A noite deste domingo, 22 de setembro, foi marcada por uma grande movimentação política em Timbaúba dos Batistas.
A passeata e o comício do Trabalho, dos candidatos Ivanildinho e Lelé, juntamente com os candidatos a vereadores da chapa, reuniram centenas de pessoas nas ruas do município, em um evento considerado histórico pela grandiosidade.
A concentração teve início no final da tarde no conjunto habitacional da Rua Mãe Senastiana. Com o cair da noite, a multidão seguiu em uma grande passeata pelas ruas da cidade, culminando em um comício na Rua Manoel Batista Pereira.

A candidata à prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), reservou parte de sua agenda de campanha para participação na rodada de entrevistas promovida pela Inter TV Cabugi no RN1 com os candidatos ao executivo municipal.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Durante 30 minutos, a candidata respondeu os questionamentos dos apresentadores sobre a engorda da Praia de Ponta Negra, além da estrutura das orlas das praias urbanas da capital potiguar.

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2024. No Rio Grande do Norte, serão contemplados 4.166 contribuintes. O valor total do crédito no estado é de R$ 11,1 milhões. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário das restituições será realizado ao longo do dia 30 de setembro, no valor total de mais de R$ 1 bilhão para 511.025 contribuintes do País. Desse total, R$ 435 milhões referem-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos, 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 86.570 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
A fase não está nada boa para o Flamengo. Após nova derrota na temporada, desta vez por 3 a 2 para o Grêmio em Porto Alegre, pelo Brasileirão, a paciência da torcida parece ter chegado ao fim e os muros da Gávea, no Rio de Janeiro, amanheceram pichados com pedido de demissão do treinador e ameaçando os jogadores de “porrada.”
São três partidas seguidas sem vitórias, com empate cedido ao rival Vasco no fim, por 1 a 1, a derrota no Maracanã diante do Peñarol, por 1 a 0, na ida das quartas de final da Copa Libertadores, e o revés com reservas diante dos gaúchos.
Além dos resultados ruins, a revolta dos flamenguistas vem pelas apresentações ruins do grupo. Tite sabe que precisa dar uma resposta no Uruguai, quinta-feira, na volta contra o Peñarol, senão sua situação ficará insustentável.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu as investigações sobre a morte da adolescente Emilly Roniclesia Porto Félix, de 15 anos, ocorrida em julho do ano passado na cidade de Patu, no Oeste potiguar.
De acordo com as investigações, o autor da crime foi o cunhado da vítima, encontrado morto dias após o desaparecimento da jovem. O inquérito, concluído nesta segunda-feira (23), também descartou a participação de um segundo suspeito no crime.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O SENAI do Rio Grande do Norte anunciou, sexta-feira (20), o primeiro pacote de investidas da instituição para qualificar profissionais com foco em veículos elétricos.
Três cursos foram lançados oficialmente no estado, com início das aulas programado para diferentes datas, entre os meses de outubro e fevereiro de 2025.
As formações serão oferecidas nas áreas de “Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”, com 20 vagas, cada.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 2,96% para 3%. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (23), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.
A revisão para cima ocorre após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) do segundo trimestre do ano, que surpreendeu e subiu 1,4% em comparação ao primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.
Para 2025, a expectativa para o PIB permaneceu em 1,9. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

Natália Bonavides (PT) foi a primeira candidata à prefeitura de Natal a participar da rodada de entrevistas promovida pelo RN1, da Inter TV Cabugi. A entrevista nesta segunda-feira (20) foi conduzida pelos jornalistas Anna Alyne Cunha, apresentadora do RN1, Ayrton Freire, apresentador do Bom Dia RN, e Fernanda Zauli, coordenadora do g1 RN, no estúdio da Inter TV Cabugi, em Natal.
A candidata respondeu aos questionamentos dos entrevistadores e destacou propostas como a implantação da tarifa zero no transporte público de Natal (veja no vídeo acima).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O América oficializou, na manhã desta segunda-feira (23), o empréstimo dos meias Luan e Henrique e do atacante Fernando, para o Vasco da Gama/RJ, que tem o ex-executivo de futebol do alvirrubro, Marcelo Sant’Anna, como diretor de futebol.
Segundo o comunicado divulgado pelo clube, o contrato de empréstimo dos jogadores é válido por um ano, com opção de compra.
Henrique e Fernando foram destaques no elenco que disputou o Campeonato Potiguar Sub-20. O meia foi eleito o craque da competição, enquanto o atacante terminou como artilheiro da competição.

Professor Eron (PT) foi o primeiro candidato à prefeitura de Parnamirim a participar da rodada de entrevistas promovida pelo Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. A entrevista foi concedida nesta segunda-feira (23) aos jornalistas Ayrton Freire, apresentador do Bom Dia RN, e Igor Jácome, editor do g1 RN.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O g1 RN vai publicar as entrevistas concedidas pelos cinco candidatos à prefeitura de Parnamirim – Daniel Rizzi (Novo), Marciano Júnior (Avante), Professor Eron (PT), Professora Nilda (SD) e Salatiel (PL) – no Bom Dia RN. A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio com as equipes dos candidatos. Cada entrevista terá 30 minutos de duração.
O Cruzeiro agiu rápido e pouco tempo após anunciar a demissão de Fernando Seabra, oficializou o xará, Fernando Diniz, para a vaga de treinador, com contrato até o fim de 2025. O ex-comandante da seleção brasileira volta a trabalhar no clube de Belo horizonte após 20 anos.
Fernando Diniz, de 50 anos, defendeu as cores do Cruzeiro em 2004 por apenas oito jogos. E iniciará seu primeiro trabalho como treinador em Minas Gerais após passar por grandes clubes do País, casos de São Paulo, Santos, Vasco e Fluminense. No Cruzeiro, tentará se reerguer após passagem frustrante de apenas seis jogos no comando da seleção brasileira, com duas vitórias, um empate e três derrotas, todas nas Eliminatórias Sul-Americanas.
“Bem-vindo, Fernando Diniz. Fernando Diniz é o novo treinador do Cruzeiro!

Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e em meio a calor e fumaça –, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta em novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) para a importância de novos prefeitos e prefeitas investirem em medidas voltadas à resiliência climática e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No Brasil, 33 milhões de menores enfrentam pelo menos o dobro de dias quentes a cada ano, em comparação a seus avós.
![]()

![]()
Utilizando como base uma comparação entre as médias dos anos 1970 e de 2020-2024, a análise mostra a velocidade e a escala com que os dias extremamente quentes estão aumentando. Esses dias são aqueles em que se registram temperaturas acima de 35ºCelsius (ºC). No Brasil, a média de dias extremamente quentes passou de 4,9 ao ano na década de 1970 para 26,6 na década de 2020. A análise aponta, também, para o aumento das ondas de calor. Nesse caso, trata-se de períodos de 3 dias ou mais em que a temperatura máxima está mais de 10% maior do que a média local.
As crianças e os adolescentes são os que sentem, por mais tempo e com maior intensidade, impactos de ondas de calor, enchentes, secas, fumaças e outros eventos climáticos extremos. O estresse térmico no corpo, causado pela exposição ao calor extremo, ameaça a saúde e o bem-estar de crianças e mulheres grávidas. Níveis excessivos de estresse térmico, também, contribuem para a desnutrição infantil e doenças não transmissíveis que tornam as crianças mais vulneráveis a infecções que se espalham em altas temperaturas, como malária e dengue.
O Rio Grande do Norte é o estado do Brasil com a maior potência instalada na produção eólica até o primeiro semestre deste ano, com 9.914,54 MW. A capacidade o coloca como responsável por aproximadamente 32% de toda a energia eólica gerada no país. Já em relação à potência outorgada, o território potiguar ocupa a segunda posição, com 13.127,74 MW, perdendo apenas para a Bahia (19.901 MW). A potência instalada refere-se à capacidade máxima de geração de energia que uma usina pode atingir, considerando todos os seus equipamentos em funcionamento.
Os dados são do último balanço semestral sobre o setor energético do Rio Grande do Norte, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec/RN), e foram lançados no último dia 19 de setembro. Os dados apontam que, embora o número de empreendimentos eólicos que entraram em operação tenha sofrido retração de 15%¨no Estado, o início de funcionamento de usinas solares acelerou no comparado a anos anteriores.
Atualmente, segundo o levantamento, os empreendimentos eólicos em construção estão localizados nos municípios de Bodó, Lajes, Areia Branca, Pedra Preta, Santana do Matos, Caiçara do Rio do Vento e Currais Novos. Já os empreendimentos de fonte solar em construção estão localizados nos municípios de Açu e Santana do Matos.
A diretoria do Cruzeiro anunciou na manhã desta segunda-feira a demissão do técnico Fernando Seabra. O empate sem gols com o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, e o desempenho irregular do time no torneio, contribuíram para a queda do treinador. Nos últimos cinco jogos, a equipe sofreu duas derrotas, empatou duas vezes e venceu apenas o Atlético-GO
O anúncio do desligamento foi feito em postagem no Instagram. “O Cruzeiro comunica a saída de Fernando Seabra do comando técnico da equipe. Além do treinador, o auxiliar técnico Alvaro Martins também deixa o clube. Agradecemos pelo profissionalismo e dedicação e desejamos sucesso na sequência da trajetória dos profissionais.”
No clube há pouco mais de cinco meses, Seabra comandou o Cruzeiro em 36 partidas. Nesta passagem, ele conquistou 17 vitórias, sofreu dez derrotas e obteve nove empates. Os questionamentos sobre o trabalho do treinador aumentaram após a derrota para o time alternativo do São Paulo na rodada anterior, em Belo Horizonte. Diante desse cenário, o empate diante do Cuiabá selou a saída do comandante.
A nova jazida de areia usada pela Prefeitura de Natal na obra de engorda de Ponta Negra desde o último sábado (21) fica a 10 km da costa da capital praticamente em uma linha reta partindo do ponto da Via Costeira onde a obra foi iniciada. Veja a imagem acima.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
As informações estão no relatório técnico produzido por uma empresa contratada pela Funpec e incluído pela prefeitura da capital potiguar no processo de licenciamento da obra, ao qual o g1 teve acesso.
A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física saberão se acertaram as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao último dos cinco lotes de restituição de 2023, com a inclusão de cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão. Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Os residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho entraram na lista de prioridades. No mês passado, 47.238 contribuintes gaúchos receberam restituição, inclusive de exercícios anteriores.
A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (23) a parcela de setembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5.
![]()

![]()
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas, com o novo adicional, o valor médio do benefício sobe para R$ 684,27. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,71 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,14 bilhões.
Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
“A areia é excelente e compatível”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, após a retomada da obra de engorda da Praia de Ponta Negra no fim de semana.
A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais do secretário. A prefeitura não informou, até a última atualização desta reportagem, a origem do material que vem sendo usado no aterro da praia da Zona Sul da capital.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foto: Reprodução
Praias localizadas no município de Tibau do Sul, localizado no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, foram atingidas pelos efeitos da maré alta durante o fim de semana. Conforme informações confirmadas pela prefeitura do município nesta segunda-feira (23), o fenômeno causou diversos danos em estruturas comerciais como barracas, localizadas na faixa de areia. A Praia do Madeiro foi a mais atingida. Vídeos divulgados pelas redes sociais mostram o cenário causado pela força do mar. As imagens mostram barracas que foram completamente destruídas.
Dados da Defesa Civil do município apontam que a maré mais alta do ano ocorreu ainda na madrugada de quinta-feira (19). O transtorno persistiu durante a sexta-feira (20) e sábado (21).
Um velejador tcheco de 56 anos foi resgatado no último sábado (21) após ficar à deriva nas proximidades do Arquipélago São Pedro e São Paulo, localizado a cerca de mil quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte. O Arquipélago é o ponto brasileiro mais próximo da África.
Segundo a Marinha do Brasil, os militares receberam uma chamada de socorro por rádio realizada pelo veleiro polonês Naiara, que estava com dificuldades de manobra.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp