Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das Eleições 2024, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte já registrou mais de 140 renúncias de candidaturas no estado.
Os casos são de candidatos que se registraram para disputar uma das vagas de prefeito, vice-prefeito ou vereador, mas desistiram do pleito.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
As contas públicas fecharam o mês de agosto com saldo negativo, resultado total do déficit do governo federal. O setor público consolidado – formado pela União, pelos estados, municípios e empresas estatais – registrou déficit primário de R$ 21,425 bilhões no mês passado. O valor, entretanto, é menor que o resultado negativo de R$ 22,830 bilhões registrado no mesmo mês de 2023.
![]()

![]()
As Estatísticas Fiscais foram divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central (BC). O déficit primário representa o resultado negativo das contas do setor público (despesas menos receitas), desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.
Segundo o BC, nos oito primeiros meses deste ano, o setor público consolidado está com déficit primário de R$ 86,222 bilhões. Em 12 meses – encerrados em agosto – as contas acumulam déficit primário de R$ 256,337 bilhões, o que corresponde a 2,26% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).
O retorno do Teatro Sandoval Wanderley, que teve concessão autorizada pela Prefeitura do Natal ao Serviço Social do Comércio (Sesc/RN), deve impulsionar o desenvolvimento do Alecrim a partir da arte e cultura. É o que avalia a titular da Secretaria de Concessões e Parcerias Público-privadas (PPPs) de Natal, Danielle Mafra, que atualmente ocupa a gestão interina da Secretaria de Cultura da capital. A informação foi repassada durante entrevista ao Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, nesta segunda-feira (30).
Além da concessão do Teatro, a titular da pasta de PPPs lembra que ocorreram investimentos na infraestrutura do entorno do equipamento. Esse cenário, aliado à movimentação popular por meio de ativações tanto da arte quanto da cultura, deve promover mudanças positivas no Centro de Natal.
A visão de Danielle Mafra se baseia no conceito de ‘Acupuntura Urbana’, que se refere à intervenção em espaços urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades. “A gente tem um ponto de acupuntura urbana, por meio do teatro, que com certeza vai fazer um afago para o Alecrim e vai transformá-lo, no mínimo, em um ponto turístico mais relevante. Se a gente parar para pensar nas ativações culturais que vão acontecer, as pessoas que vão para lá, os artistas que vão ensaiar”, exemplifica.
O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) se viu envolvido em uma polemica neste fim de semana após declaração dada em um evento na cidade de Currais Novos em que usou o termo “catrevagem” direcionada ao PT.
O senador afirmou ainda que o partido quer liberar a maconha e criticou o Governo Fátima Bezerra. “”Essa turma [em referência ao PT] joga sujo no senado, protege bandido”, afirmou.
O parlamentar esteve em Currais Novos para levar seu apoio a candidatura de Zé Lins a prefeito. Styvenson disse que se referiu a um “grupinho político [de Currais Novos]” quando citou o termo “catrevagem”.
Lucas Sampaio é mais um nome que seguirá no ABC para 2025. O clube anunciou, nesta segunda-feira (30), a renovação contratual com o lateral-esquerdo que defendeu o alvinegro nesta temporada. O novo vínculo será válido até o final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2025.
“O Mais Querido acertou a renovação de contrato com o lateral Lucas Sampaio e o atleta vestirá o manto alvinegro até o final do Brasileiro Série C 2025”, disse o clube em nota.
Contratado para a disputa da Série C, Sampaio assumiu a titularidade na posição sob o comando do técnico Roberto Fonseca. No total, o defensor disputou 16 jogos pelo clube, marcou um gol e contribuiu com uma assistência.
O feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na próxima quinta-feira (3), vai causar mudanças no horário do comércio de Natal, segundo anunciou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital potiguar.
O comércio de rua deverá ficar fechado na Cidade Alta e na Ribeira. No Alecrim e na Zona Norte, as lojas terão abertura facultativa e em horário reduzido.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Marquinhos Santos está de casa nova para 2025. Após deixar o comando técnico do América, o treinador acertou com o Náutico para comandar a equipe pernambucano na próxima temporada. O clube também anunciou que o potiguar André Caldas irá compor a comissão técnica do novo comandante.
O treinador possuía vínculo com a equipe americana até 2025, mas as partes optaram por rescindir o contrato. Marquinhos comandou o alvirrubro em 42 jogos, com 20 vitórias, 15 empates e sete derrotas, e conquistou o Campeonato Potiguar de 2024.
Em entrevista ao programa Bate-Pronto Natal, da Jovem Pan News Natal, Marquinhos revelou que aceitou reduzir o salário para seguir no comando da equipe, mas a direção da SAF não aceitou.
Foto: Reprodução TRE/RN
Nas Eleições Municipais deste ano, o Disque-Eleições será utilizado pela Justiça Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de esclarecer dúvidas do eleitor em relação ao local de votação, regularidade do título eleitoral e como justificar a ausência nas eleições.
O serviço estará disponível ao eleitor por meio do número 0800 084 6464 para chamadas telefônicas ou mensagens de WhatsApp.

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Um golfinho foi encontrado morto nesta segunda-feira (30) na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Segundo banhistas e pessoas que trabalham na praia, o corpo do animal encalhou na orla no final da manhã.
Pesquisadores do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram informados sobre a ocorrência e deslocaram uma equipe ao local.
O meia Souza vai seguir no América-RN na temporada 2025. A renovação contratual foi anunciada pela SAF na tarde desta segunda-feira.
O jogador de 36 anos foi o principal destaque do América em 2024, sendo artilheiro da equipe com 11 gols e líder em assistências – 13.
No América, Souza foi campeão estadual, mas não conseguiu o principal objetivo do ano, o acesso à Série C – o time acabou eliminado na segunda fase da Série D, diante do Retrô.
O Corinthians perdeu o cabo de guerra com o Flamengo nos bastidores pela manutenção das data original dos confrontos de volta das semifinais da Copa do Brasil. No sábado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças nas datas das partidas. Inicialmente, o jogo da volta entre corintianos e rubro-negros, na Neo Química Arena, seria disputado em 17 de outubro. Mas a entidade atendeu pedido da diretoria flamenguista e transferiu o jogo para o dia 20. O mesmo ocorreu com o segundo duelo entre Atlético-MG e Vasco, que passou para 19 de outubro, satisfazendo atleticanos e contrariando cruzmaltinos.
A divergência teve início quando o Flamengo pediu à CBF para adiar os confrontos com o Corinthians (17/10) e Fluminense (20/10), este último pelo Brasileirão, por causa da Data Fifa. A diretoria do time carioca entende que não haveria tempo ideal para a recuperação dos jogadores convocados, tendo em vista que o período de jogos envolvendo seleções nacionais se encerra em 15 de outubro, dois dias antes da data inicialmente marcada para a partida de volta com os corintianos. Assim, eles teriam apenas 48 horas para recuperar os atletas que viajaram.
O meio-campista Gerson foi o único convocado do time carioca por Dorival Júnior para a seleção brasileira, mas o time ainda pode ceder os uruguaios Varela, De Arrascaeta e De La Cruz, e o chileno Erick Pulgar, na Data Fifa de outubro. O Atlético-MG terá o lateral-esquerdo Guilherme Arana representando a camisa do Brasil. O chileno Vargas, o paraguaio Junior Alonso e o equatoriano Alan Franco foram outros convocados. O Corinthians também deve ter o volante José Martínez, o zagueiro Félix Torres e o atacante Ángel Romero, chamados para os combinados de Venezuela, Equador e Paraguai, respectivamente.
Campeão mundial pela França em 2018, Antoine Griezmann anunciou nesta segunda-feira que se aposentou da seleção, aos 33 anos. A decisão do atacante do Atlético de Madrid surpreendeu pela idade e também porque ele havia afirmado, há poucas semanas, que já estava pensando na Copa do Mundo de 2026.
“É com o coração cheio de memórias que encerro este capítulo da minha vida”, anunciou Griezmann em seu perfil nas redes sociais. “Após 10 anos incríveis, marcados por desafios, sucessos e momentos inesquecíveis, é hora de virar a página e abrir caminho para a nova geração.”
Em 10 anos na seleção, o atacante se sagrou campeão mundial na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, levantou o troféu da Liga das Nações em 2021, e somou dois vice-campeonatos de peso, da Copa de 2022 e da Eurocopa de 2016. As boas performances na seleção rendeu ao jogador também seguidos prêmios individuais da Uefa e da Fifa.
O Rio Grande do Norte foi responsável pela criação de mais de 7 mil novos empregos em agosto, com 7.239 novos empregos. Ao lado do Ceará (9.294), Paraíba (9.014) e Alagoas (5.171), o Estado contribuiu com cerca de 42% dos empregos gerados no Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e foram divulgados na sexta-feira (27).
Segundo o levantamento, a economia do Nordeste gerou 72.372 vagas, o que representa cerca de 31% dos 232.513 postos de trabalho gerados no Brasil. A região fica atrás apenas do Sudeste, que responde por aproximadamente 41% dos novos empregos no país. No acumulado do ano, o Nordeste apresenta um saldo de 257.925 vagas geradas, o que equivale a cerca de 15% do total acumulado no País.
Dentre os estados nordestinos, destacam-se Pernambuco e Bahia, com 18.112 e 16.149 novos postos de trabalho, respectivamente, o equivalente a 25% e 22% dos novos empregos da região. Já Sergipe (2.812), Maranhão (2.516) e Piauí (2.065) responderam por aproximadamente 10% do aumento de vagas na região.
Um golfinho foi encontrado morto nesta segunda-feira (30) na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Segundo banhistas e pessoas que trabalham na praia, o corpo do animal encalhou na orla no final da manhã.
Pesquisadores do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram informados sobre a ocorrência e deslocaram uma equipe ao local.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já colocam 2024 como um dos anos com maior quantidade de focos de queimada na última década. Setembro já contabilizou mais de 80 mil focos, cerca de 30% acima da média histórica, registrada desde 1998 pelo Inpe. Mesmo que a quantidade de focos não extrapole as médias históricas nos últimos três meses do ano, 2024 terá o maior número de focos desde 2010, quando o Brasil teve 319.383 registros.
Os dados indicam que essa média pode ser superada, pois o mês de setembro teve aumento de 311%, passando de 18 mil focos em 2023 para 75 mil em 2024.
Centro-Oeste puxa altas
O Ministério da Gestão e da Inovação publicou nesta segunda-feira (30), a Portaria SRT/MGI Nº 7.200, que estabelece orientações para o recesso de final de ano nos órgãos e entidades da administração pública federal. De acordo com a portaria, o recesso ocorrerá entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2024 e de 30 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial da União (DOU).
A normativa se aplica a servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários. Os órgãos deverão organizar a escala de trabalho, garantindo a continuidade dos serviços essenciais e do atendimento ao público. A compensação do recesso deve ser realizada entre 1º de outubro de 2024 e 31 de maio de 2025.
Para servidores e empregados que atuam presencialmente, a compensação pode ser feita através da antecipação ou postergação da jornada diária. Aqueles que participam do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) devem cumprir as entregas pactuadas em seus planos de trabalho.

Cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até setembro recebem nesta segunda-feira (30) o último dos cinco lotes de restituição de 2024. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
A Receita Federal vai desembolsar R$ 1,03 bilhão a 511.025 contribuintes. O pagamento será feito ao longo do dia, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com preferência no reembolso. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 201.381 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Tite não é mais o técnico do Flamengo. O clube informou, na manhã desta segunda-feira (30), que o treinador e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. Filipe Luís, atual comandante da equipe sub-20, assume o elenco principal interinamente.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o tecnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, disse em nota.
Apesar da vitória por 1 a 0 diante do Athletico/PR, neste domingo (29), Tite não resistiu aos últimos resultados à frente da equipe, somada a eliminação nas quartas de final da Libertadores para o Penãrol. Em sua última partida à frente do clube, foi alvo de xingamentos pela torcida no Maracanã.
A Escola Técnica do Senac Rio Grande do Norte anunciou que vai realizar nesta terça-feira (1º), das 8h às 14h, um processo seletivo aberto ao público para preencher mais de 400 vagas de trabalho.
Os postos de trabalho são para área de atendimento ao cliente na empresa Teleperformance.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foto: Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images
Israel voltou a atacar o Líbano na noite de domingo (29.set.2024) e na madrugada desta segunda-feira (30.set). Os militares atingiram pela 1ª vez nesta guerra o centro de Beirute, capital libanesa. Outras ofensivas foram realizadas em cidades no sul do país. Segundo o ministério da Saúde libanês, 105 pessoas morreram em 24 horas. As informações são da Reuters.
Entre os mortos está Fateh Sherif Abu el-Amin, líder do Hamas no Líbano. Ele foi alvo de ofensiva em um campo de refugiados na cidade de Tiro, sul do país. A Frente Popular para a Libertação da Palestina disse que 3 de seus líderes morreram em um ataque que atingiu um andar de um prédio de apartamentos no distrito de Kola, região central de Beirute.