Foto: Michael Dantas/AFP
A seca deste ano é a mais extensa já registrada no Brasil, a mais intensa em partes da Amazônia e deve superar em severidade a do Pantanal em 2021, até agora a mais extrema desse bioma. O número de focos de incêndio entre janeiro e segunda-feira chegou a 164.543, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi o maior para este período desde 2010 e o quinto desde o início da série histórica, em 1998 — o pior ano foi 2007, com 184.010 focos.
A gravidade e extensão do fenômeno foram detalhadas em uma nota técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A nota lembra que ele começou no segundo semestre de 2023. Segundo o Cemaden, estão sob algum grau de seca 5 milhões de km², ou 59% do país. Até então, a estiagem mais ampla registrada era a de 2015-2016, com 4,6 milhões de km² (54% do território). A terceira mais ampla foi a de 1997-1998, que afetou 3,6 milhões de km² (42%).
Foto: Reprodução
Após ter a prisão domiciliar revogada, a influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco, a 280 km do Recife.
Além da empresária, o presídio abriga as “Canibais de Garanhuns” e outras 262 detentas – no entanto, a unidade prisional só teria capacidade para 107 mulheres e está superlotada, de acordo com o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco.

O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo e restaurantes, apresentou crescimento de 1,2% em julho na comparação com junho. O resultado faz com que o segmento – o que mais emprega na economia – atinja o ponto mais alto da série histórica, superando o marco alcançado em junho.![]()
![]()
Em relação a julho de 2023, a expansão foi de 4,3%. No acumulado de 2024, a alta é de 1,8%, enquanto em 12 meses o resultado mostra expansão de 0,9%. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Observando a comparação entre meses seguidos, o resultado de julho foi a segunda alta seguida. Em junho, a expansão tinha sido de 1,7%. Nesses dois meses, o setor somou crescimento de 2,9%, fazendo com que se posicione 15,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Foto: Adriano Abreu
Uma clínica de estética em Natal foi condenada a indenizar uma cliente em R$ 5 mil por danos morais após ela sofrer queimaduras na pele devido a falhas no serviço de depilação a laser. A decisão foi proferida por unanimidade pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
O caso começou quando a cliente adquiriu um pacote de depilação a laser no valor de R$ 3.721,05. Durante a sexta sessão, a fisioterapeuta responsável aumentou o parâmetro do laser para intensificar os resultados. A cliente, no entanto, começou a sentir desconforto e ardência intensa durante o procedimento, mas a profissional insistiu que era uma reação normal.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, chegaram à Ucrânia nesta quarta-feira (11) para se encontrar com o presidente Volodymyr Zelensky.![]()
![]()
Na agenda estão assuntos como a flexibilização das regras para o uso de armas ocidentais contra a Rússia, acusada de ter comprado mísseis balísticos do Irã.
Os chanceleres dos principais parceiros estrangeiros da Ucrânia pretendem encontrar um consenso que garanta “apoio contínuo à defesa da Ucrânia contra a agressão da Rússia”.
Natal inaugurou a primeira unidade pública de saúde voltada para animais, na capital potiguar. O Hospital Municipal Veterinário de Natal foi inaugurado nesta terça-feira (10) na Rua Doutor Barata, 133, na Ribeira, Zona Leste da capital. Os atendimentos foram iniciados na manhã desta quarta (11).
O serviço é voltado exclusivamente para cães e gatos de moradores de Natal. Por dia, serão distribuídas 50 fichas de atendimento. O cidadão interessado pelo atendimento ao seu pet deve apresentar um comprovante de residência e documento oficial.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Incapaz de jogar um futebol condizente com a sua grandeza, a seleção brasileira continua envergonhando o seu torcedor. Se foi ao menos competitiva contra o Equador, nesta quarta-feira, sucumbiu diante de um rival mais frágil, o Paraguai, em partida da oitava rodada das Eliminatórias. Com notável dificuldade para ser criativo, o Brasil mereceu ser derrotado em Assunção. Perdeu por 1 a 0 – gol marcado pelo jovem meio-campista Diego Gómez – num duelo em que foi dominado e poderia ter perdido por mais.
Não se sabe se o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026, como previu, em tom de promessa, duas vezes o técnico Dorival Júnior. Não se sabe sequer se a seleção brasileira conseguirá vaga para jogar o Mundial sediado nos Estados Unidos, Canadá e México. Certo é que o caminho até lá será longo e hoje, a julgar pelo futebol pobre que joga a equipe nacional, vai perdurar a seca de títulos e vão permanecer a raiva e frustração do torcedor.
No Defensores del Chaco, foi previsível, lenta, apática e improdutiva a seleção brasileira, repetindo atuações tão ruins que havia feito sob o comando de diferentes técnicos. O time produziu muito pouco e jogou como se não precisasse subir na tabela, mas precisa, já que caiu para o quinto lugar. São apenas dez pontos em oito partidas no torneio classificatório – oito a menos que a líder Argentina. É muito pouco para a seleção pentacampeã, outrora reconhecida e exaltada como a melhor do mundo. Hoje, tem que ouvir vaias, críticas e cobranças porque é protagonista de seguidos vexames. O Paraguai tem nove e está no sétimo lugar.
A saúde é assunto presente em praticamente todos os programas de governo dos candidatos a prefeito de Natal em 2024. Todos os seis candidatos apresentaram propostas sobre o tema nos documentos entregues à Justiça Eleitoral.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Entre pontos comuns, mais de um candidato garante que vai trabalhar na conclusão do hospital municipal, que foi iniciado pela atual gestão. Os candidatos também falam em implantação de telemedicina e reestruturação das unidades básicas de saúde e outros serviços.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (10), requerimento 140/2024–CAE, que solicita informações e esclarecimentos ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre eventual proposta de nova tributação para as big techs. O pedido foi apresentado pelo senador Flavio Azevedo (PL-RN).
Ao justificar seu requerimento, o senador citou reportagem publicada em 27 de agosto no jornal Folha de S. Paulo. Segundo ele, a reportagem afirma que o governo federal pretende apresentar novo tributo, que teria como contribuinte as plataformas digitais. Para Flavio Azevedo, “o fato carece de informações e explicações na medida em que recentemente foi aprovada no Congresso Nacional a reforma tributária, objeto de amplo e longo debate”. O senador destacou que o ministro da Fazenda lança “balões de ensaio para testar a opinião pública”.
“Um novo pedido de tributação em cima dessas empresas que já pagam tributo. […] Tudo o que o governo faz é imposto, imposto, imposto para cobrir o orçamento, porque as despesas estão cada dia mais descontroladas.”, disse o senador. O requerimento destaca a intenção do governo federal de criar um novo tributo que incidirá sobre plataformas digitais, sem relação com o Projeto de Lei Orçamentária de 2025.

A “nova era da hotelaria” fundada na inovação e transformação digital do setor foi destaque no evento “Hora do Check-In”, na terça-feira (10), no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal. O encontro, promovido pelas startups EasyRev e TAG, com o apoio do Sebrae-RN, reuniu profissionais da hotelaria para debater como as novas ferramentas tecnológicas podem melhorar a operação e aumentar a competitividade dos hotéis. O evento foi estruturado para capacitar os participantes em temas centrais como marketing digital, inteligência artificial (IA), estratégias de gestão de receita e otimização das vendas diretas.
Entre os tópicos mais discutidos, o uso de IA e marketing para melhorar o atendimento ao cliente foi um dos mais relevantes. Lucas Cabral, sócio da TAG, explicou como o marketing digital tem sido essencial para impulsionar as vendas diretas dos hotéis. “A gente utiliza os anúncios para fazer com que as empresas tenham mais expansão de marca, consigam chegar em lugares que elas nunca imaginaram para favorecer o destino do Rio Grande do Norte. A gente não trabalha só o hotel, a gente favorece o destino”, detalhou Cabral, que foi correalizador do encontro.
Segundo Gabriela Freire, sócia da EasyRev e uma das organizadoras do evento, a parceria entre EasyRev e TAG revelou a necessidade de se debater inovações no setor. “Percebemos que existia um espaço enorme para discutir o que é novo, o que é inovador na hotelaria. E melhor lugar para isso impossível do que Natal, que tem uma grande quantidade de hotéis, de pousadas. Nas regiões próximas também com um volume muito grande de hoteleiros e pousadeiros, para a gente trazer justamente essa discussão”, disse.
Consolidar a saúde financeira é um dos principais pilares para evitar que uma empresa seja mais um número nos índices de mortalidade empresarial. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 40% das empresas no Rio Grande do Norte registram problema em reajustar preços dos cardápios para acompanhar a alta da inflação durante o mês de agosto deste ano. O quantitativo é superior ao pesquisado em janeiro, quando 31% apontaram sofrer dessa dificuldade, um crescimento de 29%.
De acordo com Paolo Passariello, presidente da Abrasel/RN, a dificuldade de equilibrar as despesas com um lucro ideal vem sendo uma adversidade não apenas entre as empresas potiguares, mas sim um cenário nacional que busca evitar o afastamento dos clientes. “Para evitar de piorar ainda mais essa situação, os restaurantes tentam repassar o mínimo possível desses reajustes”, explica.
Para os restaurantes que operam em sistema self-service e estão em regiões de baixa circulação de pessoas, aumentar o preço de venda é uma dificuldade ainda maior. Essa é a situação de Djanilma Vieira, 40 anos, gerente de um restaurante localizado em uma galeria na Cidade Alta. Com preço fixo de R$ 16,99 para consumo no local e R$ 12,00 a R$ 20,00 na marmita, ela explica que não conseguiu fazer mudança nos valores por temer baixa na clientela.
Das brasileira que foram à pista de Colle Oppio, em Roma, nesta terça-feira (10), três avançaram às quartas de final do Campeonato Mundial de Skate Street. Pâmela Rosa, Maria Lúcia e Daniela Vitória se garantiram entre as 29 classificadas, enquanto Gabi Mazetto e Manuella Moretti foram eliminadas.
Rayssa Leal já tinha vaga garantida nas quartas por ter conquistado o bronze nos Jogos de Paris. Ela e as japonesas Coco Yoshizawa e Liz Akama, campeã e vice olímpica respectivamente, entram na pista somente na quinta-feira. Campeã mundial em 2022, Rayssa foi ao pódio nas quatro últimas edições da competição e conquistou a prata em 2023.
A primeira fase do Mundial de Roma teve a participação de 46 atletas.
Após um ano em que praticamente nada deu certo no futebol, o ABC vai preparando o campo para realizar uma grande reformulação no setor para a temporada de 2025. Com uma eleição para escolha do novo presidente marcada para o final de novembro, alguns candidatos declarados já anteciparam que a formação de uma equipe forte será a prioridade para a próxima temporada.
Por enquanto, o clube tem participação garantida em três competições: Campeonato Potiguar, Pré-Copa do Nordeste e a Série C do Brasileiro.
A diretoria ainda aguarda a publicação do novo ranking nacional de federações de futebol. Caso a do Rio Grande do Norte apareça à frente da Maranhense na nova lista, os potiguares terão direito a uma vaga a mais na Copa do Brasil, e o Alvinegro seria o grande beneficiado com a mudança.
Diante da situação financeira do clube, o atual presidente, Bira Marques, ressalta que os candidatos à presidência do ABC devem agir com parcimônia, pelo fato de as dívidas ainda se encontrarem em um patamar considerado elevado, principalmente a parte que envolve a Justiça Trabalhista. “Quem entrar na presidência terá de fazer o possível para manter os acordos fechados pela atual gestão junto ao TRT. O clube não pode continuar sendo surpreendido por bloqueios de verbas para quitação de ações trabalhistas, isso afeta qualquer tipo de planejamento que venha a ser realizado para o futebol”, alertou Bira.
Em nova sabatina promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), o candidato à Prefeitura do Natal, Paulinho Freire (União Brasil) defendeu o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como possibilidade de geração de emprego e renda para Natal, bem como modernização nos processos de licenciamento e incentivos fiscais para áreas da capital. O candidato disse ainda que o Novo Plano Diretor foi um “presente” para Natal nos últimos anos e apontou a possibilidade de novas revisões já nos próximos anos.
“Sou a favor de qualquer PPP que venha a trazer benefícios para a população. Acho que o município tem que desafogar alguns gastos que pode-se fazer através de PPP para se investir mais no essencial, como saúde, educação, pessoas em situação de vulnerabilidade. Então toda e qualquer PPP que seja em prol do desenvolvimento da cidade, de geração de emprego e que nossos moradores tenham acesso e os serviços cheguem na ponta, sou favorável”, avalia Paulinho Freire.
Ainda segundo Freire, outra de suas propostas é dar continuidade às recentes mudanças na legislação de Natal no tocante ao Plano Diretor de Natal (PDN). Ele cita ainda que há possibilidade de se revisar o PDN já na próxima gestão. “A cidade encontrava-se estagnada. Com a aprovação do Plano Diretor, mudou totalmente. Estamos vendo isso a olho nu. O município começou a se desenvolver e isso gera um crescimento grande na economia e receitas futuras para o município. Tudo que for para gerar emprego e renda para nossa população nós vamos trabalhar para isso, agora dentro da legalidade, cumprindo Código de Obras e Plano Diretor”, cita.
O senador licenciado Rogério Marinho (PL-RN) anunciou nesta terça-feira (10) pelas suas redes sociais que o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, já tem a adesão de 34 senadores.
“34 senadores já se comprometem com a necessária abertura de impeachment de Alexandre de Moraes por abuso de poder. Procure o seu representante no Senado! Precisamos sensibilizar mais senadores em busca de apoio!”, escreveu na legenda de uma imagem com as fotos, nomes e partido dos parlamentares.
Do Rio Grande do Norte, consta na lista os nomes dos senadores Flávio Azevedo (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), ficando a senadora Zenaide Maia (PSD) de fora. A maioria dos parlamentares são do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, porém, membros do União Brasil, PP, Novo, Podemos, PSB, PSDB, MDB, PSD e Republicamos também aderiram.
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.772 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça-feira (10), no Espaço da Sorte, em São Paulo.
Os números sorteados foram: 01-12-33-41-53-56
O valor estimado para o próximo sorteio, na quinta-feira (12), é de R$ 50 milhões.
O projeto de lei que concede anistia aos condenados envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023 avançou nesta terça-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O deputado Rodrigo Valadares (União/SE) apresentou o parecer favorável à anistia, mas o início da ordem do dia no Plenário interrompeu a continuidade dos debates na comissão, como determina o Regimento Interno da Câmara, e a discussão foi adiada.
O relator apresentou alterações em relação ao projeto original, que previa a anistia a todos os condenados em manifestações desde o dia 30 de outubro, quando atos contrários ao resultado eleitoral bloquearam rodovias em várias partes do país. Agora, pelo novo parecer, os anistiados devem ser os condenados nos atos a partir do 8 de janeiro.
Segundo o artigo 1º do Projeto de Lei 2.858/2022, “ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 08 de janeiro de 2023 e o dia de entrada em vigor desta Lei.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que vai mesmo criar uma Autoridade Climática Nacional para atuar no enfrentamento dos eventos naturais extremos. A declaração foi dada em Manaus, durante uma reunião com dezenas de prefeitos amazonenses. O estado volta a viver o drama da estiagem, que afeta 61 dos 62 municípios, que tiveram reconhecimento federal da situação de emergência por causa da seca. Segundo Lula, um novo plano nacional para enfrentar desastres ambientais causados pela mudança do clima também deverá será observado.![]()
![]()
“O nosso objetivo é estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas, a partir do Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. Nosso foco precisa ser a adaptação e preparação para o enfrentamento desses fenômenos. Para isso, vamos estabelecer uma Autoridade Climática e um Comitê Técnico-Científico que dê suporte e articule a implementação desse plano pelo governo federal”, afirmou Lula durante o evento.
Além de prefeitos, o encontro contou com as presenças do governador Wilson Lima, parlamentares e diversos ministros do governo.
Representante da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho afirmou que 34 senadores já se comprometeram com “a necessária abertura de impeachment de Alexandre de Moraes por abuso de poder”. A declaração foi dada em publicação nas redes sociais na tarde desta terça-feira (10).
Na lista divulgada pelo senador potiguar, que está licenciado do cargo, consta dois parlamentares do Rio Grande do Norte: Styvenson Valentim (Podemos) e Flávio Azevedo (PL), suplente de Rogério Marinho em exercício.
O impeachment do ministro do STF ganhou força entre a oposição depois de vir a público mensagens que indicam o uso extra-oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar investigações contra bolsonaristas quando Moraes era presidente da Corte Eleitoral e o bloqueio do X, determinado pelo magistrado em 30 de agosto.
O Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis do G20 (SFWG, na sigla em inglês) terminou hoje (10) a última reunião sob presidência brasileira, em evento sediado no Rio de Janeiro. Segundo os coordenadores do grupo, a principal entrega é um relatório com recomendações para reformar os fundos ambientais e climáticos. O documento foi encomendado pelo GT a especialistas no tema.![]()
![]()
Desburocratizar o acesso do chamado Sul Global aos fundos sempre foi uma das prioridades do país. Atualmente, quatro dispositivos multilaterais financiam a maioria dos projetos que tentam frear a crise climática: o Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund); Fundo de Investimento Climático (Climate Investment Funds); Fundo de Adaptação (Adaptation Fund) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility).
Os critérios para conseguir recursos desses fundos são considerados burocráticos e difíceis pela maioria dos países do Sul Global. O que o Brasil espera que mude a partir das reuniões no âmbito do G20.