Foto: REUTERS/Dado Ruvic

O prazo para que órgãos públicos e os advogados que pretendem representar o X (antigo Twitter) no Brasil enviem informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) deve começar a contar nesta segunda-feira (23).

O ministro Alexandre de Moraes determinou no sábado (21) que, em um prazo de cinco dias, o escritório que representa o X envie ao tribunal documentos que comprovem o representante legal da empresa no país.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Brasil enfrenta a pior seca dos últimos 75 anos, que fez disparar o número de focos de incêndio país afora. E, apesar do cenário dramático, a falta de entendimento entre entes federativos dificulta a execução de ações concretas em resposta ao desastre climático.

Nesta semana, em meio a imagens dramáticas de fogo Brasil afora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com os chefes dos Três Poderes para buscar uma solução. O estopim para o chamado foi um incêndio no Parque Nacional de Brasília, que deixou a sede da administração federal coberta de fumaça.

Leia mais

Limpa Mil

Foto: Gabriel Cabral/Folhapress

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. O fisco pagará R$ 1,032 bilhão a 511.025 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O depósito será feito no dia 30 de setembro na forma definida pelo contribuinte no momento da entrega da declaração.

A consulta para saber se receberá a restituição é feita no site da Receita, no aplicativo Meu Imposto de Renda (pelo celular ou tablet). Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A rodada de abertura da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar ocorreu neste sábado (21) e domingo (22), tendo como destaque a boa estreia das equipes mais novas na competição. Neste fim de semana, QFC, Rio Grande e UNIVAP venceram os duelos contra Parnamirim, Laguna e o tradicional Alecrim.

Tribuna do Norte

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (23), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deve decidir sobre a substituição das prisões preventivas dos investigados da Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, por outras medidas cautelares. A advogada e influenciadora Deolane Bezerra é um dos alvos da ação.

A decisão está a cargo da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, após recomendação feita por cinco promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Leia mais

Construções Recreio

Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (republicano) disse neste domingo (22.set.2024) que não se candidatará novamente à Presidência se for derrotado por Kamala Harris (democrata) nas eleições deste ano. Falou em entrevista ao programa norte-americano Full Measure.

Ao ser questionado pela apresentadora Sharyl Attkinson sobre sua participação no pleito de 2028, caso seja derrotado nas urnas em novembro deste ano, Trump respondeu: “Não, eu acho que não. Eu acho… que vai ser só isso. […] Eu não vejo isso de jeito nenhum”.

Leia mais

Limpa Mil

O Congresso Nacional reúne-se nesta terça-feira (24), às 15 horas, para promulgar a emenda constitucional que cria regras para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça dos estados.Veja a pauta

A Emenda Constitucional 134 altera o artigo 96 da Constituição para definir que a eleição para os órgãos diretivos vale para tribunais estaduais compostos por 170 ou mais desembargadores em efetivo exercício, o que enquadraria atualmente os tribunais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A eleição deverá ocorrer entre os membros do tribunal pleno, por maioria absoluta e voto direto e secreto.O mandato dos eleitos será de dois anos, admitida apenas uma recondução sucessiva.A iniciativa teve origem na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/22, do ex-deputado André Fufuca (PMA).

Leia mais

Construções Recreio

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última semana para o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI). O evento, organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), incluiu uma série de reuniões com representantes dos Poderes Públicos.

Em audiências no Senado, os estudantes indígenas discutiram as cotas nas universidades, mas também criação e a implementação de uma universidade voltada exclusivamente para os povos indígenas, com atenção para as particularidades culturais e educacionais dos indígenas. Também foi entregue uma carta de reivindicações escrita por coletivos indígenas de 25 universidades.

Na Câmara, os estudantes indígenas tiveram uma audiência com os parlamentares para debater a importância da presença indígena no ensino superior nas últimas duas décadas, com ênfase na ciência indígena como uma ferramenta de luta e promoção da equidade.

Leia mais

Construções Recreio

O Corinthians ganhou do São Paulo por 2 a 0 na manhã deste domingo (22) na partida de volta da final do Brasileiro feminino e faturou o hexacampeonato. A partida teve transmissão ao vivo da TV Brasil.

Depois de ganhar do rival por 3 a 1 no Morumbi na partida de ida, as Brabas do Timão, como a equipe feminina do Corinthians é chamada, poderiam até perder por 1 gol de diferença para confirmar o título no tempo regulamentar. Mas as donas da casa, com o apoio da Fiel Torcida que lotou a Neo Química Arena, foram melhores durante praticamente todo o jogo.

A torcida do Corinthians quebrou o recorde de público do futebol feminino. Estiveram presentes 44.529 torcedores.

Leia mais

Limpa Mil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado na próxima terça-feira (24). No valor de R$ 16 milhões, a seleção nacional, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), traz desafios nas áreas de transição energética e integridade de ativos. 

Ao final do processo, as empresas vencedoras podem receber valores de até R$ 1 milhão, para os desafios soft tech, como desenvolvimento de softwares, ou até R$ 2 milhões para os deep tech, para elaboração de hardware e materiais, por exemplo.

O objetivo do edital é permitir o desenvolvimento tecnológico de modelos de negócio com startups e fomentar a criação de empresas inovadoras no setor. Em contato com as áreas técnicas e de negócios, as pequenas empresas estarão imersas em grandes desafios da indústria e em cocriação de tecnologia de ponta.

Leia mais

Limpa Mil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, assinaram um documento com 56 ações para o futuro do planeta, neste domingo (22). De acordo com a ONU, o documento foi adotado por consenso, com apenas sete países resistindo à aprovação do Pacto para o Futuro, entre eles a Rússia.

Entre as medidas previstas no pacto estão agir de forma ambiciosa, acelerada e justa para implementar a Agenda 2030 e atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, “não deixando ninguém para trás”. A erradicação da pobreza está colocada no centro desses esforços, segundo o Pacto.

Também estão previstos a erradicação da fome, a proteção de civis em conflitos armados, a busca por soluções pacíficas para conflitos, o combate a ilícitos transnacionais, o avanço no sentido de um mundo livre de armas nucleares, a proteção aos conhecimentos tradicionais e a transformação do sistema de governança global.

Leia mais

Limpa Mil

A campanha política em Currais Novos, cidade potiguar de 41 mil habitantes que fica a cerca de 180 km de Natal , promove uma prática inusitada há quase uma década. Os “santinhos”, um dos principais materiais de divulgação dos números de urna de candidatos a prefeito e vereador, viraram itens de colecionador para os moradores do município que preenchem uma espécie de “álbum de figurinhas”.

Iniciada em 2016, essa tradição caiu no gosto da população e chegou à 3ªedição neste ano de 2024, atraindo colecionadores aficionados.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O secretário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima, disse que há conotação política em parte dos incêndios florestais que ocorreram nos últimos dias na Amazônia.

Lima foi o entrevistado deste domingo (22) do Programa Natureza Viva, com apresentação da jornalista Mara Régia e produzido pela Rádio Nacional, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com o secretário, as queimadas na região neste ano foram agravadas por fenômenos climáticos atípicos e a ação criminosa de pessoas agindo com “conotação política”, em resposta às medidas adotadas pelo atual governo para combater o desmatamento ilegal no país.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Uma ação realizada neste sábado (21) recolheu pelo menos 230 quilos de lixo da praia de Maracajaú, em Maxaranguape, município do litoral Norte potiguar.

Ao todo, mais de 60 pessoas, todos voluntários, participaram da ação. Todo o material recolhido foi encaminhando para reciclagem.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Pacto para o Futuro, documento a ser assinado pelos líderes mundiais na cidade norte-americana, aponta uma direção a seguir, mas que falta “ambição e ousadia” para que a entidade consiga cumprir seu papel.

O presidente brasileiro discursou durante a Cúpula do Futuro, realizada neste domingo (22). Segundo ele, a crise da governança global requer transformações estruturais e citou os recentes conflitos armados existentes no mundo atualmente.

“A pandemia, os conflitos na Europa e no Oriente Médio, a corrida armamentista e a mudança do clima escancaram as limitações das instâncias multilaterais. A maioria dos órgãos carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir as suas decisões. A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade e o conselho econômico e social foi esvaziado”, disse Lula ao discursar na Cúpula do Futuro.

Leia mais

Construções Recreio

O candidato a vereador por Timbaúba dos Batistas (RN), Humberto Kafumbó 11888, continua fazendo uma campanha proposita, com propostas importantes, prestando contas e reiterando seu compromisso com o povo timbaubense.

Desde os 15 anos de idade, Humberto está na batalha, empreendendo, gerando emprego e renda pra população e o mais importante: viabilizando recursos e obras incansavelmente, mesmo sem nunca ter ocupado um cargo político, sem mandato.

Agora, como postulante a vereador de Timbaúba dos Batistas, Humberto Kafumbó, que está com Ivanildinho 11 e Lelé vice, vem se destacando e atraindo a simpatia dos eleitores, por meio daqueles que reconhecem seu trabalho. Inclusive, vale salientar que existem pessoas apostando opiniões na possibilidade de Humberto ser um dos mais votados da eleição proporcional no município.

Leia mais

Construções Recreio

Beatriz Haddad Maia teve um início ruim, mas conseguiu se recuperar e venceu a russa Daria Ksatkina, 13ª do ranking, por 2 sets a 1 (1/6, 6/4 e 6/1) na final do WTA 500 de Seul neste domingo para conquistar o primeiro título da temporada e o quarto da carreira.

A conquista confirma a boa fase da tenista brasileira de 28 anos Ela venceu 12 de suas últimas 14 partidas. Bia foi vice-campeã em Cleveland, chegou às quartas de final do US Open e agora é campeã do torneio sul-coreano. O título vai aproximá-la do top 10 do ranking mundial – atualmente ela ocupa a 17ª posição.

Foi a terceira vitória da brasileira em quatro confrontos com a Kasatkina, que era a mais bem colocada no ranking em Seul. A russa entrou em quadra determinada em repetir o triunfo do início do ano em Abu Dabi e começou a final de maneira dominante Precisou de apenas 26 minutos para fechar o primeiro set.

Leia mais

Seridó Cadeiras

No início do mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou a alteração de 53 locais de votação em dez municípios do estado, por questões relativas à segurança. A maioria dessas mudanças ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, mas há também modificações em Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Japeri, Itaguaí, Niterói, Itaboraí e Sapucaia. Em todo o estado, 171 mil eleitores foram afetados pelas alterações. A decisão, segundo o presidente do tribunal, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi motivada pelo fato de esses locais de votação estarem sujeitos a ações do crime organizado.

Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a infiltração de grupos criminosos na política é uma das grandes ameaças das eleições municipais não só no estado do Rio, mas no país como um todo. Para garantir que seus candidatos sejam eleitos, essas organizações podem recorrer a violências, ameaças e coação contra adversários e também contra eleitores.

“É um processo que vem acontecendo no Brasil faz tempo, mas que é relativamente novo nas grandes metrópoles: o crime organizado aprendeu a trabalhar de dentro do Estado. Nos rincões do Brasil, sobretudo no Norte do Brasil, isso é mais antigo: um crime organizado que elege políticos e interfere no processo eleitoral. No Rio de Janeiro, em São Paulo, ou em João Pessoa, isso é mais novo”, explica o doutor em Ciências Policiais e Segurança Pública Alan Fernandes, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Leia mais

Limpa Mil

A obra de engorda de Ponta Negra, em Natal, foi retomada neste sábado (22). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra). O reinício da obra acontece um dia após a publicação de decreto emergencial por conta do avanço do mar na área.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Segundo Carlson Gomes, titular da Seinfra, “a obra foi retomada dentro do decreto emergencial”. O secretário não informou se foi encontrada uma nova jazida para a obra e disse apenas que a prefeitura vai detalhar a situação nesta segunda-feira em uma entrevista coletiva.

Leia mais

Construções Recreio

Fisioterapeuta Kelly Gama atua com um tratamento chamado ‘Ressignificador’ para regular a dor; a psicóloga Clara Carvalho (acima) explica o papel das emoções | Foto: Adriano Abreu

A dor é uma experiência sensorial que costuma ser associada apenas a algum tipo de doença, transtorno ou ferimento. Mas sua extensão – e cura – podem ir além do físico. A medicina vem há algum tempo trabalhando uma nova perspectiva sobre o papel das emoções na forma como se percebe e se sente a dor crônica. Essa percepção mostra como uma série de fatores relacionados aos sentimentos, estados emocionais e posturas pessoais podem estender ou mesmo diminuir a dor, contribuindo para seu tratamento.

Outro fator que a fisioterapeuta cita está relacionado aos próprios pacientes que já têm uma tendência a experimentar mais dor. “São pessoas que possuem um estilo de vida problemático. Não dormem bem, não têm hábitos regulares de atividade física, tem alto nível de ansiedade e estresse, ou uma alimentação desregulada. Todos esses fatores fazem com que o indivíduo tenha um limiar de dor mais baixo, fazendo com que ele experimente mais a dor quando ela surge por algum motivo”, diz ela.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes