Cumprindo pena em liberdade pela morte dos pais, Suzane von Richthofen, de 41 anos, está prestando concurso público para ingressar como servidora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Ela se inscreveu para a função de escrevente técnico judiciário, com salário inicial de R$ 6.043, mais auxílio alimentação, saúde e transporte.

A prova objetiva, com 100 questões, foi aplicada no domingo, 8. O concurso prevê ainda uma prova prática de digitação.

A participação de Suzane no concurso, divulgada pelo blog True Crime, do jornal O Globo, foi confirmada pelo Estadão.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a decisão da 1ª Turma que tornou o senador Sergio Moro (União-PR) réu por suposta calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. Moraes é presidente do colegiado.

O ofício foi enviado nesta terça-feira, 10, um dia depois da publicação do acórdão do julgamento. A partir do acórdão, abre-se prazo para ajuizar recurso contra a decisão.

O Supremo recebeu a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em junho deste ano e abriu uma ação penal contra o ex-juiz.

Leia mais

Limpa Mil

A Voepass Linhas Aéreas suspendeu a operação da rota que era feita pela aeronave que caiu e vitimou 62 pessoas em Vinhedo, interior de São Paulo, em 9 de agosto. Segundo a companhia, “com uma aeronave a menos em sua frota”, foi necessária uma “readequação em sua malha”. Outros oito trechos também foram cancelados pela empresa.

“Os destinos deixarão de receber voos diários até o dia 26 de outubro, quando os trechos atuais e futuros serão replanejados dentro da estratégia da Voepass para a próxima temporada”, afirma a empresa, em nota. “Os passageiros que adquiriram bilhetes no período dos trechos cancelados serão tratados conforme a Resolução 400 da ANAC.”

As rotas que passam por Cascavel (PR), cidade de origem do avião que caiu, assim como as de São José do Rio Preto (SP) e Rio Verde (GO) deixaram de ser realizadas desde 2 de setembro, segundo a Voepass.

Leia mais

Limpa Mil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de vendaval e ventos costeiros e para cidades do Rio Grande do Norte. Os dois alertas são da cor amarela, que representam perigo potencial, o nível mais baixo de severidade do órgão.

Cidades de todas as regiões do estado estão inseridas no alertas, com apenas alguns municípios, nas proximidades da Paraíba, de fora do aviso.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Seleção Brasileira entra em campo contra o Paraguai na noite desta terça-feira (10) para o 19º confronto entre as seleções pelas Eliminatórias. Nos 18 jogos realizados até o momento, a Amarelinha conquistou 12 vitórias, além de quatro empates e duas derrotas. Com transmissão do Grupo Globo, a partida começa às 21h30, no Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada.

No último encontro pela competição, em 1º de fevereiro de 2022, o Brasil goleou por 4 a 0 no Mineirão, com gols de Raphinha, Philippe Coutinho, Antony e Rodrygo. A equipe brasileira, inclusive, soma três triunfos seguidos contra os adversários no torneio: 2 a 0, em 8 de junho de 2021, no Defensores del Chaco, com Neymar e Paquetá; e 3 a 0, em 28 de março de 2017, na Neo Química Arena, com Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo.

Outros grandes triunfos da Seleção Brasileira foram obtidos por 4 a 1. O primeiro ocorreu em 21 de março de 1954, no Maracanã, com gols de Julinho (duas vezes), Baltazar e Maurinho. Já o segundo, em 5 de junho de 2005, no Beira-Rio, com Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Zé Roberto e Robinho.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Mesmo sem entrar em campo desde 2023, Neymar ainda é o principal nome da seleção brasileira. Dorival Júnior e companheiros citam o atacante do Al-Hilal e a importância que o camisa 10 terá no ciclo para a Copa do Mundo de 2026. No entanto, a última vez em que Neymar esteve em campo com a amarelinha foi em outubro de 2023, quando torceu o joelho em duelo com o Uruguai. Com o avanço da recuperação na Arábia Saudita, o retorno do jogador aos campos se aproxima.

Neymar não foi convocado por Dorival Júnior para os duelos de setembro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a ideia é preservar o atacante até que ele tenha totais condições de entrar em campo novamente. Em seu perfil no Instagram, o atacante tem publicado vídeos e fotos de sua evolução física no centro de treinamento do Al-Hilal.

“Neymar é importantíssimo, fundamental e decisivo. Temos que respeitar o protocolo do que ele vinha apresentando e ainda não retornou por completo. Não tenho dúvidas de que, assim que esteja recuperado, voltará a ser relacionado. Todos sabem a importância que ele tem, ainda é muito cedo. Mesmo em seu próprio clube, está completando esse processo”, afirmou Dorival, em entrevista coletiva após a convocação da seleção para as partidas contra Equador e Paraguai.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Um jovem de 19 anos de idade foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (10) dentro de uma academia na cidade de Messias Targino, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

André Felipe Jales Fernandes era estudante da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) na cidade de Patu. Ele estava no 2º período do curso de Ciências Contábeis.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

Candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire, se mostrou confiante com a engorda de Ponta Negra, com o potencial de desenvolvimento econômico para a cidade. Alvo de pergunta sobre a obra, ele insinuou no debate do Sistema Tribuna, desta segunda-feira (9), que o PT tenta atrapalhar.

“Eu sei que vocês vão querer atrapalhar de novo para o desenvolvimento da nossa cidade e geração de emprego. Aliás, geração de emprego não é uma coisa muito bem aceita. Até porque quem voltou contra o Plano Diretor de Natal não pode defender a geração de emprego. Agora esse mesmo cuidado com o dinheiro público vocês não tiveram com o Consórcio Nordeste, que foi mandado mais de R$ 5 milhões para lá e até hoje ninguém sabe para onde esse dinheiro foi”, disse Paulinho.

A resposta de Paulinho foi para a pergunta de Natália Bonavides, que se disse impressionada sobre as “novidades” da obra da engorda de Ponta Negra. Ela defende que o serviço seja feito com cuidado e com zelo.

Leia mais

Construções Recreio

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra Santos, 36 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta terça-feira (10), menos de 24 horas depois de deixar a Colônia Penal Feminina do Recife para cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. A prisão foi decretada após Deolane descumprir medida cautelar estabelecida em acórdão do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Nesta tarde, Deolane compareceu ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano no Recife para assinar o documento que concedeu a prisão domiciliar, quando foi informada da revogação do benefício. Ao deixar a prisão ontem (9), a influenciadora, investigada por lavagem de dinheiro e envolvimento em esquema de jogos ilegais, disse que “foi uma prisão criminosa”, quando já estava seguindo para casa, após a concessão do habeas corpus.

Para a prisão domiciliar, Deolane teria de cumprir algumas medidas cautelares determinadas pela Justiça. Ela teria de ficar em casa, inclusive nos finais de semana e feriados; usar tornozeleira eletrônica e não entrar em contato com os demais investigados. Além disso, a Justiça determinou que a influenciadora não poderia se manifestar por meio de redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A Prefeitura de Natal sancionou a lei que proíbe a utilização de fogos de artifício com barulho durante o período eleitoral na capital potiguar. O texto impõe multa que pode chegar a um salário mínimo em caso de descumprimento.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

As novas regras entraram em vigor imediatamente após a publicação da lei sancionada em edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (9).

Leia mais

Construções Recreio

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (10), dez projetos em segunda discussão e alguns programas voltados para a área da educação municipal.

O Projeto dispõe sobre as medidas a serem tomadas para a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de educação infantil e de recreação infantil. Além desses, foram aprovados o programa “Vamos voltar para a escola” e o Programa Vacina na Escola.

O Plenário também deu aval ao Programa Ambiente Infantil Noturno, que trata do atendimento à primeira infância; bem como à criação do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura Empreendedora nas Comunidades; e ao PL n° 364/2022, que dispõe sobre medidas de continuidade de obras públicas.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, comandou, na tarde esta terça-feira (10), a cerimônia de assinatura digital e de lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. Os dois atos fazem parte do calendário eleitoral e estão previstos em resolução do TSE (nº 23.673/2021), que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Durante o evento, no edifício-sede do tribunal, em Brasília, a ministra Cármen Lúcia destacou que as urnas são confiáveis. “Nem adianta tentar plantar [dúvidas] porque [o sistema] já foi várias vezes testado. Em todos os exames feitos, se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna da segurança do processo eleitoral, da garantia a todos os cidadãos que ele é livre naquela cabine, que ele é o único responsável pelo seu voto e que cada município, cada estado brasileiro e o próprio Brasil depende deste voto.”

Cármen Lúcia frisou a responsabilidade cívica de cada cidadão na escolha de prefeitos e vereadores e convidou os brasileiros a compareçam às urnas, em 6 de outubro, no primeiro turno eleitoral, e em 27 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Os jovens entre 25 e 34 anos que não trabalham nem estudam — os chamados “nem-nem” — são quase 1 em cada 4 (24%) no País, conforme o estudo Education at a Glance 2024, divulgado nesta terça-feira, 10, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo de países desenvolvidos economicamente do qual o Brasil não faz parte. Esse número caiu 5,4 pontos percentuais em sete anos (era de 29,4% em 2016), mas ainda é considerado alto pelos especialistas.

O número da entidade internacional é pior do que o divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) da Educação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado e correspondente a 2022, de 20% (9,6 milhões de jovens). A PNAD avalia uma faixa etária diferente: dos 15 aos 29 anos.

Na pesquisa do IBGE, quando perguntados sobre o principal motivo de terem abandonado a escola, os jovens apontam a necessidade de trabalhar como fator prioritário (40,2%), ainda que nem sempre consigam emprego. A gravidez (22,4%) e a demanda de tarefas domésticas ou cuidar de outras pessoas (10,3%) também aparecem como motivos, sobretudo para mulheres.

Leia mais

Seridó Cadeiras

As fraudes e falhas no sistema do Pix já levaram à devolução de mais de R$ 1 bilhão aos clientes, de janeiro de 2022 até julho deste ano, segundo balanço do Banco Central (BC). O total equivale a 9,21% de todas as solicitações feitas no período, calculadas em cerca de R$ 11,1 bilhões. Os números se referem ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes.

O MED deve ser acionado toda vez que alguém for vítima de um golpe ou perceber algo estranho na transação. O cliente deve entrar em contato direto com o seu banco, que deverá acionar o mecanismo. Após avisar a instituição do golpista, o valor é bloqueado.

A maior parte dos pedidos feitos e valores liberados se referem a fraudes: de um total de 6.685.239 solicitações, 2.057.246 foram aceitas e 4.627.993, rejeitadas. Em relação a essas solicitações por fraude, de R$ 10.893.815 solicitados, foram efetivamente devolvidos R$ 864.630.148.

Leia mais

Construções Recreio

A partir do dia 22 de setembro, os interessados em astronomia poderão observar, aqui no Hemisfério Sul, a passagem pela Terra do cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), que está sendo chamado de Cometa do Século, por causa da chance de ter a maior luminosidade desde o Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997.

O cometa – fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases – foi descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, também conhecido como Observatório da Montanha Púrpura, e pelo telescópio do Sistema de Alerta Último de Impacto Terrestre de Asteroide (Atlas, na sigla em inglês), na África do Sul.

O astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que, desde agosto até a última semana de setembro, o cometa está “muito aparentemente próximo do Sol”, o que o deixará ofuscado pelo brilho da estrela central do Sistema Solar, dificultando a sua observação.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A ausência de Carlos Eduardo em mais um debate foi alvo de críticas entre os candidatos no evento organizado pelo Sistema Tribuna de Comunicação, nesta segunda-feira (9). Em um dos blocos de perguntas entre os prefeitáveis, Paulinho Freire perguntou a Natália Bonavides se o ex-prefeito é confiável.

Na resposta, a petista teceu críticas e disse que já fez oposição a Carlos Eduardo enquanto vereadora de Natal. Sobre o apoio a ele na última eleição para o Senado, Natália afirmou que o fez porque o PT tem democracia interna e assim foi deliberado.

Assista:

Leia mais

Seridó Cadeiras

A atividade industrial continua em patamar superior ao do ano passado. De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o desempenho da indústria de transformação nos sete primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, é positivo.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que, apesar de alguns indicadores analisados pela pesquisa terem recuado na passagem de junho para julho deste ano, o quadro geral é positivo.

“Os Indicadores Industriais de julho trazem como destaque a manutenção do nível de atividade em 2024 acima do registrado em 2023. Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o ano passado, todas as variáveis mostram alta, algumas expressivas, tanto aquelas mais ligadas à atividade, como o faturamento, a utilização da capacidade instalada, como aquelas mais ligadas ao mercado de trabalho, como rendimento ou massa salarial”, avalia Azevedo.

Leia mais

Construções Recreio

O Ministério Público Federal (MPF) enviou um documento de recomendação no qual cobra que a União e o Estado do Rio Grande do Norte localizem os presos que desapareceram após a rebelião ocorrida na Penitenciária de Alcaçuz, no ano de 2017, que foi considerada a mais violenta da história do estado.

A rebelião terminou, oficialmente, com 26 detentos mortos. Outros 27, no entanto, desapareceram dos registros do presídio – situação que segue até este ano de 2024, segundo o MPF. Outros presos fugiram no motim.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

Segunda entrevistada à prefeitura de Parnamirim, a Professora Nilda (Solidariedade), afirmou não ser aliada da governadora Fátima Bezerra (PT). Em entrevista ao programa Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, ao ser questionada sobre ser classificada como uma candidata de esquerda, em razão de estar ao lado de pessoas ligadas ao Governo, Nilda enfatizou ser uma candidata de centro.

“Eu digo que sou uma candidata de centro não é de hoje. Eu entrei na política partidária em 2012 quando eu lancei o meu nome para vereadora e o partido era o PSC (Partido Social Cristão). Quando foi em 2016 eu retornei às ruas de Parnamirim e o partido foi o PRP (Partido Republicano Progressista). Em 2020 fui candidata a prefeita, saindo das urnas com 32 mil votos, e eu estava no PSL (Partido Social Liberal). Em 2022, lancei o meu nome para deputada federal, tendo sido a mais bem votada para o cargo pelo partido Solidariedade. Hoje estou candidata a prefeita de Parnamirim pelo partido Solidariedade”, disse a candidata.

Saúde

Leia mais

Construções Recreio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta terça-feira (10) que o país vive uma “pandemia de incêndios florestais” e determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.

O ministro também determinou que mais aviões devem ser utilizados no trabalho dos militares. A contratação e a requisição de aeronaves na iniciativa privada também foi autorizada.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes