O Corinthians entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de mudar a data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na Neo Química Arena. Originalmente, a partida estava marcada para 17 de outubro, mas foi adiada para o dia 20 por causa da Data Fifa e do calendário da Conmebol. O Vasco também apelou ao tribunal por ser contrário à medida da entidade, que mudou o calendário do segundo confronto com o Atlético-MG.
Em nota, o Corinthians cita que a alteração desrespeita o regulamento, “comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições”. A esperança do Corinthians é de que o STJD restabeleça as datas da Copa do Brasil previamente acordadas pela CBF. Segundo apurou o Estadão, a diretoria descarta ir à Justiça comum.
“O Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas”, manifestou o clube.
Nesta segunda-feira, o Vasco entrou com uma medida inominada, com pedido de urgência, no STJD. O clube afirma que a alteração viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições (RGC), e foi realizada sem o consentimento da diretoria e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido.

Em pronunciamento na sessão plenária da terça-feira (1), na Assembleia Legislativa, o deputado Isaac da Casca (MDB) chamou a atenção para os atos de violência motivados pelas campanhas políticas no interior do Rio Grande do Norte. O parlamentar defendeu maior civilidade entre os candidatos e cobrou providências por parte das autoridades responsáveis.
“Estamos em plena campanha e até assassinato de prefeito já tivemos. Infelizmente a violência política no interior do estado continua. Todos os candidatos merecem ser respeitados e que prevaleça sempre uma campanha limpa em que as melhores propostas sejam colocadas, não denegrindo e ameaçando os adversários políticos”, defendeu Isaac.
O parlamentar citou os atos de violência registrados no último final de semana nos municípios de Serra Negra e Caiçara. Segundo ele, na cidade serrana um candidato foi impedido de percorrer a via pública pela qual transitava em cumprimento à agenda política. Em Caiçara, o deputado lamentou o registro de um atentando contra um candidato a prefeito.
O senador Rogério Marinho (PL), ex-ministro do Desenvolvimento Regional, anunciou, a publicação da licitação da adutora do Agreste no valor de R$ 515 milhões. O início da obra, que beneficiará diretamente 38 municípios e mais de 500 mil potiguares — garantindo o abastecimento regular de água —, está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
O projeto, concebido durante o mandato de Rogério Marinho como ministro do Desenvolvimento Regional, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é fruto de anos de planejamento e da articulação política do senador, que alocou os recursos necessários para a sua execução.
Com entusiasmo, o senador destacou a importância desse marco para o estado em publicação nas redes sociais: “Essa é uma excelente notícia. Viabilizamos os estudos e recursos para o projeto da Adutora do Agreste, enquanto ministro do governo do presidente Bolsonaro, que proporcionou esse momento”, destacou.

Ícaro Carvalho
Repórter
Margareth Grilo
Editora de Economia
Tendo um câncer de coloretal diagnosticado em 2022, a vida do servidor público potiguar Serjane Marcos de Oliveira, 56 anos, foi completamente modificada ao necessitar sair de Pau dos Ferros para Natal, semanalmente, para sessões de quimioterapia. Nos últimos três meses, Serjane intensificou o tratamento e tem ficado na Casa de Apoio Irmã Gabriela, mantida pela Liga Contra o Câncer, onde tem acesso a roupas padronizadas, itens de higiene pessoal, dormitório e pelo menos seis refeições diárias. O potiguar é um dos 3,2 milhões de pessoas beneficiadas diretamente pelas ações do Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do RN (Fecomércio-RN).

A 62ª edição da Festa do Boi, que acontece de 11 a 19 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal, promete movimentar mais de R$ 80 milhões na economia do Rio Grande do Norte, com destaque para a participação estratégica da Agência Sebrae. Reconhecida como a maior feira agropecuária do Nordeste, a Festa do Boi reúne os principais produtores locais e nacionais em um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios. O “Motores do Desenvolvimento”, evento promovido pelo Sistema Tribuna, também acontecerá dentro da programação da Festa do Boi.
Neste ano, a Agência Sebrae integrará a programação do evento com uma série de atividades voltadas para o empreendedorismo e a inovação no agronegócio. Durante a Feira, a Agência promoverá palestras, workshops e capacitações diárias em áreas como apicultura, suinocultura, fruticultura e bovinocultura, fortalecendo o ecossistema de inovação no setor rural. Além disso, os participantes terão a oportunidade de degustar produtos dos expositores do espaço Origem Potiguar.
José Ferreira de Melo Neto, superintendente do Sebrae, destaca a longa parceria com a Festa do Boi, que já dura 30 anos. “As coisas foram evoluindo, já fizemos rodada de negócios multissetoriais dentro da festa. É a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte. Fizemos capacitações, mas acho que um dos grandes legados desses 30 anos é a valorização do produto local, do Rio Grande do Norte. Nós pretendemos lançar a semente de um grande programa que nós pretendemos fazer em 2025, que é a valorização do produtor do RN, do terruá do RN, do agronegócio potiguar”, disse ele.
Além da lista de bets (empresas de apostas virtuais) regularizadas, que deve ser publicada ainda nesta terça-feira (1º), o governo poderá antecipara a lista das empresas irregulares, disse nesta noite o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O ministro fez a recomendação ao secretário de Prêmios e Apostas, Regis Dudena.
“O secretário [Dudena] está considerando a hipótese de já soltar a lista [negativa] eventualmente indeferindo alguns pedidos que não cumprem os requisitos do edital”, disse Haddad ao sair do ministério. Segundo o ministro, a antecipação do indeferimento ajudará o governo a ganhar tempo para o “saneamento” das irregularidades no setor de apostas on-line.
A lista negativa trará empresas que fizeram o pedido de autorização até esta segunda-feira (30), último dia do prazo, mas foram excluídas por não cumprirem os requisitos legais, como a apresentação de documentos ou comprovação de capacidade técnica. Segundo o Sistema de Gestão de Apostas (Sigap) do Ministério da Fazenda, 180 empresas apresentaram 185 pedidos, dos quais 31 foram protocolados ontem.
BRASÍLIA – O avião oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma falha técnica após decolar da Cidade do México, nesta terça-feira, 1. O petista estava na cidade para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está queimando combustível para retornar à capital mexicana. Lula voltará ao Brasil em outro avião. Veja abaixo a nota oficial assinada pelo brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica:
“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”.
A rede social X informou nesta terça-feira (1°) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai pagar multas que somam R$ 28,6 milhões para voltar a operar no Brasil.
![]()

![]()
A manifestação da defesa da rede foi feita após Moraes anunciar, na sexta-feira (27), novas determinações para liberar o funcionamento da rede no Brasil.
Segundo o X, o valor total das multas devidas envolve R$ 18 milhões que foram bloqueados nas contas do X e da Starlink, empresa que também é de propriedade de Elon Musk, mais R$ 10 milhões pelo acesso que foi permitido por meio da plataforma Cloudflare e R$ 300 mil que foram aplicados contra a advogada Rachel Villa Nova, representante legal da rede.
O Campeonato Potiguar Feminino recebe novo apoio em 2024. A governadora Fátima Bezerra anunciou o apoio do programa Nota Potiguar no valor de R$150mil para aquisição do Naming Rights do Campeonato Potiguar Feminino 2024.
O anúncio conteceu nesta terça-feira (1°) em reunião com a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e clubes participantes do certame. Estiveram presentes na Governadoria do RN os representantes de ABC, Alecrim, América, Estrela Potiguar, Força e Luz, Globo, Monamy, Potiguar de Mossoró, União e UNIVAP.
Na próxima semana acontecerá o Conselho Técnico para a organização da disputa, quando serão discutidos os detalhes da competição.
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) regulamentou, por meio de portarias publicadas nesta terça-feira, 1, o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal. O plano foi construído durante seis meses por 10 ministérios e encabeçado pelo MGI em meio a crise com denúncias contra Silvio Almeida.
“A prevenção, o acolhimento, os cuidados às pessoas e o direito ao sigilo são pilares centrais no enfrentamento de qualquer forma de assédio e discriminação no setor público”, disse a ministra do MGI, Esther Dweck, na nota que anuncia o lançamento do plano.
O Plano Federal estabelece padrões para o tratamento e prevenção do assédio no ambiente de trabalho, seja ele moral ou sexual. O texto estabelece compromissos institucionais com universalidade, acolhimento, comunicação não violenta, integralização, resolutividade e transversalidade para combate ao assédio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista a jornalistas no México ser “inexplicável” o Conselho de Segurança da ONU não ser capaz de fazer Israel conversar sobre o conflito no Oriente Médio. Na situação atual, de acordo com o petista, o governo israelense “só sabe matar”.
Israel ataca sistematicamente a Faixa de Gaza há cerca de um ano, desde que o grupo extremista Hamas fez uma série de atentados contra o país. Agora, os israelenses começaram a fazer ataques contra o Líbano sob o argumento de destruir o Hezbollah. Já há vítimas brasileiras.
“O que eu lamento é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar ao em vez de só saber matar”, declarou o petista. Lula critica frequentemente as ações militares israelenses.
Um policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na manhã desta terça-feira (1º) em Mossoró, na Região Oeste do estado, após ser condenado em segunda instância na Justiça pelo crime de tortura.
O servidor Francisco Giovanni de Souza Gonçalves, de 38 anos, foi detido em casa, por volta das 6h30, dentro de casa, no bairro Nova Betânia.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Rafael Motta (Avante), candidato à prefeitura de Natal, cumpriu agenda na manhã desta terça-feira (1º), no Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado, no bairro Cidade Alta.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Aos representantes dos servidores públicos presentes, o candidato falou que a categoria é indispensável na idealização e execução de projetos na cidade. Ele afirmou também que é possível garantir a valorização dos servidores, como reajuste salarial e melhores condições de trabalho, sem que isso gere impacto negativo nas contas públicas.

Natália Bonavides (PT), candidata à prefeitura de Natal, realizou na manhã desta terça-feira (1º) uma movimentação de campanha no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte da capital.
Ao lado de apoiadores e do candidato a vice-prefeito na chapa, Milklei Leite, Natália esteve em carro aberto passando pelas ruas do bairro, distribuindo panfletos e santinhos. Com a comunidade, Natália falou sobre propostas que ela pretende implementar caso seja eleita.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Quatro chalés em fase final de construção ficaram destruídos após um incêndio na tarde desta terça-feira (1) em Pipa, no município de Tibau do Sul, no litoral do Rio Grande do Norte. Ninguém ficou ferido. (Veja vídeo).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência aconteceu por volta das 14h. Segundo a corporação, o fogo se espalhou rapidamente facilitado pela quantidade de palhas e madeiras que tinham no local.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, 1º, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a lembrar que os apostadores terão 10 dias para fazer o resgate dos valores nas bets que estiverem irregulares. Ele confirmou que a lista daquelas que não pediram autorização até o dia 17 de setembro será divulgada ainda nesta terça-feira.
“Terá [um prazo de] 10 dias, [que servem] mais para quem é apostador do que para a casa de aposta. Isso porque tem muita gente que tem recurso financeiro depositado na casa de aposta. Os 10 dias são para a pessoa verificar se tem saldo e pedir a restituição”, disse.
Haddad também lembrou que mesmo as bets que pediram autorização mas não cumprirem as regras também poderão sair do ar caso seja constatada alguma irregularidade. “Caso não venham a ser credenciadas até o final do ano ou não paguem a outorga, sairão do ar”, afirmou.
O Ministério da Fazenda irá divulgar nesta terça-feira, 1º, uma lista com as empresas de apostas online que pediram à pasta autorização para operar no País. As bets que não estiverem na lista serão consideradas ilegais e estarão proibidas de oferecer apostas.
Essas plataformas, porém, terão de deixar seus respectivos sites e aplicativos no ar até o dia 10 de outubro para que os apostadores possam sacar os recursos depositados. Passado o prazo de 10 dias, em 11 de outubro, as plataformas das bets irregulares estarão proibidas e serão derrubadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A fiscalização será feita pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda, em coordenação com a Anatel, o Banco Central e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O zagueiro Pedro Geromel anunciou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, a aposentadoria no futebol. Há 11 anos no Grêmio, o jogador disse que ao fim da temporada 2024 vai parar e aproveitou a ocasião para agradecer esse período em que defendeu a camisa do clube gaúcho.
“O Grêmio faz parte da minha vida. O clube me possibilitou ganhar títulos, vestir a camisa da seleção e ser conhecido pelo meu trabalho. Sou muito grato. Meus filhos são gaúchos e torcem muito pelo clube”, disse.
Com 405 partidas no currículo, Geromel é o 13º jogador que mais vestiu a camisa gremista. Com 11 títulos conquistados, o zagueiro revelou o que o motivou a anunciar a aposentadoria agora.
Evaristo Costa afirmou ter perdido mais de 22kg ao longo de três semanas. O jornalista, que foi diagnosticado com Doença de Crohn disse, em entrevista ao PodCringe na última quinta-feira, 26. “Me sinto definhando, é como eu explico ao médico. Todos os dias eu me sinto definhando”, explicou.
“Eu cheguei a 99 kg, porque eu estava tomando corticoides, que incham demais. Os médicos chegaram à conclusão de que o corticoide não faz efeito em mim, além de deixar o Crohn estabilizado”, disse.
Segundo ele, o corte do uso de medicamentos com corticoides (que reduzem a inflamação do corpo) ocasionou a perda repentina de peso. “Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela não me dá os nutrientes que eu preciso. Estou sempre com a imunidade baixa”.
Uma modelo brasileira foi encontrada morta em Miami, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos, depois de participar de uma festa em um iate de luxo. Adriana Vieira, de 31 anos, foi vista pela última vez no dia 21 de setembro, quando saiu do barco para nadar, mas não retornou.
Seu corpo foi encontrado no dia seguinte, próximo a uma marina, em Miami Beach. A polícia americana investiga as circunstâncias da morte. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha o caso.
Adriana vivia nos Estados Unidos com um filho de seis anos que está sob os cuidados da babá brasileira. Em suas redes sociais, a modelo postava vídeos de seu trabalho como modelo e dançarina. Nas publicações, ela ostentava uma vida de luxo, em festas, baladas e lojas de grife, além de viagens para locais glamurosos Em sua conta no Instagram, Adriana tinha 505 mil seguidores.
