América-RN e Apodi decidem nesta sexta-feira quem vai para a final do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino – Série Ouro. O confronto está marcado para 20h30, no ginásio Nélio Dias, em Natal.

O Alvirrubro tem a vantagem do empate por ter vencido o primeiro confronto por 2 a 1, em Apodi, com gols de Betinho e Anderson Tangará. O Apodi precisa vencer por qualquer placar para forçar a prorrogação.

– A gente vem com uma vantagem importante. Temos dois resultados que poderão nos dar a classificação e mentalmente isso é importante para o grupo. Vai ser um grande jogo, mas acreditamos que, com o apoio da nossa torcida, podemos conquistar essa vaga na final – afirmou Leonardo Lopes, treinador do América.

Leia mais

Construções Recreio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) soltou um alerta sobre o uso seguro de fórmulas infantis. Entre as recomendações está a de que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio de comércio eletrônico, devido à dificuldade para saber a origem e a regularização do produto.

Fórmulas infantis são produtos, em forma líquida ou em pó, especialmente fabricados para satisfazer as necessidades nutricionais de públicos específicos. Esses produtos precisam ter registro na Anvisa, conforme determina a legislação, e somente devem ser utilizados sob prescrição por profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista.

As fórmulas infantis podem ser classificadas como alimentos destinados à alimentação de lactentes (0 a 6 meses de idade) e/ou de seguimento para lactentes (6 a 12 meses de idade) e/ou crianças de primeira infância (1 a 3 anos de idade).

Leia mais

Construções Recreio

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quarta-feira, 25, que se o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “fosse esperto”, diria que a solução para a guerra entre seu país e a Rússia tem solução diplomática em vez de militar. O ucraniano disse mais cedo na Assembleia Geral da ONU duvidar do interesse pela paz de Brasil e China, que pressionam para que os beligerantes discutam uma forma de encerrar a guerra.

“O que estamos propondo não é fazer a paz por eles. Estamos é chamando a atenção para que eles levem em consideração que somente a paz vai garantir a Ucrânia enquanto um país soberano e que a Rússia sobreviva. Eles não precisam aceitar a proposta da China e do Brasil porque não tem proposta. Tem uma tese de que é importante começar a conversar. Ele, se fosse esperto, diria que a solução é diplomática, não é militar”, disse o presidente brasileiro.

Segundo Lula, Zelensky “só falou o óbvio” em partes de seu discurso. “Ele tem que defender a soberania, é obrigação dele. Ele tem que ser contra a ocupação territorial, é obrigação dele. O que ele não está conseguindo fazer é a paz”, disse o petista.

Leia mais

Limpa Mil

Clínicas particulares começaram a oferecer nesta semana a vacina que protege bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como bronquiolite e pneumonia. Produzido pela Pfizer, o Abrysvo é o primeiro imunizante aprovado no Brasil para os dois grupos populacionais mais vulneráveis às infecções por VSR, idosos e bebês, estes a partir da imunização das mães, durante a gestação.

Com a imunização, os anticorpos gerados pela mãe conseguem migrar para o bebê pela placenta e protegê-lo durante os primeiros meses de vida – no estudo de fase 3, a vacina se mostrou capaz de prevenir 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até três meses de idade. Para bebês até seis meses, a porcentagem foi de 69%.

“Como nós ainda não dispomos de uma vacina contra VSR para crianças, é extremamente importante a chegada desse imunizante para a gestante. É a forma mais importante que temos, neste momento, de prevenir (formas graves de doenças respiratórias)”, afirma José Geraldo Leite Ribeiro, pediatra e epidemiologista do Fleury Medicina e Saúde.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Seis pessoas foram diagnosticadas com botulismo na Bahia em 2024. Segundo o Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas destas pessoas morreram. A investigação epidemiológica constatou que quatro dos pacientes diagnosticados ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas.

Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um quarto o paciente já recebeu alta hospitalar e outros dois morreram. As mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.

Apesar de não ser contagiosa, o botulismo é uma doença considerada grave e de alta letalidade. Causada toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o contágio é feito através do contato com ferimentos ou ingestão de alimentos contaminados, que independente da quantidade pode intoxicar o paciente.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O candidato à prefeitura de Natal Rafael Motta (Avante) fez uma caminhada nesta quarta-feira (25) pela Zona Norte da cidade. A concentração aconteceu na Avenida Maranguape, no bairro Panatis. O candidato passou parou em casas e comércios da região.

Para a Zona Norte, Rafael Motta defendeu a construção de um Hospital Municipal Veterinário para atender os animais de forma gratuita, fornecendo suporte para consultas, vacinas e castração de cães e gatos.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A candidata Natália Bonavides (PT) participou nesta quarta-feira (25) de uma sabatina promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal. O evento contou com a participação de representantes da diretoria da entidade e presidentes de associações ligadas ao comércio das quatro regiões da cidade.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Entre os assuntos abordados, os comerciantes citaram dificuldades para empreender na capital. Natália afirmou que, se for eleita, deve implementar políticas públicas de estímulo à capacitação de mão de obra e geração de empregos.

Leia mais

Limpa Mil

Zagueiro campeão do mundo com a seleção francesa em 2018, Raphael Varane anunciou a aposentadoria dos gramados nesta quarta-feira. O jogador estava no Como, da Itália, mas optou por encerrar sua carreira aos 31 anos após sofrer nova lesão no joelho. Nas últimas temporadas, ele conviveu com problemas físicos, principalmente na reta final de sua passagem pelo Manchester United.

Agora ex-jogador, Varane permanecerá no Como, clube comandado por Cesc Fábregas e recém promovido à primeira divisão do Campeonato Italiano, em uma função ainda não revelada. Nesta temporada, a equipe se lançou ao mercado para se reforçar para a disputa da competição. Além de Varane, Sergi Roberto e Belotti se juntaram ao elenco do modesto clube da região da Lombardia.

“Eu me mantenho no mais alto padrão, quero sair forte, não apenas me agarrar ao jogo. É preciso uma grande dose de coragem para ouvir o seu coração e o seu instinto. Desejo e necessidades são duas coisas diferentes. Já caí e levantei mil vezes, e desta vez é o momento de parar e pendurar as chuteiras com meu último jogo tendo sido um troféu em Wembley”, escreveu Varane em seu Instagram.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez um alerta de fortes chuvas à população do estado na manhã desta quarta-feira (25). Várias regiões estão sofrendo com tempestades isoladas, chuvas persistentes, rajadas de vento intensas e alagamentos pontuais.

Em algumas regiões, como a região metropolitana de Porto Alegre, parte do litoral médio e norte, também foram registradas chuvas de vento fortes com raios e granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia divulgado um alerta de perigo nessa terça-feira (24). As áreas mais afetadas são, principalmente, o sudoeste, sudeste e o centro do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Após ter o pedido de prisão revogado, o sertanejo Gusttavo Lima voltou ao Brasil para cumprir agenda de seu novo projeto. O cantor anunciou para esta quarta-feira, 25, o lançamento do acústico In Greece, gravado em um barco na região de Mykonos, mesma ilha grega onde ele celebrou seu aniversário de 35 anos.

Foi justamente essa viagem que chamou a atenção de investigadores na Operação Integration. Entre os convidados da festa de aniversário do sertanejo estavam os investigados José André e Aislla, donos da empresa de apostas Vai de bet.

O casal usou a mesma aeronave que transportou Gusttavo para a Grécia e que fez na ida o trecho Goiânia-Atenas-Kavala e na volta, Kavala-Atenas-Ilhas Canárias-Goiânia. “Esses indícios reforçam a gravidade da situação e a necessidade de uma investigação minuciosa, evidenciando que a conivência de Nivaldo Batista Lima com foragidos não apenas compromete a integridade do sistema judicial, mas também perpetua a impunidade em um contexto de grave criminalidade”, disse a juíza Andrea Calado da Cruz na decisão que levou ao pedido de prisão do cantor.

Leia mais

Limpa Mil

Para celebrar 52 anos de vida e mais de três décadas de carreira, o cantor Waldonys sobe ao palco do Teatro Riachuelo Natal neste domingo (29). O show vai contar com dois convidados: o poeta Dorgival Dantas e a rainha do forró Eliane. A apresentação começa às 19h30.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Além deles, a noite de forró para comemorar o aniversário de Waldonys terá a participação especial de Marina Elali, Tanda Macêdo e Luciano Moreno, filho do cantor.

Leia mais

Construções Recreio

Carlos Eduardo (PSD) foi o terceiro candidato à prefeitura de Natal a participar da rodada de entrevistas promovida pelo RN1, da Inter TV Cabugi. A entrevista nesta quarta-feira (25) foi conduzida pelos jornalistas Anna Alyne Cunha, apresentadora do RN1, Ayrton Freire, apresentador do Bom Dia RN, e Fernanda Zauli, coordenadora do g1 RN, no estúdio da Inter TV Cabugi, em Natal.

O candidato respondeu aos questionamentos dos entrevistadores e destacou propostas como a construção de sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) em Natal (veja no vídeo acima).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O túnel que compõe o complexo viário da Urbana, na Zona Oeste de Natal, foi finalizado e entregue nesta quarta-feira (25), dez anos após o prazo previsto, já que a trincheira fazia parte do pacote de obras para mobilidade em Natal para a Copa do Mundo de 2014 – a capital potiguar foi uma das 12 sedes da competição.

O tráfego de veículos no trecho foi liberado a partir desta quarta no sentido da Zona Oeste para a Zona Norte.

Com 6,5 metros de altura e 130 metros de extensão, o túnel custou R$ 6 milhões, com recursos da prefeitura e do governo federal.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Marciano Júnior (Avante) foi o terceiro candidato à prefeitura de Parnamirim a participar da rodada de entrevistas promovida pelo Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. A entrevista foi concedida nesta quarta-feira (25) aos jornalistas Ayrton Freire, apresentador do Bom Dia RN, e Igor Jácome, editor do g1 RN.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O g1 RN vai publicar as entrevistas concedidas pelos cinco candidatos à prefeitura de Parnamirim – Daniel Rizzi (Novo), Marciano Júnior (Avante), Professor Eron (PT), Professora Nilda (SD) e Salatiel (PL) – no Bom Dia RN. A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio com as equipes dos candidatos. Cada entrevista terá 30 minutos de duração.

Leia mais

Limpa Mil

Foto: Reprodução

Uma mulher de 79 anos foi vítima de um golpe por acreditar que estava namorando com o empresário americano Elon Musk. A denúncia foi feita na tarde de segunda-feira (23), no município de Toledo, no interior do Paraná. A vítima acreditava que estava recebendo mensagens do multibilionário, que fazia promessas para idosa.

mulher transferiu cerca de R$ 4 mil em cartões da Apple, para alguém que se passava por Elon Musk, diretor-executivo da Tesla, SpaceX e rede social X.

Leia mais

Limpa Mil

Diego Augusto vive há cinco anos em situação de rua no centro do Rio de Janeiro. Nesse tempo, passou por todos os equipamentos de acolhimento municipais e estaduais. A avaliação que faz deles é negativa: albergues infestados por percevejos, educadores sociais que chama de “opressores sociais” e estrutura ineficiente para o trabalho com saúde mental.

Enquanto sobram problemas, falta paciência para ouvir promessas vazias das autoridades. Chega a época de eleições, os futuros prefeitos, os futuros vereadores, os futuros candidatos aparecem. Querem mostrar que estão fazendo algo. Mas, tudo isso não passa de hipocrisia. Eu incentivo as pessoas a lutar e a se manifestar, a mostrar na mídia a indignação pelos direitos violados”, diz Diego.

As eleições municipais de 2024 são um dos caminhos para a população brasileira se manifestar em defesa daqueles, como Diego, que não têm moradia e vivem em situação precária nas ruas do país. Estruturas de acolhimento e de assistência social são de competência das prefeituras. Cabe aos eleitores, portanto, estarem atentos aos planos de governo dos candidatos e os pressionarem a incluir o tema em suas discussões.

Leia mais

Construções Recreio

Foto: Zeca Ribeiro/Agência CNJ

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu nesta quarta-feira o sistema eletrônico de votação do Brasil e afirmou que ele é “infraudável” e “inhackeável”. Barroso ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), crítico das urnas eletrônicas e que e fala com frequência sobre três “is”.

Bolsonaro se diz “imorrível”, “imbrochável” e “incomível”, e criou a “medalha 3 Is”, que entrega a aliados, como o presidente da Argentina, Javier Milei.

Leia mais

Construções Recreio

Após discursar de abertura na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na cidade norte-americana nesta quarta-feira (25) para outros compromissos, inclusive encontros bilaterais com presidentes de África do Sul, Colômbia e Guatemala.

A reunião com Cyril Ramaphosa, da África do Sul, é o primeiro compromisso do dia, às 9h30, horário de Brasília. Já o encontro com Gustavo Pedro, da Colômbia, acontece às 12h. O último encontro bilateral, com Bernardo Arévalo, da Guatemala, acontece às 12h30. Todos os compromissos do dia acontecem na Sede das Nações Unidas.

Lula ainda tem em sua agenda um almoço de trabalho sobre o Novo Pacto Financeiro Global. Esse pacto tem como objetivo combater a pobreza e fortalecer o combate às mudanças climáticas. A proposta, lançada inicialmente pela França, durante a COP 27, em 2022, no Egito, é focada na reforma do sistema financeiro global para responder aos desafios impostos pelo aquecimento global.

Leia mais

Limpa Mil

Uma mulher que viajava em um avião da Azul do Recife para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na quinta-feira, 19, precisou ser imobilizada pelos comissários de bordo após ter conduta agressiva com outros passageiros e depois com os tripulantes que tentaram intervir.

Vídeos postados nas redes sociais mostram a passageira aparentemente embriagada discutindo com os comissários de bordo. Segundo relatos postados por outros passageiros nas redes sociais, inicialmente a mulher discutiu com pessoas que viajavam ao seu redor, chegando a xingá-los. Quando os comissários intervieram, ela teria chegado a cuspir neles. O nome da passageira não foi divulgado.

Em nota, a Azul informou que “uma cliente indisciplinada no voo Recife-Viracopos, da última quinta-feira (19), foi imobilizada durante o trajeto, pois oferecia risco à tripulação e demais clientes pelo seu mau comportamento”. A mulher foi mantida em seu assento até o pouso da aeronave. Quando a viagem terminou, no aeroporto de Viracopos, a Polícia Federal foi chamada para acompanhar o desembarque dela.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Uma missão empresarial liderada pela Redepetro RN e o Sebrae no Rio Grande do Norte está no Rio de Janeiro, onde participa da 22ª edição Rio Oil & Gas Energy (Rog.e), principal evento de petróleo e gás da América Latina, que teve início na última segunda-feira (23) e segue até quinta-feira (26), no Boulevard Olímpico. O grupo mira na busca por inovação e na prospecção de novos mercados para ampliar as oportunidades de negócios e fortalecer o segmento onshore potiguar.

Para alcançar esse propósito, a missão, composta por 15 empresários, aposta na aproximação com potenciais parceiros comerciais e grandes operadores do setor, de fim de expandir a atuação em novos mercados da produção e exploração de petróleo e gás em terra.

Em plena curva de expansão dos negócios, a empresa mossoroense Progel, especializada em gestão ambiental e fundiária, integra a delegação potiguar na Rio Oil e Gas Energy. Segundo o empresário Gutemberg Dias, a participação no evento representa oportunidade ímpar para estreitar laços comerciais e ampliar o alcance das operações.

Leia mais

Seridó Cadeiras