Em sabatina na CDL Natal, Paulinho Freire destacou o compromisso de trabalhar junto ao setor produtivo para o crescimento da capital | Foto: Alysson Tyrone
Na manhã desta segunda-feira (23), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal) deu início a uma série de encontros com os candidatos à prefeitura da capital potiguar, reunindo as principais lideranças empresariais da cidade para debater propostas e soluções voltadas ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do comércio local. O primeiro convidado a participar foi o candidato Paulinho Freire (União Brasil), que destacou o compromisso de trabalhar em parceria com o setor produtivo para alavancar o crescimento da capital potiguar.
Em pouco mais de uma hora, o deputado federal destacou novos investimentos para construção de uma rodovia para interligar as duas pontes da cidade, além de um plano para reurbanização de vias importantes da zona Norte, como Itapetinga, Senhor do Bonfim, Maranguape, Paulista e Pompeia. Paulinho Freire assumiu o compromisso de criar um grupo especializado em captação de recursos para projetos na área tecnológica e criação de centros de inovação na cidade. Durante discurso ao empresariado, Paulinho disse que pretende explorar as parcerias e alianças políticas para trazer recursos para Natal.

Foto: REUTERS/Leandro Bustamante Gomez
Os depósitos em moeda estrangeira da Argentina aumentaram em cerca de US$ 8 bilhões desde que o presidente Javier Milei assumiu o cargo em dezembro, impulsionados por uma série de medidas de austeridade pró-mercado e incentivos para atrair dólares de volta ao sistema financeiro.
Os dados mais recentes do banco central, disponíveis nesta segunda-feira (23), mostram que o total de depósitos em moeda estrangeira agora ultrapassa US$ 24 bilhões, em comparação com cerca de US$ 16,5 bilhões quando Milei assumiu o poder em meio a uma grande crise econômica.
Foto: Diogo Zacarias
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira (23) que a equipe econômica não abre mão da “compensação integral” da desoneração da folha de pagamento de empresas e municípios e sinalizou que o governo voltará ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso os valores esquecidos em contas bancárias não sejam considerados uma contrapartida válida
“Se isso não for entendido como compensação válida, será preciso voltar ao Supremo e dizer que ficou faltando parte da compensação. Simples assim. A gente nunca vai abrir mão da compensação da desoneração. Não vamos compensar R$ 8 bilhões a menos”, afirmou Durigan, durante a apresentação do mais recente relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas do governo. Ele não detalhou, porém, se, nesse caso, o governo enviaria uma nova medida ao Congresso nem que medida seria essa.
Foto: Agência Brasil
No segundo trimestre deste ano, o Brasil bateu recorde de profissionais públicos, com 12,65 milhões de pessoas trabalhando no setor. A cifra é impulsionada pela alta de contratações nos municípios e pelo número de servidores sem carteira assinada, que cresceu 58% na última década.
Em estados e no governo federal, o número de funcionários públicos se manteve estável. Para especialistas, o aumento nos municípios foi puxado pelas eleições, elevação da demanda na educação e na saúde e pelas chamadas “emendas Pix”, destinadas por parlamentares aos municípios.
Foto: Reprodução
A executiva municipal do PSDB rejeitou nesta segunda-feira (23), por unanimidade, pedidos de expulsão do candidato do partido à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena.
Ao todo, 42 filiados à legenda solicitaram a saída do apresentador com base no episódio da cadeirada contra o empresário Pablo Marçal.
O g1 RN dá continuidade nesta terça-feira (24) a uma série de reportagens, feita em parceria com o Bom Dia RN, sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal.
A equipe do g1 enviou quatro perguntas aos candidatos sobre variados temas. Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, em vídeo.
A segunda pergunta enviada aos 6 candidatos foi: Qual a sua proposta para resolver problemas do transporte público da cidade, como a idade da frota e redução de linhas?
A 62ª edição da Festa do Boi promete bater recordes e acumular melhorias para os visitantes. Com a previsão de movimentar mais de R$ 80 milhões na economia, o evento acontecerá entre os dias 11 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, e foi apresentado oficialmente ao setor produtivo nesta segunda-feira (23), com presença de apoiadores e o poder executivo do Rio Grande do Norte.
De acordo com Matheus França, presidente da Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (ANORC), a Festa do Boi é um grande fomentador para o setor potiguar e hoje se consolida como a maior feira de agropecuária do Nordeste. “Teremos quase todos os produtores, principalmente aqueles de genética, onde eles têm aqui uma vitrine de comercialização de seus animais. Embora o Rio Grande do Norte não seja um estado de expansão territorial tão grande, mas temos um rebanho de muita qualidade”, avalia.
A ideia de concepção da Festa do Boi é reunir as melhores espécies bovinas locais e nacionais, oferecendo aos pecuaristas do Estado oportunidades de negócios para melhoramento da qualidade genética dos rebanhos. Em 2023, foram aproximadamente R$ 74 milhões movimentados.
Apesar de toda euforia causada pela estreia de Memphis Depay durante a vitória sobre o Atlético-GO por 3 a 0, no último sábado, na Neo Química Arena, o Corinthians sofreu o seu primeiro susto com o holandês, que foi levado para uma clínica especializada em ortopedia, onde passou por exames que descartaram lesão no tornozelo esquerdo.
Depay vinha reclamando de dores no local desde aos 28 minutos do segundo tempo, quando foi atingido por Gonzalo Freitas. Ele torceu o pé e, depois, levou um pisão no local. No entanto, o resultado dos exames acabou sendo um alívio para a cúpula corintiana, que quer usar o entusiasmo causado pela chegada do jogador ao Brasil para impulsionar o time nesta reta final de temporada.
Como não teve lesão diagnosticada, Depay poderá ir a campo no duelo desta terça-feira, às 21h30, diante do Fortaleza, na Neo Química Arena, pela partida de volta da semifinal. A expectativa é que fique como opção no banco de reservas, até por não estar 100% fisicamente.
Foi iniciada a corrida para garantir uma vaga na divisão de elite do futebol potiguar. Após a realização da primeira rodada da Segunda Divisão, três clubes largaram na frente: UNIVAP, Quinho Futebol Clube (QFC) e Rio Grande, que venceram na estreia e iniciam a semana da segunda rodada com a satisfação de dever cumprido.
O QFC teve um compromisso difícil diante do Parnamirim, no estádio Barrettão, neste domingo. A vantagem de 2 x 0 foi conquistada com gols marcados no final da etapa inicial, com Ramon, aos 44 minutos, após cobrança de falta, e na reta final da partida, quando Ewerton Potiguar ampliou a diferença, garantindo os primeiros três pontos para a equipe, que é uma das estreantes na competição.
Outro clube administrado através de uma SAF e que também está estreando na Segundona este ano, o Rio Grande, venceu o Laguna pelo mesmo placar (2 a 0) no confronto realizado no estádio Nazarenão. Os gols foram marcados por Rafael, de pênalti, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Everton Jacaré, num belo chute de fora da área, aos 49 do segundo tempo.
Veja a agenda dos candidatos à Prefeitura de Natal para esta terça-feira (24):
Carlos Eduardo (PSD)
8h30- Bandeiraço 55 Capim Macio
10h- Gravação de programa eleitoral
15h- Bandeiraço 55 Potilândia
19h30- Encontro com amigos em Nossa Senhora da Apresentação
Heró (PRTB)
9h30- Reunião com lideranças Tarde– Praia do meio
18h30- Entrevista Nando Poeta (PSTU)
6h30- Panfletagem no Parque das Dunas
16h30 – Panfletagem no Conjunto Pajuçara

O Governo do Estado vai insistir na implementação do aumento da alíquota de ICMS de 18% para 20%, indica o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2025, que já tramita na Assembleia Legislativa, onde seguirá à deliberação na Comissão de Finanças e Fiscalizarão (CFF), que é composta, a maioria, por deputados da oposição. No fim do ano passado, a Assembleia rejeitou aumentar o imposto deste ano após o setor produtivo expor os prejuízos causados pela medida em 2023. Um estudo da Fecomércio-RN apontou, por exemplo, que elevar o ICMS causou uma forte redução na atividade varejista no ano passado.
Agovernadora Fátima Bezerra (PT) considera, na mensagem enviada à Casa Legislativa dia 13, que a apuração da arrecadação do ICMS com modal de 20%, condicionada à aprovação pelos deputados, a Casa Legislativa, como “crucial para que não só se cumpra a meta fixada para o resultado primário, como também para que não haja prejuízo na programação de despesas previstas no PLOA 2025 e no bem-estar social”. Apesar do argumento, até o fim de agosto, o Estado acumulou alta na arrecadação do ICMS em comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com o imposto menor em 2024.
A proposta orçamentária do Executivo estima as receitas dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social em R$ 23.076. 759. 000,00 para o exercício financeiro de 2025.
Na manhã desta segunda-feira (23), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal) deu início a uma série de encontros com os candidatos à prefeitura da capital potiguar, reunindo as principais lideranças empresariais da cidade para debater propostas e soluções voltadas ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do comércio local. O primeiro convidado a participar foi o candidato Paulinho Freire (União Brasil), que destacou o compromisso de trabalhar em parceria com o setor produtivo para alavancar o crescimento da capital potiguar.
Em pouco mais de uma hora, o deputado federal destacou novos investimentos para construção de uma rodovia para interligar as duas pontes da cidade, além de um plano para reurbanização de vias importantes da zona Norte, como Itapetinga, Senhor do Bonfim, Maranguape, Paulista e Pompeia. Paulinho Freire assumiu o compromisso de criar um grupo especializado em captação de recursos para projetos na área tecnológica e criação de centros de inovação na cidade. Durante discurso ao empresariado, Paulinho disse que pretende explorar as parcerias e alianças políticas para trazer recursos para Natal.
Ele destacou que as parcerias incluem o setor produtivo para alavancar o crescimento da capital potiguar e garantir mais oportunidades para a população. “Nós temos um compromisso não apenas com o empresariado, mas com toda Natal. Precisamos chegar aonde o Poder Público ainda não consegue, e, para isso, queremos contar com a colaboração dessas entidades. Nossa gestão será pautada pela busca por parcerias para qualificar a mão de obra local e, assim, preparar a população para as oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, afirmou o candidato.

A Sudene aprovou a liberação de R$ 149,62 milhões para a instalação de parques solares fotovoltaicos de geração de energia, de titularidade da EDP Renováveis Brasil S.A. e que serão instalados nos municípios de Pedro Avelino (que conta com dois projetos) e Jandaíra, ambos localizados no semiárido potiguar. O valor que corresponde à primeira parcela de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), mas a previsão de investimento total é de R$ 457,27 milhões. Há menos de um mês outros R$ 152 milhões já haviam sido liberados pela entidade para outros três empreendimentos.
Os recentes valores aprovados pela Sudene são para as unidades da Central Geradora Fotovoltaica Monte Verde Solar VI e V S.A. e corresponde à primeira parcela de financiamento do FDNE que vai destinar R$ 205,52 milhões, tendo o Banco do Brasil como agente operador.
As potências instalada e líquida das centrais geradoras serão, respectivamente, de 49.680 KW e 48.366,6 KW, com produção anual estimada de 116.000 Mwh. A unidade geradora de energia fotovoltaica contribuirá com a matriz energética brasileira na geração de energia limpa, aumentando a participação do estado na geração de energia fotovoltaica.
A política do RN ganhou uma reviravolta nas últimas horas e ao que parece a esquerda resolveu mesmo rifar a candidatura de Natália Bonavides com o objetivo de tentar chegar a Prefeitura de Natal em 2024 e ao governo e senado em 2026.
A estratégia de liberar os candidatos do MDB a apoiarem Carlos Eduardo não é por acaso e já se extende aos vereadores da REDE, que é um partido de esquerda com cargos do governo Lula no RN e totalmente alinhado a Fátima Bezerra.
O vereador Eribaldo Medeiros da REDE também abandonou Natália e partiu pra Carlos Eduardo.
O tribunal de Justiça de Pernambuco determinou na noite desta segunda-feira a soltura da advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra, que estava presa preventivamente. A decisão foi determinada pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4.ª Câmara Criminal de Recife.
Além de Deolane, o magistrado também pediu a soltura de Darwin Henrique da Silva Filho, CEO da casa de apostas Esportes da Sorte, e da mãe da influenciadora, Solange Bezerra.
Os três foram detidos no âmbito da âmbito da Operação Integration. No último dia 20, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) confirmou ter requerido a substituição das prisões dos investigados na Operação Integration por medidas cautelares até a realização de novas diligências.

A governadora Fátima Bezerra convidou, mas o presidente Lula não virá ao Rio Grande do Norte para acompanhar o lançamento de obras federais no Estado, que ocorre, na manhã desta terça-feira (24), em Macaíba e Natal.
Em resposta ao Oficio nº 273/2024-GE, protocolado dia 18, o diretor de Gestão Interna do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Paulo Cangussú André, informa que “pela natureza do assunto, a demanda foi enviada para análise” ao Gabinete Adjunto.
Já no ofício datado do dia 17, a governadora do Estado destacava “a grata satisfação de que o o Rio Grande do Norte foi contemplado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 244 projetos selecionados no Novo PAC Seleções, anunciados em 2023, além de outros investimentos estruturantes que visam o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte”.

O cantor Gusttavo Lima viajou para Miami, nos Estados Unidos, na madrugada desta segunda-feira, após aproveitar o Rock in Rio e se apresentar em Jaguariúna, no interior de São Paulo. Gusttavo viajou para encontrar sua esposa, Andressa Suita, e seus filhos, que já estavam em Miami. A viagem do cantor aconteceu horas antes da Justiça de Pernambuco emitir mandado de prisão contra o artista, dificultando assim a efetividade do mesmo.
O pedido de prisão ocorreu no âmbito da Operação Integration, comandada pela Polícia Civil de Pernambuco, que investiga lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais. Na mesma operação, foram presos a influenciadora digital Deolane Bezerra e o dono da bet Esportes da Sorte, Darwin Filho.
Além do pedido de prisão emitido nesta segunda-feira (23), Gusttavo também teve o passaporte e o certificado de registro de arma de fogo suspensos. A juíza Andrea Calado da Cruz ainda determinou o bloqueio de R$ 3,3 milhões das contas do cantor.
No último fim de semana, a paradisíaca praia de Barra do Cunhaú foi palco de um dos eventos mais aguardados do kitesurf: o Festival Kite Master. Reunindo atletas de diversos estados, o evento proporcionou momentos de muita adrenalina, manobras radicais e um clima de celebração que agitou o público presente.
Na categoria freestyle, que conta como a 2ª etapa do brasileiro da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), os cearenses dominaram o pódio. O grande vencedor foi Ismael Silva, após superar o pentacampeão mundial Carlos Mario “Bebê”, que é seu primo.
“Foi minha primeira vez competindo aqui no Rio Grande do Norte, eu vim com uma expectativa muito, e competi com meu primo Carlos Mario que é uma grande inspiração pra mim, a gente treina juntos. Eu estou muito feliz com esse resultado”, disse Ismael, que tem 17 anos.
Gusttavo Lima realizou um show no Jaguariúna Rodeo Festival, no interior de São Paulo no último final de semana. Depois, teve tempo de conferir o Rock in Rio e encontrar Roberto Medina, o criador do festival, nos bastidores. O cantor teve a prisão decretada pela Justiça em investigação sobre bets nesta segunda-feira, 23.
Ele se apresentou em Jaguariúna na madrugada de domingo, 22, e sua performance foi muito comentada nas redes sociais por conta da participação de Zezé di Camargo. A dupla de Luciano subiu ao palco embriagado e desafinou em algumas notas.
A intenção de Gusttavo Lima era surpreender os fãs com a participação especial. Em suas redes sociais, o artista agradeceu pelo público no rodeio. “Onde aperta para voltar, Jaguá? Que honra ter estado com vocês nesse momento de celebração. Vocês foram incríveis”, escreveu.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), disse que a retomada da obra da engorda de Ponta Negra com o uso de uma nova jazida de areia não gera a necessidade de que uma nova licença ambiental seja expedida.
A afirmação feita nesta segunda-feira (23) em uma coletiva de imprensa se baseia na publicação do decreto de situação de emergência na sexta-feira passada (20), pela prefeitura, por conta dos danos causados pelo avanço do mar em Ponta Negra.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp