Tripulante foi atendido por médico da Marinha, por telemedicina | Foto: Cedida

A Marinha do Brasil resgatou um velejador tcheco, de 56 anos, nas proximidades do arquipélago de São Pedro e São Paulo, cerca de 1,1 mil quilômetros de distância do Rio Grande do Norte. O homem era o único tripulante de um veleiro de bandeira polonesa, que se encontrava com restrição de manobra, sem o mastro e as velas. O resgate foi possível porque ele emitiu um chamado de socorro, via rádio, na tarde desse sábado (21).

De imediato, a Marinha acionou a estrutura do SALVAMAR NORDESTE, coordenando a Operação de Busca e Salvamento, acionando a embarcação “MARLIN II” que se encontra prestando apoio à Estação Científica localizada no arquipélago. A embarcação dirigiu-se ao veleiro e prestou o primeiro apoio, fornecendo água e alimento ao tripulante.

O velejador foi identificado como Vladimir Popov. Segundo a Marinha, ele encontra-se a bordo da embarcação “MARLIN II”. O homem relatou que havia saído de Cabo Verde,
há 41 dias, com destino à cidade de João Pessoa-PB. Mencionou, também, que há 18 dias havia sofrido avarias no mastro e nas velas, e que, apesar de ter propulsão mecânica, já estava com pouco combustível.

O médico do SALVAMAR NORDESTE foi acionado e constatou, por telemedicina, que o tripulante do Veleiro está bem de saúde, não faz uso de nenhum medicamento e não sofreu nenhuma lesão.

O veleiro, no momento, se encontra amarrado à boia no Arquipélago, e não há registro de poluição hídrica. A embarcação “MARLIN II” iniciará o regresso da Expedição ao Arquipélago São Pedro e São Paulo, com o velejador a bordo, no dia 29 de setembro, com previsão de chegada a Natal no dia 2 de outubro.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras