A perimenopausa, período que antecede a menopausa, é cercada de mudanças físicas e emocionais na saúde da mulher. As variações hormonais, provocadas pelo declínio do estrogênio, principal hormônio feminino, são sentidas por 70% das mulheres e podem durar anos (em média, são 7,4 anos). Apesar das ondas de calor (os famosos fogachos) serem os sintomas mais conhecidos, há outras alterações que podem ocorrer e são pouco faladas.
De acordo com especialistas ouvidos pela Agência Einstein, essas mudanças começam a ser sentidas entre os 45 e 50 anos, na fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Isso acontece porque, além da oscilação dos níveis de estrogênio, a transição menopáusica também provoca uma taxa elevada do hormônio folículo-estimulante, conhecido como FSH, pois ele precisa de um esforço extra para recrutar os folículos ovarianos remanescentes.
Nem todas as mulheres, no entanto, percebem e associam a saúde reprodutiva a essas mudanças físicas e emocionais — deixando, inclusive, de relatá-las nas consultas médicas. “A pessoa ainda menstrua, mas já começa a ter uma percepção subjetiva das alterações, que envolvem menos disposição, sensação de fadiga mais comum, oscilações de humor e menor capacidade de dar conta dos seus afazeres”, conta o ginecologista Igor Padovesi, associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e membro da International Menopause Society (IMS).

Após 15 anos fechado, o Teatro Sandoval Wanderley teve as obras de restauração concluídas e inauguradas nesta segunda-feira (30), no bairro Alecrim, Zona Leste da capital. A prefeitura também criou uma comissão para tratar sobre a concessão do prédio para o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio Grande do Norte.
O Teatrinho do Povo, como também é conhecido, fechou as portas em 2009 e só teve a obra de requalificação iniciada em 2022.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Quatro pessoas eram procuradas nesta terça-feira (1º) na Baixada Fluminense em uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra o golpe do falso emprego.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou nesta terça-feira (1º) a Operação Vitrine de Ilusões, em apoio ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, contra o golpe do falso emprego.
Agentes saíram para cumprir 5 mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias, Rio das Ostras, Itaboraí e Cabo Frio.
Cláudio Oliveira
Repórter
Em agosto, o Rio Grande do Norte teve um saldo de 7.239 novos empregos formais. Foram 24.264 trabalhadores contratados contra 17.025 demitidos. A agropecuária foi responsável pela maior parte das admissões, com um saldo de 2.258 postos de trabalho. O setor de Serviços também apresentou forte desempenho, com 1.997 vagas, seguido pela Indústria, que adicionou outros 1.342 empregos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o Boletim RN Mapa do Emprego, elaborado pelo Sebrae-RN com base nos dados do Caged, o resultado de oito meses com saldo positivo reflete um cenário positivo de recuperação econômica no estado, impulsionado por setores estratégicos e pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas. O destaque especial é para o cultivo de melão, que ajudou a aumentar as vagas no setor agropecuário.
Ícaro Carvalho
Repórter
Margareth Grilo
Editora de Economia
Com uma doação diversificada de frutas produzidas pela indústria de fruticultura do Rio Grande do Norte, bem como alimentos produzidos pela agricultura familiar, as doações do Mesa Brasil Sesc no Estado são feitas por várias empresas e órgãos governamentais, possibilitando arrecadações múltiplas e de qualidade para as instituições beneficiadas. Em 20 anos de atividades, o programa mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), já arrecadou e distribuiu mais de 25 milhões de quilos de alimentos.
O Flamengo anunciou, no início desta segunda-feira, a saída do técnico Tite, mesmo depois da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, em jogo marcado por protestos da torcida, no domingo. Conforme anunciado pelo clube carioca em nota oficial, o ex-lateral Filipe Luís, que vinha treinando o time sub-20 rubro-negro, assume o comando interinamente e deve estar no banco de reservas no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, às 21h45 de quarta-feira (2), no Maracanã.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, diz o breve comunicado divulgado pelo clube.
A relação com a torcida já era de muito desgaste pra o treinador Durante a partida com o Athletico-PR, neste domingo, foi registrado o pior público do ano, com apenas 28 mil torcedores no Maracanã. Muitos dos presentes nas arquibancadas se dedicaram a protestos e xingamentos contra Tite e a diretoria. Nem mesmo o resultado positivo ao final da partida interrompeu os insultos.
O Quinho Futebol Clube (QFC) se isolou na liderança do Campeonato Potiguar da Segunda Divisão ao vencer o UNIVAP por 2 a 0, no estádio Pascoal de Lima, com gols de Maílson e Ewerton Potiguar. Com essa vitória, a equipe abriu três pontos de vantagem sobre os demais adversários em uma competição que tem sido marcada pelo grande equilíbrio entre os participantes.
Exceto o Parnamirim, que ainda não conquistou pontos, os outros quatro clubes – Laguna, Rio Grande, Alecrim e UNIVAP Apodi – estão com três pontos cada, sendo separados na tabela de classificação pelos critérios de desempate. Cada uma dessas equipes registra uma vitória e uma derrota.
Além do desempenho do QFC, o destaque da segunda rodada foi o Laguna, que se recuperou da derrota para o Rio Grande na estreia, no Nazarenão, ao ir ao estádio Barrettão enfrentar o Parnamirim e aplicar a maior goleada da competição: 5 a 0. Os gols do confronto foram marcados por Varolo, Ifeanyi, Bill, Noninha e Vitinho, garantindo ao clube de Tibau do Sul a vice-liderança do campeonato.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado nesta segunda-feira (30/9) sobre o silêncio em torno da questão da Venezuela durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na última semana. Na ocasião, o chefe do Executivo tratou das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, mas poupou comentários sobre a crise no país vizinho.
Questionado por jornalistas sobre o tema, Lula disparou: “Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar. Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer era aquele”, reclamou o presidente durante viagem ao México.
O Brasil atua como mediador nas discussões sobre as eleições venezuelanas, contestadas em meio a acusações de fraude. Junto à Colômbia, o país pede a divulgação das atas eleitorais para reconhecer o resultado do pleito. As eleições na Venezuela foram realizadas em 28 de julho e deram a vitória a Nicolás Maduro.

A partir da próxima quinta-feira (03), São Miguel do Gostoso se transformará no destino principal para os participantes da 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024, conhecida como Gostoso Wingfoil Cup, além do público formado pelos amantes do esporte aquático. O evento acontecerá até o domingo (06), reunindo os principais competidores nacionais e internacionais da modalidade. O litoral norte do Rio Grande do Norte recebe o circuito pela terceira vez consecutiva.
Wingfoil é um esporte aquático, que vem crescendo entre as modalidades de vela e consiste em voar sobre as águas com a ajuda de uma asa inflável (wing) e uma prancha de hydrofoil. Foi desenvolvido a partir do kitesurf, windsurf e surf. Os primeiros protótipos de wing foram desenvolvidos em 1982 no Pan Am Cup em Kailua Bay, Hawai.
Porém, apenas por volta de 2010 – 2011, quando um grupo de kitesurfistas e windsurfistas testaram as wings infláveis em conjunto com a prancha de hydrofoil que o esporte começou a ter uma visibilidade maior, onde em 2019 tornou-se um esporte viral. Um dos principais motivos para o wingfoil se tornar popular entre os amantes de esportes de mar e vento, é a possibilidade de ser praticado em diversas condições de vento e ondas, o que o torna mais versátil e amplo na prática.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos e mais três réus, sendo um empresário, uma empresa e um ex-servidor público, foram condenados por desvio de recursos públicos nesta segunda-feira (30). A sentença judicial estipulou ressarcimento do dano, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o poder público e suspensão dos direitos políticos.
A investigação realizada pelo MPRN apontou que a contratação W J Assunção Informática & Assessoria para a prestação de serviços de assessoria e consultoria, totalizou um pagamento de R$ 42.000,00.
Erinaldo Florêncio Xavier da Costa, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal, ordenou pagamentos à W J Assessoria, com a intenção de que parte desses valores retornassem a ele próprio.
O candidato Paulinho Freire (União Brasil) fez um arrastão pelo bairro do Igapó, na Zona Norte de Natal. O candidato chegou acompanhado do senador Styvenson Valentim (Podemos) e conversou com apoiadores.
Se for eleito prefeito, Paulinho disse que vai entrar em parceria com a Casa do Menor Trabalhador para que os jovens da Zona Norte de Natal tenham acesso a cursos de qualificação. Além disso, o candidato disse que vai construir a Via Mangue, uma rodovia com mais de 7 quilômetros de extensão, que vai ligar a Ponte de Igapó à Ponte Newton Navarro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O candidato à prefeitura de Natal pelo PSD, Carlos Eduardo, fez uma movimentação nesta segunda-feira (30) pelo bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal. A movimentação foi acompanhada pelo vice Jacó Jacome, do mesmo partido, e vários candidatos da coligação “Natal, Nosso Amor”.
Carlos Eduardo ficou em cima de um buggy e passou pelas ruas acenando para as pessoas nas calçadas. O candidato falou das propostas na área da educação em Natal .
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Em anuncio divulgado durante a tarde desta segunda-feira (30), o América confirmou a permanência do meia Souza, o grande destaque do time na temporada 2024.
O atleta, que marcou 11 gols e 13 assistências, renovou seu contrato com o alvirrubro até 2025. Souza foi eleito o melhor jogador do Campeonato Potiguar pela equipe da Rádio Jovem Pan News Natal, e foi importante nos principais jogos da equipe ao longo de toda a temporada.
Tribuna do Norte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (30) um novo aviso de onda de calor para grande parte do país. O alerta, classificado como perigo potencial, vale até às 23h59 da próxima quarta-feira (2).
Segundo o Inmet, a onda de calor desta semana tem leve risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por período de 2 até 3 dias.
As áreas afetadas atingem os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e parte do Paraná, além do Distrito Federal.
Natal ganhou um novo voo que o liga a Buenos Aires, na Argentina, e que vai iniciar a operação em um período entre os meses de dezembrode 2024 e março de 2025. O anúncio foi feito pelo governo do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (30).
O voo em questão – operado pela companhia Gol Linhas Aéreas – liga de forma direta o Aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, ao Aeroporto de Natal.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia teve início hoje (30) e segue até a próxima segunda-feira (7 de outubro) para alunos de ensino médio da rede pública. A parcela será destinada pela primeira vez estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); pela segunda vez a 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa em agosto; e pela sexta vez a 2,7 milhões de alunos que já faziam parte do programa.
O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e, também, a conclusão desta última etapa do ensino básico.
Depósitos
Para se manter no Pé-de-Meia, o estudante deve ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência diminua em algum mês, o aluno não receberá o benefício referente ao período.

Com a saída do técnico Tite, o Flamengo terá Filipe Luís, ex-lateral e atualmente no comando do time sub-20, à frente da equipe a partir dos duelos com o Corinthians pela Copa do Brasil, de forma interina. Aposentado desde o ano passado dos gramados, o atleta retorna ao time profissional na posição de ídolo, após ter conquistados duas Libertadores na posição de lateral-esquerdo do clube. No anúncio de sua despedida, afirmou que nunca abandonaria o clube. “Até breve”, escreveu.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, diz o comunicado divulgado pelo clube nesta segunda-feira.
Como jogador, iniciou sua carreira no futsal, com passagem pelo Jaraguá. Em 2000, iniciou no campo, nas categorias de base do Figueirense. Natural de Jaraguá do Sul, foi no clube catarinense onde ganhou destaque, a partir de 2003, e rapidamente se transferiu para o Ajax, dois anos depois.
O presidente da federação de futebol de Camarões, o ex-atacante Samuel Eto’o, foi suspenso por seis meses pela Fifa e não poderá acompanhar jogos da seleção nacional neste período. A punição foi anunciada nesta segunda-feira e é decorrente de duas acusações por um incidente na Copa do Mundo Feminina Sub-20, na Colômbia, no dia 11 de setembro.
A Fifa não especificou o que aconteceu na partida das oitavas de final do Mundial, na qual o Brasil derrotou Camarões por 3 a 1 na prorrogação. Eto’o comanda a federação de seu país desde 2021 e foi julgado por ter violado regras disciplinares, “comportamento ofensivo e violações dos princípios do jogo limpo” e má conduta, de acordo com a Fifa.
“A proibição imposta ao Sr. Eto’o o impede de assistir a partidas masculinas e femininas envolvendo times (de Camarões) de todas as categorias e faixas etárias”, afirmou a federação internacional em comunicado.

Um motorista perdeu o controle do carro, subiu uma calçada, derrubou um coqueiro e parou em cima de outro veículo na Zona Sul de Natal. O acidente ocorreu por volta das 15h desta segunda-feira (30), na Avenida Ayrton Senna, em Neópolis.
Ninguém se feriu, mas a cena chamou a atenção de curiosos e de outros condutores que trafegavam pela via.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Até 600 sites de apostas online, as chamadas bets, poderão ser banidos do Brasil nos próximos dias se estiverem irregulares em relação à legislação aprovada pelo Congresso Nacional, disse hoje (30) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O bloqueio dos sites deverá ser feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “A primeira providência será banir do espaço brasileiro as bets não regulamentadas. Há cerca de 500 ou 600 sites de apostas que vão sair do ar nos próximos dias, porque a Anatel vai bloquear no espaço brasileiro o acesso a esses sites”, disse o ministro.
Em entrevista à rádio CBN, o ministro recomendou que os apostadores façam o resgaste imediato do dinheiro para evitar perdas.
