O volume de serviços prestados no país seguiu em trajetória de crescimento em julho, apresentando expansão de 1,2% na comparação com junho. Este é o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 2,9% (junho-julho). Dessa forma, o setor renovou seu patamar recorde, suplantando o nível do mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11/9) pelo IBGE.

Na comparação contra julho de 2023, o setor teve expansão de 4,3% no mês. No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 1,8% frente a igual período de 2023. Já no indicador dos últimos 12 meses, houve ganho de dinamismo, passando de 0,8% em junho para 0,9% em julho.

A alta de profissionais, administrativos e complementares foi de 4,2%, com um crescimento de 6,5% no período junho-julho. Dentro do setor, os destaques foram as atividades de: agenciamento de espaços de publicidade; e a intermediação de negócios em geral.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Candidato na disputa pela Prefeitura de Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) mostrou que um apelido que, antes usado de forma pejorativa, agora vai ser transformado em estratégia de campanha.

Nas redes sociais, Carlos Eduardo agora assumiu o apelido de “cabeção” e transformou isso numa peça com música e tudo mais.

Assista:

Leia mais

Construções Recreio

Representantes do G20 devem definir nesta quarta-feira (11) um texto com dez princípios para desenvolver a bioeconomia no mundo. Para ser levado à reunião de Cúpula, prevista para novembro, no Rio de Janeiro, o texto precisa ter a aprovação unânime dos 19 países membros do grupo, além das uniões Europeia e Africana, que também integram o G20.

Entre os assuntos apresentados pelo governo brasileiro, que estão sendo discutidos pelo G20, aparecem os biocombustíveis e a cooperação técnico-científica entre os países para a produção de conhecimento conjunto.

A quarta reunião da Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (GIB), que está discutindo o texto, está sendo realizada na cidade do Rio de Janeiro desde o início da semana. As três reuniões anteriores foram por videoconferência.

Leia mais

Limpa Mil

Milhares de pessoas que viviam perto do Rio Vermelho, em Hanói, no Vietnã, foram retiradas de suas casas devido às cheias do rio, que atingiu o nível mais alto em 20 anos. Ruas ficaram inundadas com a passagem do Tufão Yagi que afetou o norte do país, matando pelo menos 179 pessoas.

Tufão mais poderoso da Ásia neste ano, o Yagi levou vendavais e chuvas fortes à medida que se deslocava para o oeste, depois de atingir a terra firme no sábado (7), causando a queda de uma ponte nesta semana, enquanto atravessava as províncias ao longo do Rio Vermelho, o maior da região.

“Minha casa agora faz parte do rio”, disse Nguyen Van Hung, 56 anos, que mora em um bairro às margens do Rio Vermelho.

Leia mais

Limpa Mil

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, ao longo de 2023, 11.502 internações relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo, o que dá uma média diária de 31 casos. O total representa um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados quase dez anos antes, em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

Em nota, a entidade lembrou que, nesse tipo de circunstância, médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento ao paciente. Para a associação, o aumento de internações por tentativas de suicídio e autolesões reforça a importância de capacitar esses profissionais para atender aos casos com rapidez e eficiência, além de promover acolhimento adequado em situações de grande fragilidade emocional.

Segundo a Abramede, os números, já altos, podem ser ainda maiores, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões do país. Os dados mostram que, em 2016, houve uma oscilação nas notificações de internação por tentativas de suicídio, com leve queda em relação aos dois anos anteriores. O índice voltou a subir em 2018, com um total de 9.438 casos, e alcançou o pico em 2023.

Leia mais

Limpa Mil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (11), que o Brasil continuará acolhendo os imigrantes venezuelanos que buscarem refúgio no país. Em entrevista à Rádio Norte FM, de Manaus, Lula disse esperar que o país vizinho “volte à normalidade”.

“O ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira] está com orientação e determinação da Presidência da República para que a gente trate com muito respeito as pessoas que estão vindo para o Brasil por necessidade de sobrevivência. Você sabe que o ser humano é meio nômade, quando ele não tem onde comer, quando ele não tem onde trabalhar, ele fica procurando outros lugares”, disse Lula.

“Essas pessoas que estão vindo para cá vão ter que ser bem tratadas e o governo federal tem a obrigação de ajudar o estado de Roraima a cuidar da educação dessa gente, a cuidar da manutenção dessa gente, porque nós não queremos que essas pessoas venham para cá e passem mais necessidade ainda do que já passava na Venezuela”, acrescentou o presidente.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A vereadora de São Gonçalo do Amarante, Márcia Soares, rebateu acusações feitas pelo candidato a prefeito Jaime Calado, que teria tentado colocar a responsabilidade por um ato ocorrido na sexta-feira (6).

Durante seu discurso na terça-feira (10), a vereadora expôs a realidade preocupante do relacionamento tóxico que manteve com um apoiador do candidato, que, segundo ela, já foi condenado pelo Conselho Tutelar.

