O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN) iniciou a rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Natal, nesta segunda-feira (9). O objetivo é analisar as propostas com o viés da construção civil na perspectiva do desenvolvimento sustentável, inclusivo e fomento de geração de emprego e renda de Natal. O primeiro entrevistado foi Rafael Motta (Avante).

O Sinduscon pautou temas relativos a continuação e efetividade do Plano Diretor de Natal, as parcerias público-privadas (PPPs), concessões, medidas de desburocratização para emissão de licenciamentos, a modernização da legislação que regula o desenvolvimento urbano e entre outros. Em 2023, a construção civil foi o setor que mais gerou emprego com carteiras assinadas no Brasil. Apenas no primeiro semestre do ano passado, foram quase 3 mil vagas geradas no RN.

“A construção civil é um setor extremamente importante para o município e para o Rio Grande do Norte. Foi um grande empregador e a gente precisa que a gente encontre um ambiente de negócio favorável pra que a gente possa desenvolver as nossas atividades. Então dentro desse cenário é muito importante que a gente ouvir as propostas dos candidatos para o setor e o que que eles pensam sobre parcerias público-privadas e o que pensam para o crescimento sustentável”, afirmou Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon.

Leia mais

Construções Recreio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu, nesta segunda-feira (9), manter os trabalhos da audiência de conciliação que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Segundo o ministro, que é relator das ações que tratam do tema, as audiências vão continuar mesmo sem presença dos representantes da Articulação dos Povos Indígenas (Apib), principal entidade que atua na defesa dos indígenas.

Leia mais

Limpa Mil

As vendas de títulos públicos a pessoas físicas pela internet somaram R$ 6,43 bilhões em julho, divulgou nesta segunda-feira (9) o Tesouro Nacional. Esse é o segundo maior valor mensal desde a criação do programa, em 2002, só perdendo para março de 2023, quando as vendas tinham somado R$ 6,84 bilhões e bateram recorde.

Em relação a junho, as vendas subiram 13,2%. Na comparação com julho do ano passado, o volume cresceu 80,04%.

Dois fatores contribuíram para o alto volume de vendas em julho. O primeiro foi a recompra pelo Tesouro de títulos corrigidos pela Taxa Selic (juros básicos da economia), que foram trocados por papéis novos. O segundo foi a forte emissão de títulos corrigidos pela inflação, cujas emissões mensais bateram recorde mensal e atingiram R$ 2,32 bilhões.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A Justiça de Pernambuco concedeu liberdade para a influenciadora digital Deolane Bezerra, presa na quarta-feira, 4, durante a operação da Polícia Civil de Pernambuco que mira uma organização criminosa suspeita de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. A confirmação foi feita por sua irmã Dayanne Bezerra que fez publicação na manhã desta segunda-feira, 9, nas suas redes sociais, e também pela defesa de Deolane.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco disse, no entanto, que ainda há procedimentos para serem realizados até a saída dela da unidade.

As autoridades dizem que entre os alvos da investigação está um grupo ligado a bets (sites de apostas esportivas), mas afirmam que o alvo da investigação são atividades não permitidas pela lei (apostas esportivas são regulares). Conforme o Estadão mostrou, há suspeita de que as bets eram usadas para lavar dinheiro do jogo do bicho.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Os passeios turísticos com embarcações nos parrachos de Rio do Fogo e Touros, no litoral do Rio Grande do Norte, foram retomados nesta segunda-feira (9), menos de uma semana depois do acidente que deixou duas pessoas mortas na região.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) havia suspendido os passeios na quinta-feira passada (5) após uma lancha com 17 passageiros e dois tripulantes virar no mar.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza (PL), foi o primeiro entrevistado do programa Ligado na Cidade, da Jovem Pan News Natal, nesta segunda-feira (9). Ele afirma que recebeu o compromisso de destinação de emendas de senadores e cinco deputados para construção de cinco escolas. O candidato também falou em ampliar o número de escolas cívico-militares de duas para cinco, até o final de uma eventual gestão no município.

“Nós temos dialogado já com os senadores que nos apoiam, os cinco deputados federais, e cada um já tem assumido o compromisso de no primeiro ano colocar uma emenda, de cada um, no valor de R$ 3,6 milhões para que a gente venha a construir essas cinco escolas no segundo ano do governo. Escolas no padrão MEC, com 12 salas de aula”, disse Salatiel de Souza.

O candidato justificou que a proposta de ampliar o número de escolas cívico-militares no município se dá porque o modelo traz “disciplina, ordem e organização”. Segundo ele, as notas nessas escolas são melhores quando comparadas com a tradicional.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O conselheiro e ex-vice presidente administrativo do ABC, Wilson Cardoso, anunciou nesta segunda-feira (9) a sua pré-candidatura à presidência do clube. Em publicação nas redes sociais, Wilson confirmou seu nome na disputa pelo pleito que acontece no mês de novembro.

“Desta vez quero participar ativamente, como presidente, para que assim, possamos ver um novo ABC, com conquistas e avanços notórios nos próximos anos”, disse em publicação.

Com o anúncio da pré-candidatura de Wilson Cardoso, o pleito eleitoral contabiliza dois nomes anunciados na disputa. O ex-secretário de Esportes de Natal, Eduardo Machado, foi o primeiro a oficializar a candidatura.

Leia mais

Limpa Mil

O Brasil fez nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 a sua melhor campanha na história. Foram 89 medalhas, superando as 72 de Tóquio 2020 e do Rio 2016. A delegação brasileira também bateu o recorde de medalhas de ouro, com 25, batendo as 22 de Tóquio 2020.

No total, foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o que rendeu a inédita quinta posição em Paris (atrás de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda).

Entre os medalhistas brasileiros, seis são potiguares, com destaque para o ouro do judoca Arthur Silva. Veja a lista abaixo:

Leia mais

Limpa Mil

Tarifas de importação tendem a atingir desproporcionalmente famílias de baixa renda, afirmou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em um relatório divulgado nesta segunda-feira (9).

O diretor-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que o Relatório sobre Comércio Mundial – 2024 reafirmou o papel do comércio na redução da pobreza e no compartilhamento da prosperidade, “contrariando a noção atualmente na moda” de que o comércio está criando um mundo mais desigual.

Globalmente, políticas comerciais restritivas geralmente têm um impacto desproporcional sobre famílias de baixa renda, mulheres e empresas menores, que podem ter dificuldades com o aumento dos custos fixos do comércio, segundo o estudo da OMC.

Leia mais

Construções Recreio

O Sistema Tribuna de Comunicação inicia uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Parnamirim, nesta segunda-feira (9), durante o programa Ligado nas Cidades da Jovem Pan News Natal.

O candidato Salatiel de Souza (PL) será o primeiro entrevistado nesta segunda-feira. Na terça-feira (10), a candidata Professora Nilda (Solidariedade) concede entrevista.

Acompanhe a entrevista ao vivo com Salatiel de Souzana Jovem Pan News Natal:

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2024. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (9).

As localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A participação das Forças Armadas no processo eleitoral está prevista na Constituição Federal e no Código Eleitoral.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O presidente Lula (PT) editou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para garantia da votação e da apuração das eleições de 2024. De acordo com texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (9), as localidades e o período de emprego dos militares serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas eleições, as Forças Armadas atuam no apoio logístico e realizam transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para locais de difícil acesso. Somado a isso, garantem que os processos de votação e de apuração realizados pela Justiça Eleitoral ocorram dentro da normalidade. As Forças Federais ainda ajudam a manter a ordem pública em localidades em que a segurança precise de suporte extra. Esse tipo de operação é chamado de Garantia da Votação e Apuração (GVA).

O reforço pode ser solicitado pela Justiça Eleitoral sempre que for necessário assegurar o direito do eleitorado de exercer a cidadania por meio do voto e escolher representantes com tranquilidade.

Leia mais

Construções Recreio

Os 15 números do concurso 3.190, especial da Lotofácil da Independência, serão sorteados a partir das 20h (horário de Brasília) desta segunda-feira (9), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no Facebook e canal Caixa no YouTube. O prêmio está estimado em R$ 200 milhões.

Como em todos os concursos especiais das Loterias Caixa, a Lotofácil da Independência não acumula. Caso nenhum apostador acerte os 15 números da faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores de 14 números, e assim sucessivamente, conforme regra da modalidade.

Leia mais

Construções Recreio

A Justiça do Rio Grande do Norte proibiu um empresário de promover a prática do ‘esquibunda’ nas dunas da Lagoa de Jacumã, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. A brincadeira consiste em deslizar pela areia das dunas sentado em pranchas de madeira e é comum em áreas turísticas do litoral potiguar.

De acordo com a decisão judicial, o empresário também deve desativar e remover uma piscina, um poço e as estruturas de alvenaria construídas em uma área de proteção ambiental, além de dar destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Em busca do hexacampeonato, o Corinthians vai para a sua oitava final consecutiva – levou em 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023 – do Campeonato Brasileiro Feminino ao eliminar o Palmeiras apesar da derrota por 2 a 1, neste domingo, no Canindé. No jogo de ida, em Jundiaí, a equipe alvinegra havia vencido por 3 a 1.

O Corinthians vai encontrar o São Paulo, que continua vivo na briga pelo título inédito, em sua primeira decisão de Campeonato Brasileiro Feminino. Por ter a melhor campanha, o time alvinegro decidirá em casa. A equipe tricolor despachou a Ferroviária nos pênaltis, após vitória por 2 a 1, no Canindé, e derrota por 1 a 0 na Arena da Fonte Luminosa. O principal destaque foi a goleira Carlinha, que defendeu as três cobranças da equipe de Araraquara

Além de chegar à decisão, o Corinthians manteve vivo um longo tabu contra o Palmeiras. Desde 2019, quando o time alviverde reativou a modalidade, a equipe alvinegra tem 100% de aproveitamento em jogos mata-mata, são oito no total.

Leia mais

Limpa Mil

O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais do Rio Grande do Norte soma atualmente 800 quilômetros de rodovias licitadas, dos quais 546 estão em obras. Entre elas, estão a estrada de Pipa (RN-003) e a de acesso a Serra de São Bento (RN-269), localizadas na região Agreste do Estado. Para as prefeituras locais e setor empresarial, a expectativa é que a melhora dos equipamentos favoreça o desenvolvimento do turismo local.

Ao todo, segundo o Governo do Estado, estão sendo investidos R$ 70,4 milhões em seis trechos rodoviários da região Agreste. A nível estadual, estão sendo investidos R$ 428 milhões na restauração das rodovias, financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo do Plano de Promoção do Equilíbrio (PEF) junto ao Governo Federal, ao mesmo tempo em que realiza o trabalho de manutenção em vias que não entraram na primeira fase do programa.

No trecho da RN-003, entre Goianinha e Pipa, o serviço de retirada do asfalto antigo e recuperação do piso de quatro quilômetros entre os trevos de Pipa e o da praia dos Golfinhos está em fase final. Nesta semana, começam os preparativos para receber o revestimento asfáltico.

Leia mais

Limpa Mil

A melhoria da renda, o aumento da oferta de trabalho e a perspectiva de estabilidade econômica foram os principais fatores para o aumento de 14,8% das vendas financiadas de veículos novos e usados em agosto deste ano. Foram negociadas 631 mil unidades em comparação às 550 mil unidades de veículos novos e usados vendidos por meio de financiamentos no mesmo mês de 2023.

Pesquisa feita pela B3 (Bolsa do Brasil) apontou que o aumento das vendas financiadas em relação a julho deste ano foi 0,9%, quando 626 mil unidades foram negociadas.

No segmento de veículos leves, a alta também foi 14,8% em comparação a agosto de 2023, mas houve uma queda de 3,1% em relação a julho deste ano. O financiamento de veículos pesados teve crescimento de 14,1% na comparação com agosto do ano passado, indicando que as empresas de logística estão renovando suas frotas, até porque houve aumento de 3,2% em relação ao mês de junho deste ano.

Leia mais

Limpa Mil

O volante Souza, com passagens por São Paulo e Grêmio, sofreu um assalto na companhia do seu filho na zona norte do Rio de Janeiro, neste domingo. O jogador, que defende o Vasco, disse ter sido cercado por homens armados de fuzis, no bairro de Olaria.

O atleta de 35 anos estava acompanhado pelo seu filho Nicolas na rua Leopoldina Rego. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que os criminosos roubaram seu carro, celular e até os chinelos. Souza não relatou agressões físicas.

“Acabei de ser assaltado na rua Leopoldina, perto de Olaria. Levaram tudo. Levaram até meu chinelo, celular. O cara estava de fuzil, levaram o carro. Estávamos eu e o Nicolas, consegui tirar o Nicolas. Me deixaram descalço. Está tudo bem, graças a Deus!”, declarou o jogador. Ao fim do vídeo, Souza mostra policiais militares que já estariam tomando ciência do caso.

Leia mais

Construções Recreio

O América-RN anunciou na tarde desta segunda-feira que o técnico Marquinhos Santos não seguirá no clube em 2025.

Em comunicado enviado à imprensa, a SAF informou que chegou a um acordo com o treinador para a rescisão contratual. O vínculo do profissional com o Alvirrubro iria até o fim de 2025.

Marquinhos Santos foi campeão potiguar com o América-RN, mas fracassou no principal objetivo do ano, que era a conquista do acesso à Série C. O time rubro acabou eliminado pelo Retrô na segunda fase da Série D.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Começa nesta segunda-feira (9) o período dos candidatos às eleições municipais e dos partidos prestarem contas parciais das campanhas à Justiça Eleitoral. O procedimento, também válido para os concorrentes ao pleito sem registro de candidatura aprovado, deve ser feito até o dia 13 de setembro.

A prestação de contas consiste no envio de um relatório esclarecendo as verbas recebidas para financiamento da campanha, sejam elas públicas e privadas, e de que forma esses recursos foram utilizados. É importante lembrar que, além dos recursos advindos do Fundo Partidário/Eleitoral, os candidatos também podem empregar recursos próprios e recebidos por pessoas físicas.

A partir do próximo dia 15, a população poderá consultar os dados das prestações relativas a cada candidato. Entre os gastos eleitorais que devem ser apresentados, estão:

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes