A importação e distribuição de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez – por empresas de procedência desconhecida no Brasil levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir a venda dos dois produtos no país.
![]()

![]()
A resolução nº 3.508, de 20 de setembro, foi publicada ontem (24) no Diário Oficial da União, e trouxe também a suspensão da comercialização de um lote de coco ralado da marca Coco & Cia.
A proibição da fabricação, da propaganda e do uso dos azeites ocorreu porque os produtos foram importados por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), portanto, desconhecidas no país. De acordo com a Anvisa, a falta de identificação não permite garantir a segurança e a qualidade dos produtos.
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde.
![]()

![]()
Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.
Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado.

A campanha de Natália Bonavides está divulgando que a obra do Complexo Viário da Urbana, inaugurada ontem (25), pelo Prefeito Álvaro Dias é uma obra do Governo do PT.
Isso é Fake News!
A Obra do Complexo da Urbana, da Felizardo Moura e da BR-226 foram executadas com recursos da Prefeitura de Natal, através de operação de crédito e não tem nenhum real do Governo do PT.
Dois caminhões colidiram e por pouco não tiveram as cargas roubadas na manhã desta quinta-feira (26) no Acesso Sul ao Aeroporto de Natal. Um dos veículos tombou, após o impacto.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, um dos veículos tentou fazer uma conversão proibida, o que provocou o acidente. Ninguém ficou ferido.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foto: Anderson Régis
A situação de emergência decretada pela Prefeitura do Natal nas praias de Ponta Negra e Via Costeira vai muito além da obra de engorda, que, graças à medida, pode ter continuidade. Com a previsão de novos picos de marés, é iminente o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hotéis, passeio público, sistema de drenagem e o Morro do Careca, com acidentes fatais e danos ambientais.
Quem explica é o secretário municipal de meio ambiente e urbanismo, Thiago Mesquita, que enfatizou o fato de que, prosseguir com a engorda da praia, sem o licenciamento do Idema para a nova jazida, é uma consequência desses fatos, visto que a obra é apontada como solução para a erosão costeira e está amparada pela lei que prevê situações emergenciais.
Foto: Reprodução
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump negou que tenha enviado uma carta a Pablo Marçal por conta da cadeirada que o candidato a prefeito de São Paulo levou durante um debate eleitoral. O desmentido ocorre após Marçal dizer que recebeu uma carta do político norte-americano, alvo de um atentado a tiros, em tom solidário.
A negativa de Donald Trump foi enviada em resposta à coluna por meio de seu porta-voz e conselheiro sênior na campanha deste ano à Casa Branca. “O presidente Trump não enviou nenhuma carta do tipo”, afirmou, categoricamente, Jason Miller. [“President Trump has not sent any such letter”.]
Deyverson já foi herói de título da Libertadores com o Palmeiras e agora se consagra ao levar o Atlético-MG para a semifinal da competição intercontinental. O atacante entrou no fim do primeiro tempo diante do atual campeão Fluminense, nesta quarta-feira, por causa de lesão de Bernard, anotou os dois gols do triunfo por 2 a 0 e saiu de campo ovacionado na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Em jogo no qual foi superior o tempo todo, perdeu pênalti, carimbou a trave e viu Fábio realizar grandes defesas, o Atlético-MG derruba o atual campeão com gol já no fim e de um herói improvável.
Deyverson vinha atuando pouco no Atlético-MG. E sem aproveitar as oportunidades. No fim de semana, desperdiçou uma penalidade no começo diante do Red Bull Bragantino e pediu desculpas à torcida. Mas se redimiu naquela vitória por 3 a 0 ao deixar sua marca. Nesta quarta, mostrou que não veste a camisa 9 à toa, ao deixar sua marca duas vezes e mostrar porque é ídolo por onde passa, não apenas pela reverência, mas também por gols importantes e decisivos.
O São Paulo sofreu a segunda eliminação em setembro após empatar por 1 a 1 com o Botafogo e perder nos pênaltis pela Libertadores, nesta quarta-feira, no MorumBIS. Os botafoguenses voltaram a dominar os são-paulinos, como foi no empate por 0 a 0 no Rio. O time de Luis Zubeldía conseguiu reagir na segunda etapa, com Calleri, mas o argentino e Nestor perderam as cobranças nas penalidades.
Os cariocas agora esperam quem passar entre Penãrol e Flamengo, nesta quinta-feira, em confronto no qual os uruguaios têm vantagem de um gol. Na outra semifinal, jogam River Plate e Atlético-MG, que eliminaram Colo-Colo e Fluminense, respectivamente. O Botafogo retorna a uma semifinal do torneio continental após 51 anos.
Com a eliminação, resta apenas o Brasileirão para o São Paulo. O time, que foi eliminado na Copa do Brasil pelo Atlético-MG, joga no domingo clássico contra o Corinthians, no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h, pela 28ª rodada do Brasileirão. No mesmo estádio, mas no sábado, às 21h, o Botafogo manda seu jogo contra o Grêmio.
Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a operação “Mercado de Dados” contra três servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) investigados pela venda de dados de brasileiros. Um hacker também é alvo da PF.
Os policiais saíram às ruas para cumprir 29 mandados de busca e 18 mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Paraná, Bahia e no Distrito Federal.
As vias principais da BR-101, no viaduto do Gancho de Igapó, em Natal, serão interditadas no fim de semana para manutenção nas juntas de dilatação das lajes, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
De acordo com o órgão, serão realizados “serviços de manutenção periódica, preventiva, visando a garantia da segurança estrutural e operacional do equipamento e avaliação dos dispositivos empregados”.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O g1 RN dá continuidade nesta quinta-feira (26) a uma série de reportagens, feita em parceria com o Bom Dia RN, sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal.
A equipe do g1 enviou quatro perguntas aos candidatos sobre variados temas. Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, em vídeo.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O fim de semana em Natal tem festival de trap com Filipe Ret e Kayblack, espetáculos com as atrizes Vera Holtz e Arlete Salles, o musical “A Mostrada” na Casa da Ribeira, além do show de Áureo Deni no Malca Club.
O Teatro Riachuelo recebe ainda a dupla Patati e Patatá, o espetáculo Whitney Forever e o aniversário de Waldonys, com participações de Dorgival Dantas e Eliane. Em Macaíba, no sábado (28), tem o projeto Forró & Arrocha, com Natanzinho Lima, Heitor Costa, Eric Land e Rey Vaqueiro.
O g1 reuniu algumas das opções de eventos que acontecem entre esta quinta-feira (26) e a próxima quarta-feira (2), véspera de feriado no Rio Grande do Norte. Veja abaixo:

Descentralizar os processos ambientais no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) é uma das alternativas mais viáveis para garantir agilidade na liberação de licenciamentos. É o que aponta a proposta que o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiern), Roberto Serquiz, entregou à governadora Fátima Bezerra, na segunda-feira (23). As alterações visam adequar o marco legal do meio ambiente do RN às necessidades do desenvolvimento sustentável e equilibrar o crescimento econômico com proteção ambiental. A intenção é tornar a legislação estadual coerente com o Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2159/2021), que tramita no Senado.
“Essas mudanças vão desburocratizar e trarão um novo momento para o licenciamento ambiental do Rio Grande do Norte. A descentralização vai descongestionar e deixar o Idema cuidar dos grandes investimentos. O que tiver impacto local, fica com os municípios”, disse o presidente da Fiern.
A entidade ouviu sindicatos filiados e municípios e organizou as sugestões em três eixos principais: alterações à lei estadual 272/2004 para adequá-la ao PL 2159/2021; autonomia do Idema focado no tripé licenciar, monitorar e fiscalizar; e descentralização do licenciamento para os consórcios dos municípios, atrelado a mudanças que tratam da Resolução 04/2011 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema) referente às atividades de impacto local para licenciamento por municípios.
As empresas beneficiadas pelo Proedi geram pelo menos 46.784 empregos, representando 56% dos postos de trabalhos formais na indústria do Rio Grande do Norte, que somam quase 83 mil vagas. Também houve um aumento de 156,5% na quantidade de empresas beneficiadas, passando de 115 no primeiro ano do programa, em 2019, para 295 em julho de 2024. Esses números demonstram a importância do programa para estimular o desenvolvimento industrial no RN na geração de empregos no setor.
Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim Proedi, publicado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024. O documento informa ainda a geração de empregos do Proedi por setores: na indústria alimentícia, 14.917; na têxtil, 12.403; na de transformação, 5.358; e na química e bioquímica, 4.570.
Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo Proedi. O boletim, elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Industrial da Sedec, mostra que a adesão das empresas tem crescido desde a instituição do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN. Em 2019, o programa contava com a participação de 115 empresas. “Esse número refletia o início da implementação de um regime de incentivos fiscais voltado para o fortalecimento da indústria local, oferecendo isenções e reduções tributárias em troca de contrapartidas em geração de empregos, investimentos e desenvolvimento tecnológico”, observa a publicação.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso foi condenada judicialmente a implementar 17 medidas para dar destinação aos resíduos sólidos e uso adequação ao lixão aberto em terreno particular sem autorização de sua proprietária. Para o caso de descumprimento da sentença de primeira instância, que transitou em julgado em 30 de agosto, foi fixada uma multa no valor de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil, a ser suportada pelo prefeito José Renato Teixeira de Souza, a ser destinada ao Fundo Estadual de Proteção aos Direitos Difusos e Coletivo, “devendo tal fato ser comunicado ao Ministério Público para que apure eventual prática de improbidade consistente no descumprimento de decisão judicial”.
Para o candidato a prefeito Caio Fernandes (PL), “é inadmissível que o terceiro destino turístico mais importante do Estado e que, ironicamente, possui certificação de turismo sustentável pela “Green Destinations”, mantenha um lixão a céu aberto, colocando em risco a saúde da população e cometendo um crime ambiental grave”.
Fernandes considera que São Miguel do Gostoso possui condições reais de ser um exemplo de sustentabilidade, “a partir de uma boa gestão de resíduos e o retorno da associação dos catadores, que a prefeitura deixou de apoiar e que foi extinta durante a pandemia, por falta de recursos para se manter”.
Em 4 de setembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte publicou a certidão de transitado em julgado, em face da preclusão do prazo legal sem interposição de recursos, o que motivou a remessa dos autos para o juízo de origem, a Comarca de Touros. “A meu ver a providência somente é cabível, em sentido inverso, quando a demanda de interesse público não obtêm sucesso”, decidiu, já em junho, a desembargadora Berenice Capuxu, que atuou como relatora dos autos na segunda instância.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa aprovou, por unanimidade, o envio de apoio da Força Federal para a garantia da segurança no 1º turno das eleições municipais de 2024 – marcado para 6 de outubro. A decisão foi dada na análise de 53 processos que versam sobre requisição de Força Federal em localidades de 12 estados brasileiros. Uma delas é o município de João Dias, onde o prefeito Marcelo Oliveira, candidato à reeleição, foi morto a tiros no último dia 27 de agosto.
Estão disputando o pleito em João Dias: Damária Jácome – vice-prefeita de João Dias em 2020, mas teve seu mandato cassado pelo Tribunal de Justiça do Estado – pela coligação “Para João Dias voltar a sorrir”, Fatinha de Marcelo – esposa do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, assassinado em agosto -, pelo União Brasil e a aposentada, Irenilda Fernandes, pelo MDB. João Dias (RN) é uma cidade do Alto Oeste, localizada a cerca de 365 quilômetros de Natal (RN).
Além da cidade potiguar, os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em localidades do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Tocantins, inclusive nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA).
Nesta quarta-feira (25), a candidata à prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), foi a convidada da série de reuniões promovidas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal) com os candidatos que disputam o cargo. Durante o encontro que contou com a presença das principais lideranças empresariais da cidade, Natália apresentou propostas para o comércio e turismo da capital potiguar e destacou a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico como uma de suas prioridades, caso seja eleita.
Durante a sabatina, Bonavides ressaltou que Natal é “uma das poucas capitais” que não possui uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, o que, segundo ela, prejudica o crescimento da cidade e a atração de investimentos. “Sou a única candidata que traz essa proposta no plano de governo. Quando a gente observa as capitais que estão crescendo e se desenvolvendo mais, vemos o papel ativo das prefeituras através de uma secretaria voltada para atrair investimentos de infraestrutura e fazer as articulações políticas necessárias para que oportunidades venham para cá”, afirmou.
Bonavides apontou que, atualmente, empreendedores que desejam abrir um negócio em Natal enfrentam dificuldades devido à burocracia. “Hoje, quem quer empreender precisa peregrinar por diversas secretarias. Uma demora muito grande para obter licenças e autorizações. Com a criação dessa secretaria, poderíamos ter um atendimento específico para quem quer empreender, concentrando tudo em um só local e facilitando o processo para aqueles que desejam investir na nossa cidade”, explicou.
Perto de completar dois meses da eliminação na segunda fase da Série D, registrada em 4 de agosto diante do Retrô, a SAF do América, que já dispensou 14 membros do grupo que encerrou de forma precoce a temporada do clube, voltou a adotar um silêncio profundo em relação aos planos para a próxima temporada.
O novo executivo de futebol, que, segundo o CEO da SAF, Pedro Weber, será o responsável por gerir a pasta esportiva por completo em 2025, ainda não foi anunciado. Sem essa peça, considerada fundamental para a engrenagem do clube funcionar, o torcedor começa a demonstrar sinais de preocupação e incerteza com a proximidade do mês de novembro.
Afinal, conforme Weber, o profissional será o encarregado de contratar o novo treinador, definir a linha de trabalho e também formar do novo elenco.
A Junta Eleitoral do ABC publicou um ato normativo definindo o dia 24 de novembro como a data da eleição do novo presidente do clube. O período para inscrição de chapas ocorrerá de 17 a 23 de outubro. O calendário eleitoral, para os interessados na presidência, começará a contar a partir do próximo dia 4, quando se encerra o prazo para que os sócios inadimplentes regularizem suas situações para terem direito a voto e de serem votados.
O presidente da Junta Eleitoral do ABC, Juliano Messias Fonseca, planeja divulgar a primeira relação de sócios aptos a votar no dia 8 de outubro. No dia seguinte, será aberto o prazo para interposição de recursos, que se encerra no dia 10.
Os candidatos à presidência só saberão a quantidade de votos que precisarão conquistar no dia 14 de outubro, quando será publicada a relação final do eleitorado alvinegro.
O ato normativo esclarece que, “para fins eleitorais, nos termos do artigo 74 do Estatuto do ABC Futebol Clube, estão aptos a votar os sócios das categorias II (Patrimonial), III (Mais Querido) e IV (Contribuinte) como especificado no artigo 73, sendo igualmente reconhecido, pelo artigo 85, inciso V, o direito dos sócios integrantes dessas mesmas categorias, de votar e ser votado, observando-se as condições estabelecidas no Estatuto do ABC.”
Em busca de uma vaga na final do Campeonato Potiguar de Futsal, o América entra em quadra nesta sexta-feira (27) para enfrentar o time do Apodi, às 20h30, no ginásio Nélio Dias, em Natal, na partida de volta das semifinais. No jogo de ida, fora de casa, o alvirrubro venceu o Apodi por 2 a 1. Para este jogo, o torcedor americano pode garantir ingresso a partir de R$ 5.
Na partida de ida, o alvirrubro venceu o Apodi com gols de Betinho e Anderson Tangará, enquanto Pequinês descontou o marcador. Para o jogo de volta, em razão da vitória fora de casa, o América possui a vantagem do empate para garantir a vaga na final. Em caso de vitória do Apodi, a decisão será na prorrogação.
“A gente vem com uma vantagem importante, temos dois resultados que poderão nos dar a classificação e mentalmente isso é importante para o grupo. Vai ser um grande jogo, mas acreditamos que, com o apoio da nossa torcida, podemos conquistar essa vaga na final”, afirmou Leonardo Lópes, treinador do América.
