A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 27, para negar os recursos do X (antigo Twitter) e de Bruno Aiub, o “Monark”, e manter o perfil do influenciador no site bloqueado. O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Alexandre de Moraes votou para manter a suspensão determinada por ele próprio em junho de 2023. Naquela ocasião, Moraes decidiu que os perfis de Monark no X e em demais plataformas fossem suspensos, pelo descumprimento de decisões judiciais anteriores que proibiam o influenciador de manter perfis nas redes sociais.
Nesta sexta-feira, em plenário virtual, Moraes considerou que Monark demonstrou desrespeito à Justiça ao desrespeitar as decisões anteriores e continuar a propagar ataques contra o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contestar, sem apresentar provas, a lisura do pleito de 2022.
Dois homens foram presos nesta quinta-feira (26) no Rio Grande do Norte, dentro de uma operação contra fraudes em concursos públicos no Ceará. Outros 23 mandados foram cumpridos em Fortaleza e em cidades do interior do estado vizinho.
A ação foi comandada no RN pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em apoio à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), dentro da 11ª fase da “Operação Demote”.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Um motociclista morreu na manhã desta sexta-feira (28), após bater em um caminhão na BR-226 perto da entrada para o bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.
O acidente aconteceu por volta das 7h50 na altura do quilômetro 4 da rodovia federal.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

A Prefeitura de Natal isolou a área de praia no entorno do Morro do Careca, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal, desde esta quinta-feira (6). Segundo a Defesa Civil do município, a ação é necessária por causa do risco de colapso da estrutura.
Cones e fitas zebradas foram colocadas na faixa de areia próxima do último bar e restaurante antes de chegar ao morro. Operários também começaram a implantar sacos de areia na base do morro, para tentar diminuir o impacto das ondas na maré alta e o aumento da erosão.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Na última terça-feira (24), diretor já tinha alertado sobre a situação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré, em Parnamirim, chegou ao nível máximo de capacidade de internação, com 34 pacientes distribuídos nas salas e corredores da Unidade nesta sexta-feira (27). De acordo com o diretor do local, Henrique Costa, o cenário é motivado pela falta de regulação do Governo do Estado para encaminhar os pacientes para os hospitais de referência estadual. Com a capacidade atingida, os novos pacientes que precisam de internação passaram a ser transferidos para o Hospital Márcio Marinho na noite dessa quinta-feira (26).
Na noite da última quinta-feira (26), uma nota assinada por Henrique Costa e outros representantes da UPA Maria Nazaré foi encaminhada à Secretaria de Saúde Municipal e a Coordenação do Samu Metropolitano informando um cenário de superlotação na Unidade e cobrando medidas eficazes para resolver a situação. Ainda na terça-feira (25), no entanto, ele já vinha alertando sobre a situação.

O ex-atacante Reinaldo, campeão mundial pelo Flamengo em 1981, faleceu na noite dessa quinta-feira (26) em Parnamirim, na Grande Natal. Aos 70 anos, o ex-jogador, que também passou pela história do América-RN e ABC, sofreu um infarto e não resistiu.
Somado ao Mundial de Clubes, Reinaldo conquistou com o Flamengo o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores de 1981, além do título do Campeonato Brasileiro de 1982.
Reinaldo Francisco de Oliveira começou sua trajetória no Potiguar Esporte Clube, de Parnamirim, e logo se transferiu para o América-RN, onde foi campeão potiguar em 1974 e 1975. Sua veia goleadora o levou ao rival ABC, pelo qual voltou a levantar a taça estadual em 1976.
A indústria do Rio Grande do Norte já recebeu R$ 247,1 milhões em financiamentos ligados ao Plano Mais Produção. Ao todo, 264 projetos de indústrias foram aprovados no estado, do ano passado até o último mês de agosto, segundo o painel do programa divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O plano tem o objetivo de viabilizar o financiamento da Nova Indústria Brasil, uma política lançada pelo governo federal que pretende impulsionar o desenvolvimento por meio da retomada industrial, na próxima década.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foto: Jader Souza/AL Roraima
A Amazônia já superou neste ano a mesma quantidade de queimadas registrada em todo o ano de 2023. Até a última quarta-feira (25/9), foram registrados 102.993 focos de calor no bioma. Em todo o ano de 2023, houve 98.646 queimadas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Seguindo a curva da média histórica, este mês de setembro já é o com mais queimadas no ano também. Até quinta, foram 39.804 focos de calor, número acima da média histórica de 32,2 mil para o mês. O recorde anual aconteceu em 2004, quando o fogo foi identificado 218.637 vezes. As queimadas são monitoradas pelo Inpe desde junho de 1998.

Foto: Edu Andrade/MF
O aumento dos gastos públicos e dos juros básicos acenderam um sinal de alerta sobre um crescimento mais rápido da dívida pública. Para especialistas, chama a atenção a expansão de iniciativas bancadas com recursos fora do cálculo do teto de despesas, como é o caso do combate aos incêndios pelo país, dos precatórios(dívidas judiciais) e do crédito subsidiado.
Mesmo que o governo cumpra as metas do arcabouço fiscal, algo que já era objeto de descrença, o entendimento é que pode não ser suficiente para pôr a dívida pública em trajetória sustentável nos próximos anos, ainda mais com juros maiores. Na semana passada, o Banco Central (BC) elevou a taxa Selic de 10,5% ao ano para 10,75%.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Para retomar os serviços no Brasil, o X, antigo Twitter, terá de bloquear as contas de dez pessoas na rede social. Na lista de nomes — enviada em forma de determinação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) —, consta, por exemplo, os nomes do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e do blogueiro Allan do Santos. A rede social está fora do ar em todo território brasileiro desde 30 de agosto, em virtude de uma série de descumprimentos de ordens judiciais e por não indicar um representante legal no Brasil.
Além de Do Val e de Allan do Santos, estão na lista os blogueiros Oswaldo Eustáquio, Josias Pereira Lima, Ed Raposo, Cláudio Luz, Paulo Figueiredo; a filha de Eustáquio, que é uma adolescente de 16 anos; Paola da Silva, mulher do ex-deputado Daniel Silveira; e Sérgio Fischer, que, conforme a Suprema Corte, reverberava ataques de Do Val de ameaças de morte ao delegado da Polícia Federal, Fábio Shor.
Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), por unanimidade, aprovou nesta quinta-feira (26) o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições municipais em São Gonçalo do Amarante. A decisão foi tomada após o aumento de episódios de violência política no município, incluindo um atentado a tiros contra Berg Guajá, irmão de um candidato a vereador e apoiador da coligação “São Gonçalo Melhor e Mais Feliz”. O ataque, que chocou a população da cidade, foi um dos fatores decisivos para a aprovação do pedido.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Brasil lidera o ranking global de focos de incêndio no mês de setembro. De acordo com dados do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1º e 25 de setembro, foram registrados 77,3 mil incêndios em todo o território nacional, o que representa 31% do total mundial. Isso significa uma média de 3 mil incêndios por dia no país. Diante da crise de queimadas, o governo articula medidas para combater e prevenir os incêndios.

Campeão mundial pelo Flamengo em 1981, o ex-atacante Reinaldo morreu na noite desta quinta-feira, em Parnamirim, na Grande Natal. Com o nome também cravado na história de América-RN e ABC, ele tinha 70 anos e não resistiu a um infarto.
No Flamengo, ainda conquistou os títulos do Carioca e da Copa Libertadores de 1981, além do Brasileiro de 1982.
Reinaldo Francisco de Oliveira iniciou a carreira no Potiguar Esporte Clube, de Parnamirim, e logo se transferiu para o América-RN, sendo campeão potiguar em 1974 e 1975. Goleador, foi contratado pelo rival ABC e mais uma vez levantou a taça do estadual em 1976.

Os advogados que representam a empresa X no Brasil informaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que cumpriram todas as ordens de bloqueio de contas na plataforma determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Essa é uma das condições impostas por Moraes para que o funcionamento da plataforma, suspensa desde o fim de agosto, seja restabelecido no país.
Além disso, a empresa precisou comprovar a indicação de um representante legal e pagar multas. Agora, o ministro analisará os documentos apresentados pela defesa.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) votou a criticar, nas redes sociais, a postura a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), de tentar equilibrar as contas públicas com aumento de impostos. “O assalto em andamento é o governo roubar com a caneta e tem deputado que vai ser cúmplice”, acusou o parlamentar, a respeito da intenção do Executivo em reenviar, ainda deste ano, proposta de reajuste de 18% para 20% da alíquota de ICMS para votação. na Assembleia Legislativa.
Styvenson Valentim disse que a governadora do Estado “insiste em meter a mão no bolso” do contribuinte sob alegação de que o governo enfrenta dificuldades financeiras, ao contrário de outros estados, como a Paraíba, que não enfrenta queda de arrecadação por ter uma alíquota de 20% do ICMS.
“A gente está levando pau se comparar com outros estados, porque não fez o trabalho que deveria fazer, há muito tempo atrás”, afirmou Valentim, que acrescentou: “Não carrego essa culpa, estou há cinco anos na politica, porque dona Fátima está a mais de 30 anos, é culpada e agora quer tirar essa culpa, metendo a não no teu bolso o preço da incompetência”.
De janeiro a agosto de 2024, os turistas estrangeiros incrementaram a economia brasileira com mais de R$ 26,2 bilhões. O valor é o maior dos últimos 29 anos para o período e é 9% maior do que o registrado nos oito primeiros meses de 2023. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Somente em agosto, os “gringos” injetaram mais de R$ 3 bilhões no Brasil.
O ministro do Turismo, Celso Sabino enfatiza que o governo está empenhado em atrair mais visitantes internacionais, trabalhando na conectividade aérea e também na infraestrutura turística dos destinos. “O crescimento desse valor também se deve ao fortalecimento de ações de promoção internacional. Temos trabalhado para mostrar, cada vez mais ao mundo, que o Brasil é um país seguro e que reúne belezas naturais, cultura e gastronomia em um só lugar”, comentou.
“Esse é o retorno mais importante do trabalho que realizamos, é dinheiro de fora que entra na economia do Brasil direto no bolso da população brasileira. Dentre as atividades econômicas que trazem divisas internacionais para nosso país, o turismo é a que mais repercute na vida das pessoas, 95% dos negócios são pequenas empresas, é emprego e renda na veia da economia dos municípios grandes e pequenos, em todo o país”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O crescimento exponencial do mercado de apostas esportivas no Brasil pode elevar o nível de endividamento da população. Segundo uma pesquisa realizada pela fintech Klavi, 30% dos brasileiros com contas em bancos já buscaram empréstimos nos últimos 12 meses para financiar apostas em ‘bets’. Procurados, os representantes das empresas não responderam ao pedido de entrevista.
A empresa analisou o comportamento de crédito de 5 mil clientes de todo o território nacional para entender como o público gastava em sites de apostas e jogos de azar via aplicativos. A companhia usou seu banco de dados e informações obtidas por meio do Open Finance para compilar as informações de forma anônima. Ela verificou o extrato dos correntistas, separou os demais gastos e comparando com os pagamentos feitos a CNPJs vinculados a empresas de apostas.
O levantamento mostra um perfil de aposta variável por indivíduo. Dos correntistas que fizeram empréstimos para custear os jogos, o gasto médio por apostador foi de R$ 1.113,09. Porém, em alguns casos, os valores são maiores. Para 5% das pessoas que realizaram apostas, os valores gastos com as bets foram em torno de R$ 4 mil, enquanto em casos mais extremados, há casos de apostadores contumazes que chegam a desembolsar valores acima de R$ 50 mil nas apostas, antes de recorrerem aos empréstimos bancários.
O líder Botafogo recebe o Grêmio neste sábado, 28/9, pelo Brasileiro Série A 2024, na noite deste sábado, às 21h, no Nílton Santos, em confronto válido pela 28ª rodada do Brasileiro Série A 2024. O Alvinegro carioca segue na liderança, com 56 pontos, e o tricolor gaúcho, com 31, se manteve em 14º, a três de distância para a zona de rebaixamento.
O Botafogo entra ainda mais fortalecido após classificação histórica às semifinais da Libertadores após 51 anos de espera. O Glorioso tem o retorno de Marlon Freitas, um dos líderes do elenco em campo, além do talento de Almada, decisivo contra o São Paulo. Luiz Henrique, substituído após se sentir mal, é dúvida e pode dar lugar a Matheus Martins.
O lateral Marçal ainda é dúvida para o jogo contra o Grêmio, após sentir um desconforto muscular no último fim de semana. O jogador será reavaliado nas próximas 48 horas. Já Tiquinho Soares, em fase final de recuperação, segue como incógnita para o confronto de sábado, mas pode ser uma opção.
A Fifa iniciou nesta quarta-feira a vistoria das 12 cidades-sedes que disputam o direito de realizar as partidas da Copa do Mundo feminina no Brasil, marcada para 2027. A visitas vão até o dia 11 de outubro. De acordo com a organização, as candidatas serão anunciadas no início do ano que vem. Natal está na agenda para o dia 9 de outubro e a Casa de Apostas Arena das Dunas será vistoriada.
O Maracanã foi o primeiro estádio da lista a ser inspecionado pela equipe técnica da entidade. A ideia é analisar a infraestrutura das praças esportivas e identificar as áreas que precisem ser aprimoradas ou modernizadas para atender os requisitos de organização da Copa do Mundo Feminina.
Além dos estádios, a equipe técnica vai avaliar questões como transporte, aeroportos, infraestrutura técnica e aspectos como venda de ingressos e hospitalidade.
Uma pesquisa realizada pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) identificou 455 casos de violência contra lideranças políticas do Brasil de janeiro a 16 de setembro deste ano. Os dados foram divulgados pela GloboNews.
São Paulo é o Estado com maior número de casos, com 29, seguido por Rio de Janeiro, com 20 e o Piauí, com 14 registros. Os Estados do Ceará e Bahia tem 13 casos cada e a Paraíba tem 12.
À medida que o pleito se aproxima, os casos de violência identificados pela pesquisa aumentam. Entre janeiro e março foram registradas 68 denúncias. No segundo trimestre, de maio a junho, foram 155 casos e no último trimestre o número aumentou para 232.
