R$ 5,7 milhões, relacionada a processos trabalhistas na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Essa dívida vem sendo paga pelo clube nos últimos anos, incluindo 2023 e 2024, por meio de negociações e acordos. Consideramos a capacidade financeira do clube para o ano e, com base nisso, determinamos o valor a ser pago da dívida. A boa notícia é que a quantidade de processos contra o ABC na fase de execução diminuiu, com a quitação de processos de menor valor. No entanto, o valor total da dívida se manteve relativamente estável. Atualmente, há entre 20 e 30 processos em aberto, alguns com valores elevados. Fizemos uma negociação no início de 2024, considerando as receitas da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, e o valor dessa dívida vem sendo pago. Além disso, o clube recebe cerca de R$ 50 a 60 mil mensais da Timemania, que também é utilizado para o pagamento. Com isso, as execuções estão suspensas, ou seja, não haverá venda de bens do clube enquanto a negociação estiver vigente.
Em uma enquete promovida pela Câmara Federal, desde dezembro de 2021, o Projeto de Lei 4540/21, de autoria da deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) e co-autoria da deputada potiguar Natália Bonavides (PT), candidata a Prefeitura do Natal, que visa alterar o código penal e cria os termos “furto por necessidade” ou “furto insignificante”, sofre ampla rejeição. Na consulta, 94% das pessoas responderam que discordam totalmente, 2% discordam na maior parte, 1% concordam na maior parte e 3% concordam totalmente. Outros seis deputados do Psol também assinam a matéria.
De acordo com o texto, o “furto por necessidade” ocorreria quando uma pessoa, em situação de pobreza ou extrema pobreza, subtraísse bens para atender necessidades básicas imediatas, como saciar a fome. Já o “furto insignificante” refere-se ao ato de furtar algo de valor considerado irrelevante para o patrimônio da vítima. Mesmo que o autor do crime seja reincidente, o projeto defende que, em tais circunstâncias, o crime não seria configurado. Além disso, a substituição da prisão por penas alternativas, como multas, é incentivada no texto.
O Código Penal já permite livrar de punição os crimes cometidos em estado de necessidade, caso que abrange o chamado “crime famélico”, motivado pela necessidade de se alimentar. Segundo os autores do projeto, no entanto, o Judiciário tem interpretação restrita do princípio e mantém encarceradas pessoas que furtaram alimentos ou valores muito pequenos.
Em 17 capitais, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) registraram melhora nas intenções de voto. Nesse grupo, seis tiveram crescimento, considerando a margem de erro. Já entre os apoiados pelo petista, houve oscilação positiva em sete capitais e crescimento apenas em Fortaleza.
É o que aponta um levantamento do GLOBO com base nas intenções de voto medidas em 24 cidades nos últimos dias e que considera os dois últimos levantamentos feitos pelo instituto Quaest.
Houve crescimento de nomes apoiados por Bolsonaro em Campo Grande, Natal e Salvador. Em Natal, pelo levantamento da Quaest, Paulinho Freire (União), que tem o apoio de aliados do presidente Bolsonaro, passou de 15% para 24% das intenções de voto. A adversária Natália (PT) teve menor movimentação nos dados do instituto saindo de 14% para 18%.