Pela sétima vez neste ano, o Brasil está enfrentando uma onda de calor. O alerta, publicado pelo Climatempo, aponta um cenário extremamente seco e com umidade do ar muito baixa, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com uma média de 5ºC acima do normal.

Essa onda foi iniciada ainda na última segunda-feira (23) e se estende até a sexta-feira (27). No Nordeste, o Rio Grande do Norte será um dos estados com menos chance de impacto, mas isso não descarta as altas temperaturas dos próximos dias.

De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o estado já vem apresentando temperaturas acima de 38ºC, então quando a onda de calor começar a chegar na região já terá perdido as características iniciais. “Ela pode trazer consequências, mas eu não acredito que nós teremos ondas de calor como tivemos ano passado”, diz.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Com apenas três jogadores sob contrato e confirmados no grupo que iniciará a próxima temporada, o ABC, que já negociou e dispensou 12 atletas do elenco que encerrou sua participação na Série C, segue com as conversas para renovações contratuais. A situação com o zagueiro Richardson permanece indefinida, mas, em contrapartida, os casos do lateral-direito Matheus Rocha e do volante Walfrido caminham para um acordo entre as partes.

Com o intuito de deixar uma base para que o próximo presidente possa trabalhar e remontar o elenco abecedista, Bira Marques tem na mira nomes como Wallyson, os goleiros Pedro Paulo e Matheus Refundini, além de Paulo César, Adeílson, Lima, Manoel e Thurran.

Os jogadores que aceitarem a proposta de renovação por mais uma temporada irão se juntar ao trio formado pelos meio-campistas Daniel e Wellington Reis, além do lateral-esquerdo Lucas Sampaio, os que possuem contratos em vigor e certamente estarão no grupo que se apresentará para o trabalho em meados de novembro.

Leia mais

Limpa Mil

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança mostrou o momento em que um homem de 30 anos de idade agrediu a própria mãe, no meio da rua, com um pedaço de pau no bairro Morro Branco, na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu nesta terça-feira (24).

O homem foi detido em flagrante pela Polícia Militar e, em seguida, conduzido à delegacia. A vítima foi socorrida e, ajudada por poulares, foi levada para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, onde prestou depoimento à polícia. Até a atualização mais recente desta reportagem, ela seguia na unidade.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (foto), disse nesta terça-feira (24) que a volta temporária do uso da rede social X no Brasil, em 18 de setembro, está sob investigação para saber foi intencional ou decorrente de problema técnico.

“Estamos apurando se foi algo que foi provocado por eles [da rede X] ou se foi alguma falha técnica para poder ter certeza nos encaminhamentos a serem tomados [pelo Ministério das Comunicações].”

Juscelino Filho adiantou que, em caso de descumprimento deliberado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pasta pode entrar com processo para suspender a permissão de operação da empresa Starlink no Brasil, empresa provedora de internet de alta velocidade via satélites de de propriedade do bilionário Elon Musk, dono também da plataforma X. Moraes havia ordenado a suspensão da rede social no país.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A central Fabiana Claudino, de 39 anos, anunciou nesta terça-feira, o fim de seu ciclo nas quadras Bicampeã olímpica com a seleção brasileira de vôlei feminino, ela publicou um vídeo nas redes sociais no qual aparece lendo uma carta. Com narração feita pelo sogro Netinho de Paula, ela reviveu momentos marcantes de sua gloriosa trajetória.

Em sua conta no Instagram, a agora ex-jogadora fez uma postagem anunciando essa nova fase. “Minha despedida das quadras chegou e hoje é o dia de contar as novidades. E não para por aqui…”, relata o texto.

O vídeo, além de exaltar a sua trajetória como atleta, retrata também o seu momento familiar. “Você foi o presente divino para a sua mãe, o seu pai e para o seu irmão. Escolhi a sua família com todo o cuidado do mundo. Eles foram e serão o seu suporte”, diz parte do trecho da carta lida pela ex-atleta.

Leia mais

Construções Recreio

O Governo do Rio Grande do Norte vai se instalar em Mossoró durante os dias 26, 27 e 28 de setembro. A mudança de sede ocorre anualmente para prestigiar a história e cultura local, quando o município realiza a Festa da Liberdade, que ocorre na cidade para homenagear o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, cinco anos antes da Lei Áurea, a Resistência ao bando de Lampião e o 1º Voto Feminino.

A transferência da sede do Poder Executivo Estadual para Mossoró foi apreciada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24). Com agendas na região, a governadora Fátima Bezerra instala o Governo do Estado na reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na manhã da quinta-feira (26).

Ao longo de três dias, a governadora realizará ações de governo e irá vistoriar obras, ouvir a população e técnicos envolvidos, cumprindo agendas nas áreas de infraestrutura, educação, abastecimento e segurança pública.

Leia mais

Construções Recreio

O candidato a prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) participou na manhã desta terça-feira (24) de uma reunião promovida por professores e pesquisadores de escolas e universidades públicas e privadas da capital. O objetivo do encontro é receber contribuições para as áreas da saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento do plano de governo do candidato.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Entre as ideias apresentadas, o candidato disse que, caso seja eleito, deve estimular a prática de aulas do Ensino Fundamental com auxílio de inteligência artificial. Ele afirmou também que deve realizar um levantamento sobre a quantidade de servidores da educação disponíveis e a necessidade de educadores para atender as crianças atípicas.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O candidato à prefeitura de Natal Paulinho Freire (União Brasil) fez uma caravana nesta terça-feira (24) no cruzamento das Ruas Monte Rei e São Patrick, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Pessoas acompanharam a caravana de carro e a pé.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

No local da concentração, o candidato chegou acompanhado da companheira de chapa, a vice Joanna Guerra, e foi recebido pelos eleitores. Para o bairro Planalto, Paulinho disse que pretende construir um complexo esportivo estruturado com campo de futebol, arquibancadas, vestiários, espaços comuns de socialização e alimentação.

Leia mais

Construções Recreio

O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), revogou a prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (24).

O artista é um dos alvos da Operação Integration, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro que, segundo a investigação, movimenta grandes quantias através da exploração ilícita de jogos do bicho e de azar.

Nessa segunda-feira (23), a juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, havia determinado a prisão preventiva do cantor. Segundo a sentença, em 1º de julho, Gusttavo Lima adquiriu participação de 25% na empresa de apostas esportivas Vai de Bet, investigada pela Polícia Civil de Pernambuco na operação. A empresa do sertanejo é suspeita de ocultar valores oriundos de jogos ilegais.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A sede do governo do Rio Grande do Norte vai ser transferida temporariamente do Centro Administrativo, em Natal, para Mossoró, a segunda maior cidade potiguar, a partir da próxima quinta-feira (26) até o sábado (28).

A mudança de sede é uma tradição e acontece anualmente neste período. A sede vai ficar na reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Num processo judicial em que uma usuária do SUS move contra o município de Caicó, devido a um suposto erro médico e pela demora de dois anos que o Hospital do Seridó para apresentar o resultado de uma biópsia a cidadã cirurgida, o advogado Dr. Rômulo faz uma referência mui elogiosa aos renomados médicos caicoenses Drs. Sílvio Santos e José Fernandes. Veja abaixo.

O reconhecimento do valor profissional destes dois grandes nomes da medicina local pelo nobre advogado em uma peça jurídica depois deles terem sido ouvidos como testemunhas demonstra o respeito a história destes dois médicos e é um exemplo de urbanidade e consideração em público do respeitável advogado aos citados médicos, que se afastaram brevemente de suas atividades para colaborar com a justiça.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O prazo para resgatar “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber do Banco Central é 16 de outubro. Após esta data, o dinheiro poderá ser incorporado aos cofres do Tesouro Nacional, segundo reforçou o Ministério da Fazenda em nota ao Estadão.

Veja abaixo, em tópicos, o que você precisa saber sobre o “dinheiro esquecido”, inclusive como solicitar o resgate da quantia à qual você tem direito.

Como sacar o valor
O Banco Central alerta que o único site para a consulta dos valores a receber é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. É preciso acessar o site e clicar em “Consulte se tem valores a receber”. Insira os dados e clique em “Consultar”. Após a consulta mostrar que há valores a receber, o cidadão deverá clicar em “Acessar o SVR” e, se não houver fila de espera, ele será direcionado para a página de login gov.br. Veja o que será necessário para o acesso no caso de pessoas físicas e empresas:

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A Polícia Federal pediu para incluir o nome do cantor Gusttavo Lima na lista de difusão vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). Nesta terça-feira (24), ele já teve nome incluído na lista de procurados nos aeroportos brasileiros. As medidas estão relacionadas ao mandado de prisão preventiva, emitido nessa segunda-feira (23) pela Justiça de Pernambuco, em investigação sobre esquema de lavagem de dinheiro oriundo de jogos ilegais.

As autoridades suspeitam que o artista esteja atualmente em Orlando, nos Estados Unidos, e esperam que ele se apresente voluntariamente nos próximos dias. Apesar da notificação à Interpol, o nome de Gusttavo Lima ainda não foi inserido na lista de difusão da organização, um procedimento que requer uma ordem judicial específica.

O mandado de prisão foi assinado pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, em resposta ao pedido da Polícia Civil de Pernambuco. As investigações estão relacionadas a um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de apostas.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Com o objetivo de tornar Pau dos Ferros uma referência no Estado dentro do segmento do Turismo Religioso, Leonardo Rêgo (PP) reservou uma parte especial do seu Plano de Governo para um conjunto de propostas voltadas ao setor. A fé, a vocação e os valores cristãos da população pauferrense será valorizada em sua futura administração.

Leonardo Rêgo e seu candidato a vice-prefeito Davi garantiram a conclusão do Complexo Turístico Serrote do Jatobá, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Município. “Essa é uma ação estratégica para a cidade. Vamos finalizar esse importante equipamento turístico e religioso, que promete modificar a realidade de Pau dos Ferros. Será mais um importante atrativo para diversificar o turismo e impulsionar nossa economia”, destaca o líder da coligação “Pra Cuidar do Povo”.

O respeito e apoio às tradições religiosas serão uma marca da futura gestão de Leonardo. Também fazem parte de suas propostas o fechamento de parcerias com a Igreja Católica para as festividades de Nossa Senhora da Conceição e com as igrejas evangélicas para o Dia do Evangélico. As outras religiões também terão espaço no calendário oficial de Pau dos Ferros: “Vamos valorizar todas as tradições, promovendo diálogo, respeito e união entre a nossa população”, afirma Leonardo.

Leia mais

Construções Recreio

A obra da engorda de Ponta Negra foi retomada no sábado passado (21) após mais de duas semanas de paralisação – e quase dois meses após emissão da licença ambiental que autorizava a instalação e operação.

Por conta das pausas e retornos da obra, além do impasse envolvendo as licenças ambientais nos últimos meses, e dos problemas com as jazidas, o g1 RN e a Inter TV elaboraram uma linha do tempo para ser possível entender os principais passos recentes no processo da engorda (veja a linha do tempo completa mais abaixo).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O ano de 2028 está na mira do escritor e jornalista Ullisses Campbell. Em agosto, está prevista a libertação do motoboy Francisco de Assis Pereira que, conhecido por Maníaco do Parque, foi condenado à prisão pela morte de sete mulheres – apesar de ele ter confessado o assassinato de nove – e pelo estupro de mais uma dezena. Sua pena chegou a 268 anos, mas, na época (1998), a legislação brasileira não permitia que uma pessoa passasse mais que 30 anos na cadeia. “Sua soltura pode ser um risco para a sociedade porque ele já admitiu que mataria novamente”, conta Campbell que, depois de pesquisar durante dois anos, concluiu Francisco de Assis, O Maníaco do Parque, livro que acaba de ser lançado pela editora Matrix.

A obra despertou muita curiosidade durante a Bienal do Livro de São Paulo, encerrada em 15 de setembro. Lá, além das sessões de autógrafos, Campbell era reconhecido pelos leitores enquanto circulava pela feira. A biografia não autorizada também logo figurou nas listas dos mais vendidos na categoria de não ficção. O interesse deverá crescer com o lançamento do filme Maníaco do Parque, com Silvero Pereira trazendo uma impressionante caracterização do assassino. O longa do Prime Video, com direção de Maurício Eça, estará no Festival do Rio em 12 de outubro e chegará à plataforma de streaming no dia 18.

