Duas pessoas foram presas pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (25) durante uma operação nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes. Uma das prisões ocorreu em Natal e a outra em Mossoró, no Oeste potiguar.
Segundo a PF, a Operação Terabyte busca identificar e prender em todo o país, criminosos responsáveis por armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. A operação também conta com a participação das unidades especializadas das Polícias Civis.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de Forças Federais para o município de João Dias, no Alto Oeste potiguar, nas eleições municipais do dia 6 de outubro.
O reforço de segurança foi autorizado após o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil) e do pai dele, Sandi Oliveira, no dia 27 de agosto. Marcelo concorria à reeleição.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.
Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições.

Parte dos recursos dos programas sociais está indo parar nas casas de apostas. Segundo nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC), os beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets (empresas de apostas eletrônicas) via Pix em agosto.
O levantamento foi feito a pedido do senador Omar Aziz (PSD-AM), que pretende pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) que entre com ações judiciais para retirar do ar as páginas das casas de apostas na internet até que elas sejam regulamentadas pelo governo federal.
Segundo a análise técnica do BC, cerca de 5 milhões de beneficiários de um total aproximado de 20 milhões fizeram apostas via Pix. O gasto médio ficou em R$ 100. Dos 5 milhões de apostadores, 70% são chefes de família e enviaram, apenas em agosto, R$ 2 bilhões às bets (67% do total de R$ 3 bilhões).
O candidato à vereador em Caicó (RN) pelo partido Republicanos, Almir Filho 10123, vem ganhando a simpatia dos cidadãos caicoenses durante a campanha eleitoral.
No último final de semana, Almir Filho, que já esteve vereador em Caicó, realizou uma grande mobilização política, marcada pela presença de correligionários, apoiadores e também do deputado Adjuto Dias, que destacou sua candidatura.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) decide nesta quarta-feira (25) se abre uma representação para apurar se o governo Lula atropelou as recomendações dos comitês internos e o conselho de administração da Petrobras para nomear conselheiros dois secretários do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre os quais havia vedação por conflito de interesse “permanente” entre o governo federal, acionista controlador, e a petroleira.
É o que aponta uma auditoria sigilosa da unidade especializada em petróleo, gás natural e mineração (AudPetróleo), que passou um pente-fino nas nomeações para a alta cúpula da Petrobras nos primeiros meses do governo Lula e sob a gestão de Jean Paul Prates.
Uma lancha naufragou na tarde desta terça-feira (24) durante um passeio aos parrachos Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. Segundo a Marinha do Brasil, havia 12 ocupantes na embarcação e todos foram resgatados com vida.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou ao g1 que a embarcação realizava passeios de forma clandestina nos parrachos de Rio do Fogo, no momento do acidente.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Foto: PCRN
Na manhã desta terça-feira (24), uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), e a Receita Federal, resultou na detenção de três suspeitos de envolvimento com o contrabando de cigarros. A operação ocorreu no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, e também resultou na apreensão de uma grande carga de cigarros contrabandeados.
O material apreendido foi encaminhado para perícia. Os três suspeitos foram detidos e conduzidos à Polícia Federal. O objetivo da ação é desarticular possíveis organizações criminosas envolvidas com o comércio ilegal de cigarros na região.
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
As ocorrências de incêndios em áreas de mata apresentaram um aumento de 10,2% no Rio Grande do Norte de janeiro a setembro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, foram 807 ocorrências neste ano contra 732 em 2023, segundo dados do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBM-RN).
O CBM disse ainda que os meses de julho, agosto e setembro foram os meses de maior incidência recente em relação ao mesmo período do ano passado, sendo julho com aumento de 63%, agosto com 37%, e setembro com 46%, respectivamente. Os números brutos não foram divulgados.
Foto: Reprodução
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido uma porta de entrada para diversas universidades estrangeiras – não só em Portugal. É mais uma oportunidade para estudantes que desejam cursar o ensino superior fora do país.
Além das 35 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem, instituições dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também entraram nesse movimento.
O presidente Lula (PT) levou mais de 100 pessoas, entre autoridades e assessores, para Nova York (EUA), para acompanhá-lo na 79ª reunião da Assembleia-Geral da ONU. As informações foram reunidas pelo Estadão usando dados do Diário Oficial da União (DOU) e do Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação. O número é parcial e não inclui, por exemplo, a Embratur – o presidente da entidade, Marcelo Freixo, também está na cidade americana, acompanhado de mais dois assessores.
Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência confirmou as informações e disse que os gastos só serão informados ao fim da viagem. Já o Gabinete de Segurança Institucional disse que viagens como esta demandam “um constante trabalho de análise e gestão de riscos”, e que não comentará os custos envolvidos”.
Lula embarcou de Brasília para Nova York na manhã de sábado (21), a bordo do avião presidencial brasileiro. O petista estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e do assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim; além da primeira-dama Janja. Além de Marina, também foram a Nova York os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Vinícius Marques de Carvalho (CGU).
O Corinthians venceu e convenceu. Depois de ganhar o confronto de ida, o time alvinegro atropelou o Fortaleza, levando a melhor por 3 a 0 nesta terça-feira, na Neo Química Arena, com direito a assistência do astro holandês Memphis Depay. O resultado coloca a equipe do Parque São Jorge na semifinal da Copa Sul-Americana, aguardando por Racing ou Athletico-PR, e dá moral para o clássico com o São Paulo.
O clássico com o São Paulo pela 28ª rodada do Brasileirão está marcado para domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília – o Morumbi irá receber shows do cantor Bruno Mars. O time do Parque São Jorge está na 17ª colocação, com 28 pontos. Um resultado positivo na capital federal pode tirar o time do Z-4 já na próxima rodada, caso Criciúma e Vitória tropecem.
Resta ao Fortaleza, atual vice-campeão da Sul-Americana, seguir firme na briga pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro O tricolor cearense faz ótima campanha e ocupa a terceira posição, com 52 pontos, a quatro do líder Botafogo. O próximo compromisso da equipe será no domingo, às 16h, contra o Cuiabá, no Castelão.
O deputado estadual José Dias (PSDB) antecipou críticas à intenção do Governo do Estado de reajustar em 2% a alíquota do ICMS, conforme mensagem enviada dia 13 à Casa Legislativa, em que o Orçamento Geral do Estado para 2025 é estimado com base numa cobrança de 20%. “Nós já derrotamos isso há dois anos”, diz o parlamentar, que defende a manutenção da alíquota de 18%.
“Eu não acredito que a Assembleia não tenha a noção de que a população não quer e não pode pagar esse aumento de alíquota”, continuou Dias, que observou: “Eu não vou nem citar aqui a teoria econômica, mas os casos, quem for pesquisar, verá que quando se aumenta a alíquota dos impostos, há uma tendência, absolutamente natural, de aumentar a sonegação”.
José Dias também afirmou que com aumentos de impostos tem-se uma sonegação fiscal maior e, por consequência, diminuição da arrecadação bruta. “E com um aumento violento da injustiça social, porque aqueles que são mais conscientes ou então vão para o sacrifício, pagam, os outros não pagam. Então, essas são as consequências drásticas”.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), através do Parlamento Empreendedor, realizou, na manhã desta terça-feira (24), a segunda sabatina com os candidatos à Prefeitura da capital. Com a presença de Rafael Motta (Avante), a diretoria da CDL e representantes da Fecomércio, AEBA, ASCERN e Viva o Centro, discutiram propostas para o plano de governo municipal com foco no desenvolvimento do comércio, negócios, geração de emprego e renda, além de assuntos envolvendo saúde, mobilidade e inclusão.
Durante a introdução da sabatina, José Lucena, presidente da CDL Natal, afirma que a intenção desse diálogo surge para ajudar a desenvolver um conjunto de necessidades apresentadas pelo setor para elaboração do plano e, futuramente, serem aplicadas dentro do executivo. “Natal ficou para trás e a gente tem que, de alguma forma, recuperar esse tempo perdido. Estamos trazendo todos para que a gente possa escutar as propostas e tentar ajudar de alguma forma”, explica.
Dentro das necessidades do setor, um dos assuntos com maior tempo de discussão durante a sabatina foi o comércio da Cidade Alta. De acordo com a CDL e Fecomércio, a principal proposta para fomentar o aumento de número de visitantes no bairro está na implementação de prédios residenciais no bairro da Ribeira. “O comerciário ele passa duas horas para ir e duas horas para voltar do trabalho, então como está a qualidade de vida desse colaborador? A gente tem que se preocupar com isso”, afirma José Lucena.
Na próxima sexta-feira (27), o evento “Empreendedor do Futuro: A Nova Era da Inteligência Artificial” será uma das atrações do Festival Literário de Natal (Flin), com o objetivo de capacitar jovens entre 16 e 26 anos para o mercado de trabalho digital. A ação ao ar livre visa conectar estudantes com as oportunidades oferecidas pela Inteligência Artificial (IA) no mundo do trabalho. A iniciativa ocorrerá na Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal, a partir das 15h, e as inscrições gratuitas já estão abertas no site da Escola de Leads.
Alberto Kastro, idealizador do evento, diz que o encontro é uma oportunidade de aprender sobre uso prático da IA, habilidades em social media, tráfego pago, marketing digital e mentalidade empreendedora. “É muito comum que alguns empresários entrem em contato comigo, pedindo indicação de pessoas capacitadas nessas novas ferramentas para trabalhar, então é uma demanda do mercado”, diz Kastro, fundador da Escola de Leads e especialista em IA aplicada ao mercado.
Além da palestra, o evento marcará o lançamento do livro digital “Fim do Trabalho: A Nova Era da Inteligência Artificial”, escrito por Alberto Kastro e Tiago Lucena, cofundador da Escola de Leads e especialista em Marketing Digital e Inovação. “Sabemos que várias empresas vão mudar; não vão sumir, mas vão deixar de existir da forma como as conhecemos hoje. É um momento disruptivo, muito mais rápido do que a gente já viveu no passado. Precisamos estar atentos”, alerta Kastro.
Pela sétima vez neste ano, o Brasil está enfrentando uma onda de calor. O alerta, publicado pelo Climatempo, aponta um cenário extremamente seco e com umidade do ar muito baixa, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com uma média de 5ºC acima do normal.
Essa onda foi iniciada ainda na última segunda-feira (23) e se estende até a sexta-feira (27). No Nordeste, o Rio Grande do Norte será um dos estados com menos chance de impacto, mas isso não descarta as altas temperaturas dos próximos dias.
De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o estado já vem apresentando temperaturas acima de 38ºC, então quando a onda de calor começar a chegar na região já terá perdido as características iniciais. “Ela pode trazer consequências, mas eu não acredito que nós teremos ondas de calor como tivemos ano passado”, diz.
Com apenas três jogadores sob contrato e confirmados no grupo que iniciará a próxima temporada, o ABC, que já negociou e dispensou 12 atletas do elenco que encerrou sua participação na Série C, segue com as conversas para renovações contratuais. A situação com o zagueiro Richardson permanece indefinida, mas, em contrapartida, os casos do lateral-direito Matheus Rocha e do volante Walfrido caminham para um acordo entre as partes.
Com o intuito de deixar uma base para que o próximo presidente possa trabalhar e remontar o elenco abecedista, Bira Marques tem na mira nomes como Wallyson, os goleiros Pedro Paulo e Matheus Refundini, além de Paulo César, Adeílson, Lima, Manoel e Thurran.
Os jogadores que aceitarem a proposta de renovação por mais uma temporada irão se juntar ao trio formado pelos meio-campistas Daniel e Wellington Reis, além do lateral-esquerdo Lucas Sampaio, os que possuem contratos em vigor e certamente estarão no grupo que se apresentará para o trabalho em meados de novembro.
Um vídeo registrado por uma câmera de segurança mostrou o momento em que um homem de 30 anos de idade agrediu a própria mãe, no meio da rua, com um pedaço de pau no bairro Morro Branco, na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu nesta terça-feira (24).
O homem foi detido em flagrante pela Polícia Militar e, em seguida, conduzido à delegacia. A vítima foi socorrida e, ajudada por poulares, foi levada para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, onde prestou depoimento à polícia. Até a atualização mais recente desta reportagem, ela seguia na unidade.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (foto), disse nesta terça-feira (24) que a volta temporária do uso da rede social X no Brasil, em 18 de setembro, está sob investigação para saber foi intencional ou decorrente de problema técnico.
“Estamos apurando se foi algo que foi provocado por eles [da rede X] ou se foi alguma falha técnica para poder ter certeza nos encaminhamentos a serem tomados [pelo Ministério das Comunicações].”
Juscelino Filho adiantou que, em caso de descumprimento deliberado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pasta pode entrar com processo para suspender a permissão de operação da empresa Starlink no Brasil, empresa provedora de internet de alta velocidade via satélites de de propriedade do bilionário Elon Musk, dono também da plataforma X. Moraes havia ordenado a suspensão da rede social no país.
A central Fabiana Claudino, de 39 anos, anunciou nesta terça-feira, o fim de seu ciclo nas quadras Bicampeã olímpica com a seleção brasileira de vôlei feminino, ela publicou um vídeo nas redes sociais no qual aparece lendo uma carta. Com narração feita pelo sogro Netinho de Paula, ela reviveu momentos marcantes de sua gloriosa trajetória.
Em sua conta no Instagram, a agora ex-jogadora fez uma postagem anunciando essa nova fase. “Minha despedida das quadras chegou e hoje é o dia de contar as novidades. E não para por aqui…”, relata o texto.
O vídeo, além de exaltar a sua trajetória como atleta, retrata também o seu momento familiar. “Você foi o presente divino para a sua mãe, o seu pai e para o seu irmão. Escolhi a sua família com todo o cuidado do mundo. Eles foram e serão o seu suporte”, diz parte do trecho da carta lida pela ex-atleta.