O Seminário Internacional sobre Regulação do Uso da Força para discutir o tema na perspectiva da América Latina, reuniu especialistas de todo o mundo em Brasília, no dia 19 de setembro.
O ponto central foi a revisão e o aprimoramento do texto da Portaria nº 4.226/2010, que regulamenta o uso da força nas abordagens dos agentes.
A iniciativa faz parte do programa de inovação organizacional em segurança pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa fortalecer as capacidades institucionais, promovendo a profissionalização do setor.
Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, a atualização da portaria sobre o uso da força dos agentes está sendo feita de forma conjunta com os estados e não apenas pelo MJSP.
A ideia do governo Lula de revisar normas de abordagem das Policias Civil e Militar em operações de segurança pública no país, passou por críticas do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “O PT segue a sua sina, um desejo insaciável de abrigar a bandidagem, de transformar o Brasil no paraíso da bandidagem. A cada dia, uma nova iniciativa, sempre contra os operadores de segurança pública e sempre a favor da bandidagem”, a atacou.
Na opinião do deputado Coronel Azevedo alterações nas normas de segurança para atividade da Policia é um retrocesso em “um país em que se está usando drone com granadas para serem lançadas, as facções criminosas estão usando técnicas utilizadas na guerra da Ucrânia, com a Rússia, usando drone e explosivo”.
“Aqui as facções estão armadas com fuzis, quase que diariamente há notícias de policiais assassinados por bandidos em todo o Brasil, parece até que está em defesa do seu eleitorado porque nas últimas eleições nas urnas instaladas dentro dos presídios, mais de 80% da bandidagem, presos provisórios votaram no PT, não só aqui no Rio Grande do Norte, em todo o Brasil”, declarou.
Azevedo citou que o jornal “Estadão” que o governo Lula vai editar nova regra sobre abordagens policiais a suspeitos, uso de armas e algemas, impondo novas diretrizes para o uso da força e que terão que ser seguidas pelas polícias militar e civil de todo o país.
Bruno Vital
Repórter
O Rio Grande do Norte tem 73,3 mil empresas inadimplentes com cerca de 490 mil dívidas negativadas, que somadas chegam a R$ 1,51 bilhão. O número representa 28,2% de todas as empresas potiguares e está abaixo da média nacional (30,8%) e regional do Nordeste (31%). As informações constam em um levantamento do Serasa Experian, com dados até o último mês de julho. A série histórica, monitorada pela datatech, com início em 2019, mostra que o endividamento de empresas no Rio Grande do Norte avançou 21,3% em cinco anos, no intervalo de julho de 2019 a julho de 2024.
Considerando o percentual de endividamento na região, o RN ocupa uma posição intermediária, atrás do Ceará (25,8%), Paraíba (25,8%) e Piauí, que tem a menor taxa de endividamento (23,5%). A maior taxa da região é de Alagoas, com 42,4% das empresas com dívidas negativadas. “A inadimplência subiu ao longo dos últimos anos em todos os estados, alguns mais outros menos, mas tivemos esse crescimento. Acho que podemos dizer que o comportamento do RN foi ‘menos pior’, porque cresceu também, mas cresceu abaixo da média nacional”, comenta Luiz Rabi, economista-chefe do Serasa Experian.

Ícaro Carvalho
Repórter
Margareth Grilo
Editora de Economia
Combater o desperdício e levar comida para a mesa de quem mais necessita. Em atividade há 20 anos no Rio Grande do Norte, o programa Mesa Brasil Sesc atingiu a marca de 25,2 milhões de quilos (25,2 mil toneladas) de alimentos arrecadados e repassados a instituições espalhadas em várias cidades do Estado. Mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-RN), o programa já beneficiou diretamente 3,2 milhões de pessoas no RN.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu pelo menos três avisos para diversas regiões do país que devem sofrer com ondas de calor e baixa umidade ao longo deste fim de semana.
O primeiro aviso, de onda de calor com grau de severidade classificado como “grande perigo”, permanece em vigor ao longo de todo este sábado (28). Segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar até 5 graus Celsius (°C) mais altas nas seguintes regiões: centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Central Mineira, sul goiano, sul/sudoeste de Minas, Belo Horizonte, noroeste goiano, Ribeirão Preto, oeste de Minas, noroeste de Minas, norte de Minas, Distrito Federal, extremo oeste Baiano, Jequitinhonha e norte goiano.
O segundo aviso, de baixa umidade com grau de severidade classificado como “perigo”, segue em vigor até as 19h. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas seguintes regiões: leste goiano, oriental do Tocantins, norte goiano, sul maranhense, ocidental do Tocantins, extremo oeste baiano, noroeste de Minas, sudoeste piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, centro goiano, norte de Minas, Distrito Federal, centro sul baiano, centro norte baiano, noroeste goiano e sul goiano. Há risco de incêndios florestais e riscos à saúde, incluindo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O América garantiu à classificação para a final do Campeonato Potiguar de 2025. Na noite desta sexta-feira (27), o alvirrubro venceu o Apodi por 1 a 0, no jogo de volta das semifinais, e se tornou finalista do estadual. Dedê marcou o gol do jogo.
No agregado, a vitória desta sexta-feira se soma ao resultado positivo conquistado pelo América no jogo de ida, em Apodi, ao vencer o adversário por 2 a 1.
Com a classificação, o América preencheu o calendário de 2025 com vagas na Taça Brasil, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União uma resolução que prorroga a proibição da fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e do uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.
Em nota, a Agência informou que a nova resolução foi editada diante do término da vigência da medida cautelar publicada junho e que já proibia os produtos. À época, a decisão foi adotada após a morte de um jovem de 27 anos em São Paulo por complicações provocadas por um peeling de fenol.
“O caso específico do fenol continua sendo avaliado e investigado pela Anvisa, que analisa as evidências científicas disponíveis e as informações encaminhadas por entidades de classe e associações da área de saúde, em resposta às diligências realizadas pela Agência. Contudo, como esse trabalho ainda está em andamento, foi necessária a publicação da medida preventiva.”
O Google limitará a partir de segunda-feira (30), os anúncios de jogos virtuais das empresas de apostas online, as chamadas bets. Com a mudança, apenas as empresas registradas no Ministério da Fazenda poderão fazer anúncios, segundo a atualização da Política de Jogos de Azar do Google Ads, publicada pela companhia em seu site.
“Para veicular anúncios de serviços de apostas esportivas online ou jogos de azar online após 30 de setembro de 2024, os anunciantes devem demonstrar que solicitaram autorização do Ministério da Fazenda do Brasil para operar esses serviços”, afirma a empresa.
Segundo o Google, para anunciar serviços após a mudança, os anunciantes deverão “solicitar e obter a certificação” por meio de um formulário.

O Banco do Nordeste assumiu a gestão do Teatro Lauro Monte Filho para instalação do Centro Cultural BNB em Mossoró. O termo de cessão de uso foi firmado nesta sexta-feira (27). O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra e pelo diretor de Planejamento do Banco, Aldemir Freire, oficializa a cessão do espaço por um período de 20 anos.
Com o termo, o Banco do Nordeste assume a gestão do teatro e dará início às obras no espaço, que será transformado no primeiro Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) do Rio Grande do Norte. De acordo com o BNB, serão investidos R$ 3,5 milhões na adequação e modernização do prédio.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A ação policial ocorreu nesta sexta-feira (27)| Foto: Reprodução Polícia Civil
Nesta sexta-feira (27), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal, com apoio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Natal), deflagrou a “Operação Rei Midas”, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão temporária. A operação foi feita no bairro Bom Pastor, na zona Oeste de Natal, e na cidade de Parnamirim, na Região Metropolitana.
Os suspeitos, de 35, 21 e 26 anos, são apontados como autores do roubo à agência dos Correios no bairro Alecrim, na zona Leste de Natal, ocorrido no dia 12 de setembro de 2024. Durante a ação policial foram localizados uma motocicleta e um carro utilizado no crime, um Corsa Classic. Após perícia, constatou-se que o veículo estava clonado.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Google limitará a partir de segunda-feira (30), os anúncios de jogos virtuais das empresas de apostas online, as chamadas bets. Com a mudança, apenas as empresas registradas no Ministério da Fazenda poderão fazer anúncios, segundo a atualização da Política de Jogos de Azar do Google Ads, publicada pela companhia em seu site.
“Para veicular anúncios de serviços de apostas esportivas online ou jogos de azar online após 30 de setembro de 2024, os anunciantes devem demonstrar que solicitaram autorização do Ministério da Fazenda do Brasil para operar esses serviços”, afirma a empresa.
Vagas são para atuação no IMD/UFRN – Foto: Alex Régis
Começa na próxima segunda-feira (30) o período de inscrições do concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que está ofertando quatro vagas para docência no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). As oportunidades são para professores da área de tecnologia, com especialidades em Inteligência Artificial e Internet das Coisas, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial Generativa e MLOPs. As vagas contam com remuneração de R$ 11.481,64.
Os interessados no concurso devem realizar a inscrição até o dia 18 de outubro por meio do site do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) – aba “Concursos”. Uma vez selecionados, os novos docentes atuarão no âmbito do IMD, o qual conta com diferenciais institucionais.

Fotos: Bruno Peres/Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil
O Ministério Público Federal vai investigar impacto das apostas em jogos online em beneficiários do programa Bolsa Família. O Ministério da Fazenda também foi notificado para detalhar as providências que vêm sendo colocadas em prática para regulamentar as apostas digitais e para corrigir eventuais abusos e distorções.
O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, afirma que a publicidade massiva das bets “tem despertado preocupação de especialistas” pelos riscos de estimularem a compulsão por jogos de azar. “A doença pode causar ainda mais impactos na população vulnerável.”
Fotos: Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images | ADMMA via Reuters
O Hezbollah do Líbano confirmou neste sábado (28) que o seu líder Sayyed Hassan Nasrallah foi morto e prometeu continuar a batalha contra Israel.
A morte ocorreu durante um ataque aéreo massivo de Israel no que disse ser a “sede central” do Hezbollah no sul de Beirute na sexta-feira (27).
Foto: reprodução
Um acidente envolvendo dois carros na saída da Ponte de Igapó na manhã deste sábado (28) deixou o motorista da caminhonete com ferimentos leves e o condutor do HB20 preso às ferragens, ele foi retirado pelos bombeiros e levado ao hospital consciente.
O acidente aconteceu por volta das 7h e deixou o trânsito lento na região. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e esteve no local para orientar os motoristas que trafegavam pelo local. Por volta das 9h os veículos já haviam sido retirados da ponte.
Imagem: Divulgação/IDF
O Exército de Israel afirmou, neste sábado, que “desmantelou” o grupo extremista Hezbollah, ao “eliminar” a maior parte de seus comandantes em um ataque contra Beirute, no Líbano, neste sábado (28).
Além de Sayyed Hassan Nasrallah, que comandava o Hezbollah desde 1992 e teve sua morte confirmada nesta manhã pelo grupo, Israel disse que também “eliminou”:

A própria comunidade ajudou a retirar os destroços de igreja em São Gonçalo do Amarante | Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
O telhado de uma capela em São Gonçalo do Amarante desabou na manhã deste sábado (28). Não havia ninguém na capela no momento do acidente e não houve feridos.
O caso aconteceu na comunidade Barreiros. Desde quarta-feira (25) a comunidade celebra a festa de São Miguel Arcanjo e hoje seria mais um dia de festa no local, de acordo com a programação.
A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, esposa do prefeito Cícero Lucena (PP), foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal. A prisão faz parte de uma investigação da Justiça Eleitoral sobre aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas eleições municipais, com mandado expedido pela Justiça.
A operação, denominada Território Livre, está em sua 3ª fase e conta com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). Além da prisão de Lauremília, outros mandados de busca estão sendo cumpridos em diferentes alvos. A secretária da primeira-dama, Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, também foi presa.
Lauremília já havia sido mencionada em documentos da Polícia Federal, com transcrições que sugeriam sua participação na indicação de cargos na prefeitura de João Pessoa. De acordo com a investigação, esses cargos eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que controlam comunidades da cidade, em troca de facilidades de acesso às áreas.
O cantor e compositor Dorgival Dantas recebeu nesta sexta-feira (27) o título de doutor honoris causa da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A homenagem aconteceu nesta sexta-feira (28), em Mossoró, durante a solenidade que celebrou os 56 anos da instituição de ensino.
O título de doutor honoris causa é a honraria mais importante concedida pela universidade, destinada a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.
“Fico muito feliz com tudo isso e dá ainda mais motivação pra gente continuar fazendo coisas boas”, disse o cantor.

O telhado de uma capela em São Gonçalo do Amarante desabou na manhã deste sábado (28). Não havia ninguém na capela no momento do acidente e não houve feridos.
O caso aconteceu na comunidade Barreiros. Desde quarta-feira (25) a comunidade celebra a festa de São Miguel Arcanjo e hoje seria mais um dia de festa no local, de acordo com a programação.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