“O fascínio das pessoas é o mesmo que me convenceu a escrever o livro: o fato de Francisco ser um serial killer”, observa o escritor que, com a obra, inicia a Trilogia Homens Assassinos – o próximo vai detalhar a história de Marcelo Costa de Andrade, conhecido como Vampiro de Niterói, acusado de ter matado 14 meninos nas redondezas de Itaboraí, próximo a Niterói, no Rio de Janeiro, entre abril e dezembro de 1991. A alcunha nasceu a partir de um crime hediondo, em que bebeu o sangue de um garoto de 11 anos enquanto o estuprava, e depois quebrou seu pescoço. O terceiro biografado ainda não foi definido. “Só adianto que será sobre alguém que tenha sido condenado, que é minha regra.”

Leia mais

Limpa Mil

A Operação Integration foi deflagrada em 4 de setembro pela Polícia Civil de Pernambuco para combater um suposto esquema de lavagem de dinheiro que, segundo a investigação, movimenta grandes quantias através da exploração ilícita de jogos do bicho e de azar. A operação não teve as bets como alvo, mas a lavagem de dinheiro de atividades ilícitas, como o jogo do bicho.

O cantor Gusttavo Lima é suspeito de envolvimento em lavagem de dinheiro. A defesa do sertanejo informou que vai entrar com habeas corpus contra a prisão preventiva e disse que a decisão não tem “fundamentos legais”.

Veja outros citados na Operação Integration:

Leia mais

Construções Recreio

O Ministério do Esporte reajustou os valores da Bolsa Pódio, seguindo a atualização feita na Bolsa Atleta, em julho. De acordo com a Portaria nº 88, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, o governo federal pagará até R$ 16.629 (antes era de R$ 15 mil) aos atletas de alto rendimento do Brasil.

A Bolsa Pódio é concedida aos esportistas do mais alto nível do País, que costumam brilhar nas grandes competições, como Olimpíada, Paralimpíada e Mundiais. Com o ajuste, os valores a serem pagos aos atletas são de R$ 5.543, para aqueles que figuram do 17º aos 20º lugar no ranking mundial de sua modalidade; R$ 8.869, para esportistas que aparecem no 9º ao 16º do ranking; R$ 12.195 (4º a 8º); e R$ 16.629 (1º a 3º lugares).

Atletas como a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Bia Souza, ambas campeãs olímpicas nos Jogos de Paris-2024, vão passar a receber o valor de R$ 16.629 mensais.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Petrobras não vai antecipar alterações nos preços dos combustíveis, apesar da redução da cotação internacional do petróleo, disse nesta terça-feira (24), Claudio Romeo Schlosser, diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da companhia, ressaltando que o objetivo fundamental da estatal é blindar o mercado interno da volatilidade internacional, o que vem sendo conseguido, segundo ele.

“O reajuste de combustíveis não depende só da cotação do petróleo”, destacou, em entrevista coletiva durante o evento Rio Oil & Gas (ROG-e), no centro do Rio. “A nossa estratégia comercial leva em consideração, efetivamente, os nossos ativos, a nossa logística, que nós consideramos dentro da nossa análise. E, também, levamos em consideração as cotações internacionais”, explicou. “Tudo isso a gente coteja com a nossa estratégia e o market share, que nós também temos interesse, e nós dosamos isso.”

A Petrobras abandonou a política de paridade de preços com a importação (PPI) em maio do ano passado e utiliza uma estratégia comercial que permite passar períodos sem reajuste e não ter prejuízo com isso.

Leia mais

Construções Recreio

Rafael Motta (Avante) foi o segundo candidato à prefeitura de Natal a participar da rodada de entrevistas promovida pelo RN1, da Inter TV Cabugi. A entrevista nesta terça-feira (24) foi conduzida pelos jornalistas Anna Alyne Cunha, apresentadora do RN1, Ayrton Freire, apresentador do Bom Dia RN, e Fernanda Zauli, coordenadora do g1 RN, no estúdio da Inter TV Cabugi, em Natal.

O candidato respondeu aos questionamentos dos entrevistadores e destacou propostas como o estabelecimento de parceria com a iniciativa privada para criar vagas em creches de Natal (veja no vídeo acima).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras