O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, nesta segunda-feira, 9, a deputada estadual Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos. A nomeação ocorre após o agora ex-ministro da pasta Silvio Almeida ter sido alvo de acusações de assédio sexual. A designação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta noite.

A escolha de Lula por Macaé foi feita nesta tarde, após encontro no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo afirmou nas redes sociais que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela porém, disse seguir com esperança, com compromisso de uma vida na luta por direitos.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O atual pedido conta com o apoio de mais de 150 deputados e 30 senadores, disse Rogério Marinho| Foto: Divulgação.

Congressistas da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregaram na segunda-feira (9) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A entrega foi feita por deputados e senadores pessoalmente no gabinete de Pacheco, em um gesto político. O objetivo é pressionar o senador mineiro a avançar com o pedido de destituição de Moraes, já que a análise do pedido cabe à Casa Alta. O requerimento ainda será protocolado no sistema do Senado.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Foto: Wander Roberto/CPB

Arthur Silva, ouro no judô, Thalita Simplício – 400m T11 (prata), Cecília Araújo – 50m livre S8 (prata), Romário Marques – Goalball (bronze), Maria Clara Augusto – 400m T47 (bronze) e Rosicleide Andrade – judô (bronze) foram os potiguares que colaboraram com a maior campanha do Brasil em Jogos Paralímpicos.

O país conquistou o maior número total de medalhas, 89, superando as 72 de Tóquio 2020 e do Rio 2016. Também bateu o recorde de medalhas de ouro, com 25, batendo as 22 douradas de Tóquio 2020. No total foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o que rendeu a inédita 5ª posição no megaevento (atrás de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda).

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Foto: Reprodução

A 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal condenou nesta segunda-feira (9) o governo Lula (PT) a pagar R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por danos morais no episódio da localização e estado dos móveis do Palácio da Alvorada.

A defesa havia alegado que o casal Bolsonaro, por ocasião do exercício do mandato presidencial entre os anos de 2019 e 2022, optou por usar seus móveis pessoais no palácio, e que a mobília pertencente ao acervo ficou em um depósito.

Leia mais

Construções Recreio

Foto: Nelson Almeida/AFP

Menos de duas semanas após ter as redes sociais bloqueadas pela Justiça Eleitoral, Pablo Marçal (PRTB) atinge nas plataformas digitais números muito acima dos concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O engajamento do candidato em suas contas corresponde a oito vezes os de todos os adversários juntos.

Os dados são de um levantamento realizado pelo Datafolha e pela empresa Codecs entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro com todos os pré-candidatos ao Executivo em São Paulo. O instituto considera menções em portais de notícias, blogs e fóruns e também posts em redes sociais.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco prendeu em flagrante cinco candidatos que utilizavam pontos eletrônicos para tentar fraudar o concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no domingo (8).

As cinco pessoas foram detidas logo após o término das provas, ainda dentro de dois prédios da UFRPE, no Recife, onde a prova foi aplicada.

Leia mais

Limpa Mil

Um piloto potiguar é uma das duas vítimas da queda de um helicóptero que aconteceu na tarde desta segunda-feira (9) em Caruaru, em Pernambuco. Raildo Rodrigues, de 27 anos, era natural de Taipu, distante cerca de 55 km de Natal.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

André Gomes Ferreira, que estaria pilotando a aeronave e morreu. Um terceiro ocupante, Henrique da Cunha Santos, sobreviveu e foi levado para um hospital particular com queimaduras no corpo.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O Rio Grande do Norte alcançou aproximadamente US$ 1 bilhão em movimentações no comércio exterior, com a soma das exportações e importações, de janeiro a agosto deste ano. Mais precisamente, o valor acumulado na corrente de comércio, no período, foi de US$ 997,6 milhões, o que representa um aumento de 12% em comparação com os mesmos oito meses de 2023. As exportações totalizaram US$ 646,4 milhões, enquanto as importações somaram US$ 351,3 milhões. No acumulado do ano, o saldo da balança comercial foi de US$ 295,1 milhões.

Os dados constam na 9ª Edição do Boletim Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Estado (Sedec), com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O saldo da balança comercial em agosto deste ano foi de US$ 14,2 milhões. As exportações totalizaram US$ 76,8 milhões e as importações, US$ 62,6 milhões no mesmo mês.

Em agosto, os principais destinos dos produtos exportados pelo RN foram: Ilhas Virgens Americanas (US$ 52,1 milhões), Estados Unidos (US$ 4,3 milhões), Países Baixos (US$ 3 milhões), Reino Unido (US$ 2,7 milhões) e China (US$ 1,6 milhão). Esses cinco países representaram 89% das vendas externas do RN no oitavo mês do ano. Os principais produtos exportados no mês foram óleos combustíveis (US$ 56,8 milhões), melões frescos (US$ 3,1 milhões), melancias frescas (US$ 1,9 milhão).

Leia mais

Seridó Cadeiras

O projeto de lei do Governo Federal que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a do Imposto de Renda incidente sobre os Juros sobre Capital Próprio (JCP), foi criticado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz. Na avaliação de Serquiz, o PL tem viés arrecadatório e retrai perspectivas de novos investimentos com reflexos na geração de emprego e renda.

“Trata-se de mais um projeto de lei com calibre arrecadatório, incoerente com as premissas do Programa NIB (Nova Indústria Brasil), trazendo risco ao crescimento e retraindo a perspectiva de novos investimentos, com reflexos na geração de emprego e renda. Independente do estado, todo aumento de tributo gera impacto negativo para competitividade, porque eleva o custo da produção e interfere na precificação no mercado, atingindo a inflação e consequentemente o consumo”, avalia Serquiz.

Ainda segundo o presidente da Fiern, as ameaças de aumentos tributários trazem falta de previsibilidade e insegurança jurídica, “promovendo o adiamento e desistência de novos empreendimentos”.

Leia mais

Limpa Mil

Paraguai e Brasil se enfrentam no Defensores Del Chaco, em Assunção, pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americana para Copa do Mundo 2026. O compromisso terá início às 21h30 (horário de Brasília), nesta terça-feira (10). A seleção brasileira busca sua segunda vitória seguida na competição.

O técnico Dorival Júnior deve fazer uma mudança no ataque da seleção. No último treino de preparação para o jogo contra o Paraguai, o treinador escalou Endrick entre os titulares, no lugar de Luiz Henrique. Endrick foi a única novidade entre os 11 titulares no treino realizado no CT do Caju, casa do Athletico-PR, em Curitiba (PR). Com esta alteração, Rodrygo passou a treinar pelo lado direito do ataque. Ele jogou mais centralizado na vitória sobre o Equador, por 1 a 0, na sexta-feira, na capital paranaense.

A entrada do ex-atacante do Palmeiras pode ser a única novidade na escalação da seleção em comparação ao jogo de sexta. Assim, Dorival pode escalar a equipe com Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vinícius Júnior.

Leia mais

Construções Recreio

Arthur Silva, ouro no judô, Thalita Simplício – 400m T11 (prata), Cecília Araújo – 50m livre S8 (prata), Romário Marques – Goalball (bronze), Maria Clara Augusto – 400m T47 (bronze) e Rosicleide Andrade – judô (bronze) foram os potiguares que colaboraram com a maior campanha do Brasil em Jogos Paralímpicos. O país conquistou o maior número total de medalhas, 89, superando as 72 de Tóquio 2020 e do Rio 2016. Também bateu o recorde de medalhas de ouro, com 25, batendo as 22 douradas de Tóquio 2020. No total foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o que rendeu a inédita 5ª posição no megaevento (atrás de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda).

A quinta colocação em Jogos Paralímpicos foi a meta que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu para os Jogos de 2016, no Rio, mas na ocasião não a atingiu, conquistando 14 ouros. O planejamento estratégico feito em 2017, e revisitado em 2021, colocava a meta entre 70 e 90 medalhas e o top 8 em ouros, o que foi conquistado e até ultrapassado em Paris.

A delegação brasileira contou com 280 atletas que participam dos Jogos Paralímpicos de Paris. O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou 255 atletas com deficiência, e também viajaram à França 19 atletas-guia (18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Leia mais

Limpa Mil

No debate que o Sistema Tribuna de Comunicação, realizou nesta segunda-feira (9), através da Rádio Jovem Pan News Natal em parceria com a OAB/RN, os candidatos Paulinho Freire (União Brasil), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante) falaram em ampliar Parcerias Público-Privadas (PPP), criar programas de capacitação para gerar emprego e renda e garantir infraestrutura nos centros comerciais e no Centro Histórico, área para o qual prevêem uma revitalização. O candidato Carlos Eduardo Alves (PSD) foi convidado, mas faltou, gerando críticas dos adversários.

Com transmissão simultânea pelos canais Tribuna do Norte (Rádio 93,5 FM, YouTube, PanFlix, portal de notícias, redes sociais), o debate foi mediado pela jornalista Virgínia Coelli, âncora do Jornal da Manhã da emissora, com a participação de jornalistas do Sistema Tribuna.

A ausência de Carlos Eduardo Alves ao debate da Jovem Pan News Natal incomodou os adversários. “Lamentar a falta, pela terceira vez, do candidato Carlos Alves. Poderia estar aqui defendendo tudo o que fez e mostrando suas ideias, já que foi prefeito por quatro vezes”, frisou Paulinho Freire.

Leia mais

Limpa Mil

Veja a agenda dos candidatos à Prefeitura de Natal para a terça-feira (10):

Carlos Eduardo (PSD)
Cancelou agenda por problema de saúde.

Heró – PRTB
Manhã – Entrevista a emissora de TV Tropical
Tarde e noite – Visitas em Felipe Camarão

Leia mais

Limpa Mil

O quarto bloco do debate, promovido pelo Sistema Tribuna, foi marcado por troca de críticas entre a candidata Natália Bonavides (PT) e o candidato Rafael Motta (Avante). Após o representante do Avante questionar a candidata do Partido dos Trabalhadores sobre sua autonomia em uma futura gestão na capital, ela reforçou seu preparo técnico para assumir o cargo.

Ao todo, o quarto bloco focou nos temas de segurança, saúde, educação, economia, infratestura e turismo. O primeiro sorteado para questionar foi o candidato Rafael Motta (Avante), dentro do tema de saúde, em uma pergunta direcionada a Paulinho Freire. Na oportunidade, Motta destacou que seu plano de Governo pretende implantar o programa Facilita Natal e questionou se o concorrente tem plano semelhante para sua eventual gestão.

Em resposta, Paulinho Freire reforçou que tem projetos para a informatização do acesso à saúde, mas um dos principais pontos da sua gestão está na implantação de novas UBSs e parcerias junto à clínicas privadas. A resposta foi alvo de crítica de Motta, para quem é preciso ‘cuidar do que já existe’.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

No terceiro bloco do debate, os candidatos à Prefeitura do Natal responderam a perguntas de entidades do setor produtivo e a OAB. Entre os assuntos, a revitalização do bairro da Ribeira foi um dos temas repercutidos por Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta.

Motta disse que, como motor do desenvolvimento, vai criar a Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo. Um dos projetos é a implementação de um porto digital na Ribeira, citando o exemplo de Recife.

“Porque não se fazer na Ribeira, que hoje está completamente esquecida, uma zona Franca? Livre de qualquer tipo de ISS e IPTU, para estimular que as pessoas possam ocupar esse espaço. A Riberia hoje é um berço cultural, é um berço histórico na nossa cidade e a gente precisa trazer instituições para aquele local”, disse Rafael Motta. Ele acrescentou ainda a necessidade de segurança pública para a região.

Leia mais

Limpa Mil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (9) a urgência para votação do projeto que prevê transição para o fim da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia e da alíquota cheia do INSS em municípios com até 156 mil habitantes.

O projeto foi aprovado em agosto pela Senado. A proposta mantém a desoneração da folha de pagamento para esses setores integralmente em 2024 e prevê a reoneração gradual entre 2025 e 2027. A retomada gradual da tributação a partir de 2025 terá alíquota de 5% sobre a folha de pagamento. Em 2026, serão cobrados 10% e, em 2027, 20%, quando ocorreria o fim da desoneração. Durante toda a transição, a folha de pagamento do 13º salário continuará integralmente desonerada.

Para municípios com até 156 mil habitantes, a retomada da contribuição previdenciária também será escalonada: até o fim deste ano, será de 8% e no ano que vem, o percentual será de 12%. Em 2026, será de 16%, chegando aos 20% em 2027, no fim do período de transição.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O Ministério do Trabalho e Emprego firmou nesta segunda-feira (9) parceria com 20 organizações da sociedade civil para qualificação profissional de 15 mil jovens trabalhadores em todas as regiões do país. para trabalhadores em situação de vulnerabilidade social A iniciativa é parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ). Está prevista a aplicação de R$ 24 milhões, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Essa nova etapa do programa pretende priorizar o atendimento a jovens, mulheres, negros, egressos do sistema prisional, comunidades tradicionais e trabalhadores em vulnerabilidade social, atendidos por programas sociais, como o Bolsa-Família.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a ideia é atender no próximo ano os projetos que ainda não foram contemplados. Já a diretora de Qualificação Social e Profissional do ministério, Cristina Kavalkievicz, destacou que a expectativa é um impacto positivo “junto às comunidades nos locais onde as OSCs [organizações] atuam no benefício de jovens trabalhadores e trabalhadoras na qualificação profissional”. 

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Justiça eleitoral do Rio de Janeiro indeferiu, nesta segunda-feira (9), o registro da candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) ao cargo de vereador no município do Rio de Janeiro, nas eleições deste ano.

A ação foi ajuizada pela 125ª Promotoria Eleitoral, devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018, que estabelece inelegibilidade por oito anos, até 2026.

Na decisão, a juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo esclarece que indeferiu o pedido porque o ex-governador foi condenado por crime contra o patrimônio e crime de lavagem de dinheiro, deixando de observar o disposto no Artigo 27, Parágrafo 7º da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Leia mais

Construções Recreio

O Sistema Tribuna de Comunicação promove debate com os candidatos a prefeito de Natal nesta segunda-feira (9), a partir das 18h. Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (União Brasil) confirmaram presença. Carlos Eduardo (PSD) também foi convidado, mas a assessoria dele informou, na tarde de hoje, que o candidato está doente e não vai comparecer. O evento ocorrerá na sede da OAB na capital potiguar e será transmitido pelo portal da Tribuna do Norte e pela rádio Jovem Pan News Natal, 93,5 FM.

Na agenda do dia, o debate já não constava como uma atividade de Carlos Eduardo. A assessoria, no entanto, confirmou que toda a agenda desta segunda e também desta terça-feira (10) foram canceladas em razão da doença. Os quatro candidatos foram convidados foram aqueles cujos partidos, coligações ou federações tivessem, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.

Tribuna do Norte

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O Sistema Tribuna de Comunicação promove debate com os candidatos a prefeito de Natal nesta segunda-feira (9), a partir das 18h. Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (União Brasil) confirmaram presença. Carlos Eduardo (PSD) também foi convidado, mas a assessoria dele informou, na tarde de hoje, que o candidato está doente e não vai comparecer. O evento acontece na sede da OAB, na capital potiguar, e será transmitido pelo portal da Tribuna do Norte e pela rádio Jovem Pan News Natal, 93,5 FM.

Serão cinco blocos de aproximadamente 15 minutos cada, divididos entre rodada de perguntas de jornalistas do Sistema Tribuna, perguntas de livre escolha entre os candidatos, questionamentos de entidades empresariais convidadas, perguntas entre os candidatos por meio de sorteios e as considerações finais.

Assista o debate:

Leia mais

Construções Recreio