Um incêndio de grandes proporções atinge um supermercado localizado na cidade de Assu, região Oeste potiguar, desde a madrugada desta segunda-feira (9).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas ao local e começaram o combate às chamas por volta das 5h. 17 militares atuam na ocorrência, com três caminhões de combate, além de caminhões pipa.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A agência de notícias estatal da Síria (Sana) informou nesta segunda-feira (9) que pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 43 ficaram feridas durante ataque, na noite desse domingo, na província de Hama, atribuído às forças israelenses. 

De acordo com a agência, o ataque ocorreu em Masyaf, na província de Hama, perto das 23h20 (hora local).

“O número de vítimas em consequência da agressão israelense em vários locais, nas proximidades de Masyaf, subiu para 14 e 43 feridos, incluindo seis em estado grave”, indicou a Sana. No primeiro balanço desses ataques, estavam confirmadas sete mortes.

Leia mais

Limpa Mil

Definidos os dois finalistas do Campeonato Potiguar Sub-20 2024. América e Força e Luz conquistaram vaga na grande final do torneio após vencerem na fase semifinal neste domingo (8).

O América venceu o Rio Grande por 2 a 1 no Juvenal Lamartine. Ismael e Fernando marcaram para o Dragão. Jarlisson marcou para o Grandioso.

Na outra decisão, Força e Luz e QFC empataram em 1 a 1 no Frasqueirão. Vinícius marcou para o Time Elétrico e Kauê deixou tudo igual para a Águia. Nos pênaltis, o Força e Luz levou a melhor por 3 a 2.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A diretoria do QFC SAF anunciou o lateral-esquerdo Felipe Cruz, campeão brasileiro da Série D 2022 e campeão potiguar 2023, ambos pelo América-RN, como reforço para o time profissional que vai disputar a Segunda Divisão do Campeonato Estadual 2024.

O jogador tem 26 anos, é natural de Natal-RN e estava no Santa Cruz de Natal por onde jogou o estadual desse ano. Nas categorias de base, ainda atuou pelo Ceará-CE e pelo Cruzeiro-MG.

Outros dois atletas também foram anunciados: o volante Tiago Puridade, de 20 anos, que estava na base do Náutico-PE desde 2023 e trabalhou com o técnico Sérgio China no clube pernambucano; e o atacante Ewerton Potiguar, de 26 anos, e disputou a Série D desse ano pelo Sousa-PB.

Leia mais

Limpa Mil

A participação relâmpago de Pablo Marçal (PRTB) no ato bolsonarista de 7 de Setembro rendeu mais de uma dezena de cortes para as suas redes sociais, principal ativo do ex-coach na campanha eleitoral. Mas nem todo saldo foi positivo: a ida à manifestação azedou a relação do influenciador com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem Marçal estava flertando nas últimas semanas.

Mais cedo, Bolsonaro divulgou uma nota acusando o candidato à Prefeitura de São Paulo de fazer “palanque às custas dos outros”. O ex-presidente mencionou que Marçal tentou subir no trio elétrico ao fim do ato, mas foi barrado por “questões óbvias”. Segundo Bolsonaro, o episódio foi o “único e lamentável incidente” da manifestação.

Ao Estadão, Marçal negou a acusação de que tenha usado o ato como palanque. “Como fazer palanque se não me deixaram subir no palanque? Eu fui para os braços do povo. Não tive fala nenhuma, só fui o único que foi para os braços do povo”, afirmou o candidato do PRTB. Por volta das 15h30, Marçal publicou um vídeo no Instagram reiterando que foi barrado e declarando que está sozinho: “Deus, povo e nada mais”.

Leia mais

Construções Recreio

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou hoje (8) que sofreu um ataque hacker na última sexta-feira (6). Chamada de “atividade criminosa cibernética” pelo órgão, a ação teria o objetivo de paralisar os sistemas.

A assessoria disse, em nota, que o controle foi totalmente retomado “em questão de poucos minutos” e os serviços digitais voltaram a funcionar normalmente. Também segundo o órgão, o “fato não causou prejuízos aos usuários”.

Ainda não foram divulgadas informações sobre origem, autoria e investigações sobre o ataque.

Leia mais

Construções Recreio

América-RN e Força e Luz são os finalistas do Campeonato Potiguar Sub-20 2024. Em semifinais disputadas neste domingo, eles eliminaram Rio Grande e QFC, respectivamente.

Pela manhã, o América venceu o Rio Grande por 2 a 1, com gols de Ismael e Fernando. Jarlisson descontou. A partida foi disputada no Estádio Juvenal Lamartine.

À tarde, Força e Luz e QFC empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar, no Frasqueirão. Vinícius abriu o placar para o Time Elétrico no primeiro tempo, e Kauê conseguiu a igualdade nos acréscimos da segunda etapa. Nas penalidades, com erros dos dois lados, o Força venceu por 3 a 2.

Leia mais

Construções Recreio

As contas públicas são objeto de atenção constante de gestores públicos, economistas, jornalistas e investidores. Elas totalizam os gastos e as receitas do principal agente da economia nacional: o governo federal.

O governo recolhe impostos, taxas e contribuições para pagar a prestação de serviços à população. Ele também financia suas atividades levantando dinheiro com a venda de títulos públicos. As contabilidades dessas operações são feitas mensalmente e totalizadas em dois indicadores: o “resultado primário” e o “resultado nominal.”

O resultado primário indica o saldo entre os valores arrecadados e os valores gastos. Quando há mais arrecadação do que gasto, há superávit primário. Quando há mais gasto do que arrecadação, há déficit primário.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A equipe Sub-20 do América garantiu vaga na grande decisão do Campeonato Potiguar ao vencer o Rio Grande por 2 a 1.

Ismael e Fernando marcaram os gols da vitória.

Atual campeão da competição, o América aguarda o adversário, que sairá do confronto entre QFC e Força e Luz, que fazem a outra semifinal.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Grécia planeja impor uma taxa de 20 euros aos visitantes de navios de cruzeiro nas ilhas de Santorini e Mykonos durante a alta temporada de verão, em uma tentativa de evitar o excesso de turismo, disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis neste domingo (8).

A Grécia depende muito do turismo, o principal motor da economia do país, que ainda está se recuperando de uma crise que durou uma década e que acabou com um quarto de sua produção.

Mas alguns de seus destinos mais populares, incluindo Santorini, uma ilha idílica de vilarejos pitorescos e praias imaculadas com 20 mil residentes permanentes, correm o risco de serem destruídos pelo turismo de massa.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Neste domingo (8), as equipes brasileiras que disputaram os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 confirmaram o que desde o dia anterior já se desenhava: o Brasil consolida a quinta posição entres os países participantes, registra sua melhor campanha em todos os tempos e se consolida de vez como potência internacional no esporte paralímpico.

Essa história é feita de muitos heróis e muitas heroínas, de trajetórias de vida inspiradoras, de trabalho em equipe e, também, de planejamento e apoio público. A delegação verde-amarela teve o suporte de programas como o Bolsa Atleta.

No último dia de competições, novas estrelas. Até sábado, o Brasil disputava com a Itália quem ficaria em quinto lugar na classificação geral. Duas novas medalhas de ouro, uma na canoagem e outra no atletismo, além de uma prata também na canoagem, selaram o quinto lugar na classificação geral. A melhor campanha, antes de Paris, tinha sido conquistada em Tóquio 2021, com 22 medalhas de ouro e um total de 72 pódios, fechando na sétima posição.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O candidato opositor Edmundo González Urrutia, rival do ditador Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas de 28 de julho e que estava refugiado na embaixada da Espanha após sofrer perseguição política, deixou a Venezuela na noite desse sábado (7) e seguiu para a Espanha, onde havia pedido asilo político.

No X (antigo Twitter), o ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, confirmou que Gonzáles estava indo à Espanha “a seu pedido” em uma aeronave da Força Aérea Espanhola. “O Governo da Espanha está comprometido com os direitos políticos e a integridade física de todos os venezuelanos”, publicou o chanceler.

González é um dos principais alvos da perseguição política engendrada pelo regime de Maduro após as eleições de julho, que o governo alegou ter vencido, embora todas as evidências mostrem o contrário. Maduro se recusou a divulgar as atas eleitorais que comprovariam o resultado.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Uma feira de empregabilidade que acontece na próxima sexta-feira (13) em Natal vai oferecer mais de 1 mil oportunidades de trabalho e estágios na capital potiguar e outras cidades do Rio Grande do Norte. O encontro ocorre no Grau Técnico que fica na Rua Cel. José Bernardo, 970, Alecrim.

O evento acontece das 8h às 12h. A entrada é gratuita e os interessados só precisam levar um documento oficial com foto e, se possível, o currículo atualizado. As oportunidades são para vagas em regime CLT, estágios e programas de menor aprendizagem.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A influência das redes sociais nas eleições municipais deste ano transformou o cenário das campanhas eleitorais, embora ainda não seja suficiente para substituir o papel central do rádio e da televisão. Especialistas ouvidos pelo Broadcast Político consideram o horário eleitoral gratuito um formato capaz de validar a narrativa partidária construída na internet, mas não só.

A propaganda eleitoral gratuita nos tradicionais veículos de comunicação começou na sexta-feira, 30, e vai até o dia 3 de outubro, em uma primeira etapa antes do primeiro turno de votação, marcado para 6 de outubro. Os partidos e candidatos terão 35 dias para apresentar suas propostas em duas inserções obrigatórias na programação das emissoras. Esse período no pleito passado era de 45 dias.

Especialistas apontam que a redução pode estar relacionada tanto à chegada de novos formatos de campanha quanto à diminuição de recursos, pois as redes sociais se mostram um meio mais econômico, prático e de grande alcance. Ainda assim, dizem não acreditar que uma substituirá a outra a médio prazo.

Leia mais

Limpa Mil

A atleta paralímpica potiguar Adriana Azevedo, conquistou o 4º lugar na Semifinal Caiaque 200m KL1, das Paralimpíadas, na manhã deste domingo (8), com tempo de 1min00s13. A vencedora da série foi a alemã Edina Mueller, com 57s10, seguida pela japonesa Monika Seryu, com 57s98, e pela britânica Jeanette Chippington, com 58s71. Por meio das redes sociais, a atleta do Rio Grande do Norte repostou uma postagem da Associação Náutica Curitiba, que reconheceu a representatividade que ela exerceu nos jogos, e escreveu: “obrigada, família”.

Adriana Azevedo é mãe, avó, dona de casa, bicampeã brasileira de paracanoagem e representou o Brasil pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O caminho da atleta do Rio Grande do Norte foi árduo. Adriana teve poliomielite aos 11 meses de vida e com dois anos começou a nadar. Foi atleta da natação até 2016, quando resolveu mudar de esporte.

Dona de mais de duzentas medalhas em mais de duas décadas de natação paralímpica, Adriana Azevedo teve uma rápida ascensão na canoagem. A atleta começou a competir na nova modalidade no primeiro semestre de 2016, quando tentou uma das últimas vagas para a Paralimpíada do Rio, mas não conseguiu.

Leia mais

Limpa Mil

Uma missão humanitária composta por 62 bombeiros do Brasil combaterá incêndios florestais na faixa de fronteira com a Bolívia. Serão 37 agentes militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), e 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A coordenação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e os trabalhos são chefiados por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo nota publicada pelo MRE, os incêndios ao longo da faixa da fronteira ameaçam atingir o Pantanal brasileiro. Por isso, a missão tem tanto o objetivo de ajudar a Bolívia a combater o fogo em seu território, como evitar que novos focos atinjam o Brasil.

O comando da missão atua com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Estão previstos sobrevoos e análises de mapas satelitais para identificar focos de incêndio na fronteira da Bolívia com os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O abastecimento de água foi suspenso na manhã deste domingo (8) em pelo menos cinco cidades do Rio Grande do Norte por conta da queda de energia elétrica em estações de bombeamento da Adutora Serra de Santana.

As cidades afetadas foram:

O consórcio CONISA, na região Seridó, também teve o abastecimento de água afetado.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Um avião da Força Aérea da Espanha retirou o opositor Edmundo González Urrutia da Venezuela com destino à Espanha, em um acordo com o governo de Nicolás Maduro para conceder asilo ao político que contestou o resultado eleitoral que deu a reeleição a Maduro no dia 28 de julho. Sua madrinha política, María Corina Machado, informou que ele chegou no país europeu na manhã deste domingo (8).

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou no final da noite desse sábado (7) que o governo concedeu asilo político a Edmundo após ele se refugiar durante dias na embaixada da Espanha em Caracas.

“Uma vez ocorridos os contatos pertinentes entre ambos os governos, cumpridos os extremos do caso e de acordo com a legalidade internacional, a Venezuela concedeu o devido salvo-conduto em prol da tranquilidade e da paz política do país. Esta conduta reafirma o respeito ao Direito que tem prevalecido na atuação da República Bolivariana da Venezuela na comunidade internacional”, afirmou Rodríguez em uma rede social.

Leia mais

Limpa Mil

A ADM Consult, empresa júnior do curso de Administração da UFRN, em parceria com o Sebrae RN e coordenado pelo professor Valdemir Galvão de Carvalho, vai realizar o evento Gestão 360°. O evento é voltada tanto à capacitação de microempreendedores quanto de pequenos empresários e acontece na próxima segunda-feira (9), a partir das 18h, no Sebrae-RN. São ofertadas 50 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição por meio do formulário on-line.

O Gestão 360° integra o projeto de extensão Transformando Microempreendedores em Gestores de Sucesso, desenvolvido pela ADM Consult com a colaboração do Sebrae-RN. O objetivo é impulsionar microempreendedores individuais (MEIs) por meio de conteúdos práticos e estratégicos apresentados por especialistas da área.

O evento foi elaborado em um formato imersivo e dinâmico, focado em capacitação prática, considerando a acessibilidade e compatibilidade com a realidade dos microempreendedores. A programação conta com duas palestras ricas em conhecimento e estratégias, cada uma com duração de uma hora.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Uma iniciativa tem mudado a vida de pessoas analfabetas em Natal num período de cerca de quatro meses. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos tem dado a oportunidade para parte da população aprender a ler e escrever e ter uma vida mais autônoma e independente.

“Eu nasci no interior, meus pais sempre moraram em fazendas, então eu estava sempre mudando de lugar. Quando eu cresci, ao invés de procurar estudo, fui procurar trabalho. Trabalho desde os 10 anos”, contou Adriana Araújo, de 46 anos, aluna do Módulo I do projeto, voltado para pessoas que estão em nível inicial.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes