Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Um estudo recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado Education at a Glance 2024, revela que 24% dos jovens brasileiros entre 25 e 34 anos não estão nem trabalhando nem estudando, conhecidos como “nem-nem”. Embora essa taxa tenha diminuído de 29,4% em 2016, ainda é considerada elevada. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022 apontou que 20% dessa faixa etária, o que equivale a 9,6 milhões de jovens, se enquadra nessa categoria.
Os principais fatores que levam à evasão escolar incluem a necessidade de ingressar no mercado de trabalho, que afeta 40,2% dos jovens, além de gravidez, que impacta 22,4%, e responsabilidades domésticas, que atingem 10,3% dos jovens nessa faixa etária. Esses dados refletem um cenário preocupante, especialmente quando comparados à média da OCDE, que é de 13,8% para jovens “nem-nem”.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve terminar o governo com déficit fiscal efetivo nos quatros anos do seu terceiro mandato na Presidência da República.
É o que sinalizam os dados oficiais mais recentes divulgados na proposta de Orçamento de 2025 e no quarto relatório de avaliação de receitas e despesas do Orçamento deste ano.
Mercado do boi gordo supreende; veja as cotações da arroba, exportações que caminham para um recorde histórico combinam com os avanços dos indicadores de consumo no mercado doméstico
O mercado físico do boi gordo voltou a se deparar com preços mais altos durante a quinta-feira (26).

A três dias da proibição de empresas de bets que não pediram autorização para operar no Brasil, o governo ainda não sabe a extensão da medida. A existência de sites fraudulentos que mudam constantemente de endereço e o uso de diversas marcas por uma mesma empresa dificultam a contagem de quantas companhias de apostas eletrônicas atuam no Brasil.
A constatação é do secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena. Segundo ele, o governo só saberá com clareza o número de companhias de apostas online após a regulamentação, que entrará em vigor em janeiro. Isso porque, após essa data, somente as empresas aprovadas pelo Ministério da Fazenda poderão operar no país, cada uma podendo explorar até três marcas.
“Há várias dificuldades para fazer a contagem. Uma é a diferença entre empresas e marcas, já que uma empresa pode operar mais de uma marca. Existe uma segunda coisa, que é uma empresa que se utiliza das apostas para fraude. Ela abre um domínio, começa a prestar aquele serviço fraudulento e vai migrando. Então, eventualmente, o mesmo grupo vai deixando rastros de dezenas, centenas de sites utilizados para mera fraude ou atividades criminosas”, explica o secretário de Prêmios e Apostas.
O prazo para inscrições em 3,6 mil vagas de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) terminam na terça-feira (1º). As inscrições tiveram início no dia 2 de setembro.
As inscrições ocorrem de forma on-line, através do site da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern). A inscrição custa R$ 50, valor que pode ser pago até o dia 2 de outubro. A solicitação para isenção da taxa foi encerrada no dia 17 de setembro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O lateral direito Matheus Rocha foi mais um jogador do ABC que continua no próximo ano. Segundo o Clube, o contrato foi renovado até o final do Brasileiro Série C 2025.
Antes de jogar neste ano, Matheus Rocha teve uma passagem pelo alvinegro potiguar no ano de 2022, quando conquistou o acesso à Série B daquele ano.
Matheus é um dos poucos atletas que ficam no ABC para a próxima temporada. A diretoria alvinegra já acertou a saída de dez atletas: o goleiro Moisés, o zagueiro Wesley Santos, os laterais Felipe Albuquerque e Vitor Marinho, o meia Gabriel Santiago e os atacantes Jenison, Iago, Jackson, David Ribeiro e Emerson Galego.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desmembrou na noite deste sábado (28) os duelos das semifinais da Copa do Brasil. Corinthians, Flamengo, Vasco e Atlético-MG são os times que brigam pelo título do torneio mata-mata.
As partidas de ida das semifinais irão ocorrer na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro. Já os jogos de volta estão confirmados para os dias 19 e 20 de outubro.
Os confrontos de volta das semifinais estavam originalmente marcados para o dia 17 de outubro. Porém, a CBF justificou as alterações em razão da divulgação das datas das partidas da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Os reservatórios de água do Rio Grande do Norte – como açudes e barragens – ficaram com cerca de 70% da capacidade total de água acumulada após o fim do período chuvoso, encerrado com a quadra chuvosa em julho.
O dado foi divulgado na sexta-feira (27) em um relatório atualizado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O Rio Grande do Norte vai ter bandeira vermelha patamar 2 nas contas de energia neste mês de outubro. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (27) para todo o país.
Isso significa que haverá cobrança adicional na conta de luz, deixando o preço da energia elétrica mais caro para famílias e empresas. Em setembro, a bandeira tarifária vermelha também foi acionada.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A farofa – feita à base de farinha de mandioca – está presente quase que diariamente na mesa dos potiguares. Existem muitas receitas e ingredientes para incrementar esse prato.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
No Inter TV Rural deste domingo (29) aprendemos como preparar uma farofa de banana com carne de charque bem temperada e saborosa, ideial para complementar qualquer refeição.
Os candidatos à Prefeitura de Mossoró, Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB) participaram do debate promovido pela Inter TV Cabugi neste sábado (28). O prefeito da cidade e candidato à reeleição, Allyson Bezera (União Brasil) não compareceu ao encontro, que foi mediado pela jornalista Emmily Virgílio.
As críticas dos dois candidatos presentes à gestão e à ausência do prefeito marcaram todos os blocos do debate. Gastos com terceirização de médicos e com coleta de lixo, realização de empréstimo de R$ 200 milhões, segurança pública e transparência foram alguns dos temas tratados.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Nando Poeta (PSTU), candidato à prefeitura de Natal, teve entrevista exibida pelo RN1, da Inter TV Cabugi, neste sábado (28). A entrevista foi conduzida pela jornalista Anna Alyne Cunha, apresentadora do RN1, no estúdio da Inter TV Cabugi, em Natal.
O candidato respondeu aos questionamentos e afirmou que pretende construir abrigos públicos e desapropriar imóveis sem função social (veja no vídeo acima).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para a Prefeitura de Natal, Nando Poeta, participou de uma entrevista na sede da Inter TV. Durante a sabatina, ele apresentou suas propostas caso seja eleito prefeito no próximo dia 6 de outubro.
Entre suas principais propostas, estão a reestruturação da educação básica, com foco na ampliação e construção de novas creches, além do aumento do número de vagas para estudantes da rede municipal.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Heró Bezerra (PRTB), candidato à prefeitura de Natal, teve entrevista exibida pelo RN1, da Inter TV Cabugi, neste sábado (28). A entrevista foi conduzida pela jornalista Anna Alyne Cunha, apresentadora do RN1, no estúdio da Inter TV Cabugi, em Natal.
O candidato respondeu aos questionamentos e, entre as propostas, prometeu criar a universidade pública municipal na capital (veja no vídeo acima).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Bukhara (AE) – A seleção brasileira de futsal disputa uma vaga na semifinal da Copa do Mundo do Usbequistão, disputado em Bukhara. O jogo está marcado para a manhã deste domingo 29, às 9h30 de Brasília contra Marrocos, a quem enfrentou na mesma etapa (quartas de final) na edição passada, vencendo por duro 1 a 0. O técnico Marquinhos Xavier e o capitão Dyego elogiaram a rival e previram um grande confronto.
“Não é uma surpresa encontrar a seleção do Marrocos nessa etapa de competição. Quem acompanhou o ciclo de preparação deles pode ver o crescimento que tiveram e sobretudo os ótimos resultados que obtiveram. Será um grande jogo e tenho convicção que protagonizaremos uma disputa digna de umas quartas de final”, avaliou o técnico Marquinhos Xavier.
O treinador ressaltou que a equipe precisa manter o foco e trabalhar o mental para ter um bom desempenho no mata-mata. “A gente tem procurado reforçar sempre essa importância de vencer sem sofrer gols, de estar sempre se distanciando de uma possibilidade de reversão do placar durante a partida. Entramos agora no momento da tensão emocional, em que a cabeça do atleta tem que estar bem”, disse.

Rápida para se desfazer dos atletas que não interessavam mais ao clube para a temporada de 2025, a diretoria da SAF do América vem encontrando dificuldades para renovar o contrato com seu principal jogador. A falta de anúncio nesse sentido faz a torcida temer pela perda do meio-campista Souza, cujo contrato está prestes a acabar. O executivo da empresa que controla o futebol, Pedro Weber, se mantém em silêncio há quase dois meses.
Ao que tudo indica, a proposta salarial não vem agradando ao meio-campista, que espera um reconhecimento maior devido ao esforço realizado durante a temporada de 2024, quando, como destaque, ajudou a levar o América ao título estadual de forma invicta, fato que não ocorria desde 1982, e contribuiu para a boa campanha na Copa do Brasil, onde a equipe potiguar foi eliminada pelo Corinthians, na terceira fase da competição, após jogos extremamente equilibrados.
Além de não confirmar o acordo com seu principal destaque dentro das quatro linhas, a direção da SAF também está devendo a contratação do novo executivo de futebol, que, segundo o próprio Pedro Weber, será uma peça fundamental. Caberá a esse novo profissional realizar todo o planejamento do futebol, além de contratar o treinador e os reforços necessários para complementar o atualmente reduzido elenco de atletas.
Com o Brasil voltando a produzir campeões mundiais no skate, a modalidade segue aumentando seu público, e as competições pipocam por várias partes do país. Neste final de semana, a capital potiguar será palco da disputa da segunda fase do Circuito Norte-Rio-Grandense de 2024, que ocorrerá neste domingo (29), na Praça Armando Nobre Viana, em Candelária. O início das disputas está previsto para as 9 horas.
Devido à dificuldade de datas essa segunda etapa do Circuito Norte-Rio-Grandense será a etapa final da temporada. Geralmente, a competição apresenta três etapas, mas as datas ficaram muito espremidas com as de alguns eventos nacionais, o que fez com que o evento local sofresse uma redução.
“Na prova deste domingo, teremos nove categorias: infantil, sub-8, mirim sub-12, iniciante sub-16, mágica (30 anos ou mais) e amador, com a idade livre. Nosso evento garante vaga para os campeões de cada categoria no Brasileiro, tanto para o estado do RN como para a Paraíba e Pernambuco. Nosso circuito, na verdade, é interestadual, pois abraça esses outros estados. Paraibanos e pernambucanos, para concorrer à vaga do Brasileiro Amador em 2024, obrigatoriamente têm que correr o nosso circuito inteiro”, disse o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Skateboard (FNS), Claudionor Gomes, também conhecido pelos amantes do esporte como “Kbça”.
Chegando à 22ª edição, o prêmio Top Natal é promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação para mostrar quais são as marcas mais citadas pelos consumidores natalenses. A cerimônia de premiação vai ocorrer no próximo dia 7 de outubro abrangendo 33 segmentos da economia de Natal e com novidades. Duas novas modalidades foram inseridas. Uma para definir qual marca/empresa representa, no imaginário dos entrevistados, a cara do Rio Grande do Norte e quais são os destaques entre os pequenos negócios da capital.
Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, diz que a pesquisa representa o mais emblemático reconhecimento das marcas da cidade do Natal. “É o processo top of mind, onde você tem a lembrança da sua marca, espontaneamente. Tem que ser espontâneo, é aquela marca que vem na sua cabeça na hora que eu pergunto algum dos segmentos”, explica.
O levantamento é segmentado por atividades econômicas, desde padarias, passando por restaurantes, bar, supermercado, água mineral, sorvetes, entre outros. Uma parceria com o Sebrae, que começou no ano passado permitindo o reconhecimento da importância das micro e pequenas empresas no ecossistema econômico do RN, vai permitir saber quais são as pequenas empresas mais lembradas de Natal nas quatro áreas da cidade. “A gente percebe também que, na cabeça do consumidor, existem pequenas empresas, que embora não tem o processo de divulgação ou de propaganda das suas marcas, mas tem na qualidade, na fidelidade dos clientes, o reconhecimento que o produto dele é um bom negócio”, conta o superintendente.

A segunda rodada do Campeonato Potiguar Segunda Divisão no fim de semana traz três jogos para o torcedor acompanhar a disputa pelo acesso à elite do futebol potiguar. Neste domingo (29), dois jogos às 15h. Parnamirim e Laguna se enfrentam no Barrettão, enquanto Rio Grande e Alecrim disputam no Nazarenão. A rodada teve início neste sábado com QFC e UNIVAP, às 15h no Estádio Pascoal de Lima.
Na rodada de abertura, no último fim de semana, três jogos movimentaram o futebol potiguar neste fim de semana, com partidas disputadas. Na rodada de abertura, UNIVAP, QFC e Rio Grande venceram seus confrontos e somaram os primeiros pontos na tabela de classificação.
O QFC venceu a equipe do Parnamirim no Barrettão pelo placar de 2×0. O primeiro gol foi marcado por Ramon, aos 44 minutos do 1° tempo após cobrança de falta. No final do jogo, o QFC ampliou o marcador com Ewerton Potiguar.
O ABC, que vive um processo de campanha eleitoral devido ao encerramento do mandato do presidente Bira Marques em dezembro, encontra-se em uma situação semelhante, mas um tanto embaraçosa, uma vez que o processo de escolha do novo comandante vai atropelar a data de reapresentação do elenco.
Isso tem obrigado o presidente Bira Marques a antecipar situações, buscando a renovação de contrato com um grupo de oito atletas. Matheus Rocha já chegou a um acordo, Manoel, Walfrido e Thuran estão com propostas, e os demais (Pedro Paulo e Refundini; Paulo César, Adeilson e Lima) aguardam o chamado.
A situação do zagueiro Richardson preocupa, pois, as partes não chegaram a um acordo na primeira conversa, e há informações de que o atleta já teria um pré-contrato assinado com o Capital-DF.