Berg, o referido apoiador, chegou a ser detido por violar uma medida protetiva contra Márcia, evidenciando um histórico de violência e desrespeito às leis. “É inadmissível que um candidato a prefeito utilize de estratégias caluniosas para atacar adversários políticos, enquanto compactua com atitudes tão desumanas e retrógradas”, disse a vereadora.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O Brasil voltou a fazer uma apresentação muito abaixo do esperando diante do Paraguai na noite desta terça-feira, e perdeu o jogo por 1 a 0 no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. O placar determinou a primeira derrota de Dorival Júnior no comando da seleção, mas a situação na tabela já era ruim antes da partida. E se manteve assim.

Com dez pontos conquistados em oito partidas nas Eliminatórias da Copa, o Brasil é o 5º colocado na tabela e está a oito pontos atrás da Argentina, que lidera as classificatórias com 18 pontos A seleção havia alcançado a quarta posição após vencer o Equador, na sexta-feira passada, mas voltou a ser ultrapassado justamente pelos equatorianos e caiu um degrau na tabela.

Em edições anteriores das Eliminatórias Sul-Americanas, o cenário do Brasil seria ainda mais caótico do que se vê hoje. Isso porque, a partir desta edição, o número de vagas aumentou e mais seleções irão garantir vaga na Copa do Mundo de 2026.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Os currículos escolares passarão a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 557/2020, que inclui obrigatoriamente abordagens femininas nos currículos escolares e também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O texto, aprovado nesta terça-feira (10) no Senado, segue agora para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para modificar conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. Em um de seus trechos, o texto diz que “a inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas tem por objetivo resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política”.

Entre as justificativas para a aprovação do projeto está a baixa representação de mulheres no mundo científico em razão do preconceito e do desencorajamento quanto aos lugares que podem ocupar.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O Ministério da Educação (MEC) vai retomar o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa faz parte das estratégias previstas no Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), política lançada pelo MEC em colaboração com os estados, os municípios e o Distrito Federal. Ao todo, serão ofertadas 900 mil vagas em todo o Brasil, priorizando os 2.786 municípios com os piores índices de analfabetismo. Para isso, serão investidos R$ 964 milhões entre 2024 e 2027.

Para regulamentar a retomada do PBA, o Mec publicou a Resolução nº 20, que trata dos Procedimentos de Adesão e Participação do PBA, e a Resolução nº 21, que estabelece critérios para a utilização dos saldos remanescentes do programa, transferidos em ciclos anteriores, para a criação de novas matrículas em turmas de alfabetização de jovens e adultos.

Podem participar da iniciativa pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas que vivem no campo ou na cidade, incluindo a população quilombola. O processo de aprendizagem do PBA tem duração de até 12 meses de aula e, ao final do curso, os estudantes recebem uma declaração de alfabetização.

Leia mais

Construções Recreio

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em agosto, 163.960 unidades fabricadas, sendo o melhor desempenho para o mês desde 2012, e uma quantidade 11,4% maior que a anotada em julho. No ano, a produção atinge 1.179.161 motocicletas, 12,1% acima do registrado em igual período de 2023.

A produção de bicicletas, também no polo industrial, totalizou 33.452 unidades em agosto, 17% acima da produção de julho.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, 245.421 bicicletas saíram das linhas de montagem, embora esse número tenha sido 29,2% menor na comparação com igual período de 2023. As informações são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Leia mais

Construções Recreio

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte combate um incêndio florestal há mais de 24 horas em Apodi, na região Oeste potiguar.

Segundo a corporação, as chamas tinham começado a se espalhar na tarde do último domingo (8), na vegetação no Riacho das Forquilhas, às margens do KM 58 da BR-405, em Apodi.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O jogador potiguar Douglas Júnior se despediu nesta quarta-feira do Kairat Almaty. Ele passou 10 temporadas no clube do Cazaquistão, sendo campeão europeu de futsal em 2015 e se tornando ídolo no país.

– Há 10 anoscheguei no Cazaquistão contratado pelo Kairat, vim em busca de sonhos, nesse clube realizei tudo que eu imaginava… Perdi, ganhei, mas o melhor de tudo que eu cresci, cresci como profissional e acima de tudo como pessoa, mas ciclos se encerram e esse nosso se encerra aqui (…) Gratidão eterna a tudo que vivi aqui, quem sabe seja um até breve – publicou nas redes sociais.

E Douglas já tem um novo destino. Ele vai defender o Al-Ula Club, da Arábia Saudita.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

A deputada federal Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, participou de um encontro com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte na noite desta terça-feira (11), para ouvir as demandas da categoria e falar sobre as suas propostas para o setor da saúde da capital potiguar.

No encontro, Natália afirmou que pretende recuperar as unidades de saúde de Natal e ampliar a rede de atendimento. “É triste ouvir histórias como a a unidade básica de saúde do Nazaré, onde o teto de uma das salas desabou. Paredes mofadas, estruturas comprometidas: a realidade das UBS e UPAs precisa mudar. E nós vamos fazer isso melhorando o atendimento dos usuários e as condições de trabalho dos profissionais”, declarou.

De acordo com a candidata, seu plano de governo também contempla o aumento da rede de atendimento médico. “A cobertura médica de Natal diminuiu nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a nossa população também encolheu, o que deixa o dado ainda mais grave. Em parceria com o Governo Lula, nós tratemos mais investimentos para a cidade e aumentaremos a quantidade de unidades de saúde”, disse.

Leia mais

Limpa Mil

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (11) que registrou o primeiro caso de febre Oropouche no estado.

O caso aconteceu em agosto na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. A paciente era uma senhora de 69 anos, que já foi curada e está bem.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O Senado do México aprovou no início desta quarta-feira (11) uma reforma judicial abrangente que vai alterar o Judiciário do país, com eleição de juízes por voto popular – uma transformação profunda que os críticos temem que possa ameaçar o Estado de Direito e prejudicar a economia.

Em uma sessão que durou mais de 12 horas e teve de ser interrompida e deslocada para outro lugar quando manifestantes invadiram o prédio do Senado, o partido governista Morena e seus aliados obtiveram os dois terços de votos necessários para aprovar a reforma. A aprovação provocou protestos, uma greve de funcionários do Judiciário e volatilidade no mercado financeiro.

O placar da votação ficou em 86 votos favoráveis e 41 contrários e foi aplaudido pelos senadores governistas. A reforma entrará em vigor assim que for publicada no diário oficial do México.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Falta de renovação de contrato com clínica renal deixa pacientes sem atendimento. Foto: Arquivo TN

Há 46 dias, pacientes que necessitam de tratamento contra cálculo renal através do serviço público no Rio Grande do Norte estão desamparados. A situação envolve a falta de renovação do convênio por parte do Governo do Estado com uma clínica privada que presta esse atendimento há 30 anos. Desde o dia 27 de julho com o contrato expirado, a estimativa é que mais de 200 pacientes já foram prejudicados sem a realização de cirurgias que seriam contempladas através do convênio.

De acordo com Maryo Kemps, diretor da clínica privada, a unidade é a única com a prestação desses atendimentos ao cuidados renais no Rio Grande do Norte através do Sistema Único de Saúde (SUS), acumulando uma média de 120 atendimentos por mês ou 1.440 por ano. “De 90 a 95% da nossa atividade é direcionada ao SUS. Eu venho mandando ofício tentado pleitear uma negociação para abrir um discurso de renovação e a gente sempre com dificuldade de burocracia”, explica.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A Anistia Internacional (AI) alertou nesta quarta-feira (11) para a continuação da “repressão brutal das autoridades” do Irã e da impunidade que as protege, dois anos após os grandes protestos para exigir igualdade de gênero e respeito aos direitos fundamentais.

“As pessoas no Irã continuam a sofrer as consequências devastadoras da repressão brutal das autoridades contra o protesto ‘Mulher, Vida e Liberdade’, num contexto de impunidade sistemática dos crimes cometidos ao abrigo do direito internacional”, acusa a AI em comunicado divulgado hoje para marcar o segundo aniversário das manifestações ocorridas entre setembro e dezembro de 2022.

Os protestos foram desencadeados pela morte, em 16 de setembro, de uma jovem curda de 22 anos, Mahsa Amini, detida três dias antes pela polícia dos costumes iraniana, por suposto uso indevido do véu islâmico.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Apesar desse aumento significativo, a adesão à campanha de vacinação contra a dengue tem sido irrisória no Estado. Foto: Magnus Nascimento.

O número de casos de dengue no Rio Grande do Norte teve crescimento alarmante em 2024. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, entre janeiro e agosto deste ano, foram contabilizados 16.947 casos prováveis da doença, um aumento de 177,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando o estado registrou 6.109 casos. Além disso, o Estado contabilizou três mortes por dengue e dois óbitos estão em investigação. Os casos registrados até agosto deste ano já superam o total do ano passado, que foi de 7.679.

Apesar desse aumento significativo, a adesão à campanha de vacinação contra a dengue tem sido irrisória. A campanha de 2024, que tinha como público-alvo 112.321 pessoas, alcançou apenas 7.212 indivíduos com a primeira dose da vacina, representando 6,42% do total. A situação é ainda mais preocupante com relação à segunda dose: somente 2.464 pessoas, ou 2,19% do público-alvo, completaram o esquema vacinal.

Leia mais

Limpa Mil

Foto: Gustavo Moreno/STF

Além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição no Congresso Nacional fala na apreensão e na quebra de sigilo de telefones, computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos pessoais e funcionais do magistrado.

A ideia consta no pedido de impeachment contra Moraes. O documento ainda não está no sistema oficial do Senado, mas foi compartilhado nesta terça-feira (10) pela assessoria do senador Rogério Marinho (PL-RN) com a assinatura da assessoria técnica da Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

Leia mais

Limpa Mil