Os interessados em participar do Exame Nacional de Residência (Enare) têm até esta segunda-feira (9) para efetuar a inscrição e terça-feira para realizarem o pagamento. Coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Enare de 2024 oferece 4.875 vagas de residência médica, 3.846 vagas de residência uni e multiprofissional, totalizando 8.721 vagas em 163 instituições em todo o País. Mais informações sobre o exame estão disponíveis na área do candidato .

O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Enem/Sisu. Após a realização da prova – prevista para 20 de outubro – a ser aplicada em 60 cidades, o participante escolhe onde pretende realizar a residência. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever, e após a realização da prova, opta pelo local, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição, e após a realização da prova, opta pelo programa e local, conforme pontuação alcançada.

O período de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas.

Leia mais

Construções Recreio

A campanha para o terceiro mandato do vereador Kleber Fernandes (Republicanos) realizou uma mobilização na manhã do último sábado (7), no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal. O evento ocorreu próximo à rotatória da Via Costeira e reuniu centenas de apoiadores do concorrente à reeleição para a Câmara da capital, marcando um momento decisivo em sua campanha.

“O bandeiraço de hoje não é apenas uma celebração do que já foi feito, mas também um sinal claro de que nossa campanha está mais forte do que nunca. Estamos vendo uma resposta extraordinária da comunidade, e isso nos motiva ainda mais a trabalhar com afinco pelos interesses de Natal,” afirmou o vereador no evento.

Ainda no sábado, Kleber participou de reunião com líderes do seguimento evangélico e com desportistas, na zona Norte de Natal.

Leia mais

Construções Recreio

Uma dessas experiências destinada à educação eleitoral é o Projeto Plenarinho, da Câmara dos Deputados, que completou 20 anos neste mês de agosto. A coordenadora da equipe de Educação para a Democracia da Escola da Câmara dos Deputados, Corina Castro, explica que o projeto foi criado para ensinar crianças e adolescentes sobre política e democracia, “tudo isso de um jeito divertido e fácil de entender”.

“Lá você pode encontrar jogos, histórias em quadrinhos, vídeos, atividades que mostram como as leis são feitas e como é que funciona o governo”.

“Lá você pode encontrar jogos, histórias em quadrinhos, vídeos, atividades que mostram como as leis são feitas e como é que funciona o governo”.

Leia mais

Limpa Mil

O Brasil alcançou neste sábado, penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, os recordes de número total de medalhas e de mais ouros conquistados em uma única edição. Após iniciar o dia com 70 pódios, a dois dos 72 alcançados no Rio-2016 e em Tóquio, disputado em 2021, a delegação brasileira já soma 85 no total, na quinta colocação do quadro, atrás de Holanda, Estados Unidos, Grã-Bretanha e China.

Com títulos olímpicos de Mariana D’Andrea, Jerusa Geber, Arthur Silva, Willians Araújo e Rebeca Silva, o País superou recorde de 22 primeiros lugares conquistados nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021 por causa da pandemia de covid-19. Além dos ouros, a campanha no Japão teve 20 pratas e 30 bronzes. Em Paris, com mais disputas pela frente, são 23 ouros, 25 pratas e 37 bronzes.

O primeiro ouro deste sábado veio do halterofilismo, disputa na qual Mariana D’Andrea foi bicampeã na categoria até 73kg. Mais tarde, no judô, Arthur Silva foi campeão na categoria até 90kg J1 (cegos totais ou com percepção de luz), assim como Willians Araújo na acima de 90kg J1.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O três pontos do Rio Pirangi, na Grande Natal, que são analisados pelo Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) se mantiveram como impróprios para banho pela terceira semana seguida no boletim de balenabilidade divulgado neste fim de semana.

Essa foi a terceira semana consecutiva em que os três pontos apareceram, juntos, nessas condições. A validade do estudo é até a próxima sexta-feira (13).

Os três pontos foram os únicos considerados impróprios entre os 33 analisados no litoral da Grande Natal no boletim.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Uma das comidas mais emblemáticas na culinária nordestina e mais presentes na mesa dos sertanejos, é a buchada. Feita a partir de miúdos de animais de criação (como bode e carneiro), é uma comiuda simples e com um sabor marcante.

No Inter TV Rural deste domingo (8), mostramos o passo a passo e todos os temperos para fazer esse prato com muito sabor.

Vamos utilizar a buchada de carneiro que já compramos pronta. Mas, quem tiver habilidade, pode fazer em casa. Ela é feita à base de bucho e de miúdos do animal, que devem ser picados e temperados. Depois esses miúdos são colocados dentro do bucho que é fechado (costurado).

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

O candidato à prefeitura de Natal Nando Poeta (PSTU) realizou uma panfletagem nesta semana na Avenida Paraíba, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. Ele conversou com comerciantes e moradores da região.

O candidato ouviu reivindicações e pedidos de melhorias para a região. A movimentação reuniu apoiadores e correligionários do candidato. Nando Poeta falou sobre as propostas do plano de governo, caso seja eleito no dia 6 de outubro.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Leia mais

Seridó Cadeiras

O Apodi venceu o América-RN por 2 a 1 na manhã deste sábado, calou o ginásio Nélio Dias, em Natal, e se classificou para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futsal. O time potiguar vai enfrentar o Yeesco (RS) na próxima fase.

André Nem, em bonita jogada individual, abriu o placar para o Apodi. Maiquinho ampliou ainda no primeiro tempo, com Maiquinho aproveitando rebote do goleiro Anderson Rapadura.

Empurrado pela torcida que marcou presença em bom número ao Nélio Dias, o América pressionou na segunda etapa, mas teve dificuldade para furar o bloqueio da forte equipe do Apodi. Faltando cinco minutos para o fim, Neto Lira diminuiu e gerou a expectativa para o empate, que não se concretizou.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que espera “que o Senado bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador, que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luís Inácio Lula da Silva”. Ele falou em ato na Avenida Paulista convocado neste 7 de setembro por bolsonaristas para pedir o impeachment do magistrado.

Bolsonaro também defendeu a aprovação de anistia para os presos pelos atos golpistas do 8 de janeiro e sugeriu que sua inelegibilidade por oito anos, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja revisada pelo Congresso. “Tenho certeza que essas duas acusações estapafúrdias, sem razão, sem materialidade, será mais cedo ou mais tarde conseguida por trabalho dentro do Congresso Nacional”, disse o ex-presidente.

“Quem tem que escolher seus futuros chefes é o povo brasileiro, e não um ou outro ministro que temporariamente esteja à frente do TSE”, complementou Bolsonaro.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituição de longa permanência para idosos, segundo os dados do último Censo, divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 0,5% da população com mais de 60 anos no país (32,1 milhões).

A maior proporção de pessoas vivendo em asilos se encontra no Sudeste (57,5%), região que concentra 46,6% da população idosa nacional. O Sul responde por 24,8% das pessoas em asilos e tem 16,4% dos idosos do país.

“É de se esperar que você tenha mais moradores de asilo em regiões que são mais envelhecidas, que são justamente o Sul e o Sudeste”, explica o pesquisador do IBGE, Bruno Perez.
Em um recorte de gênero, os dados divulgados hoje mostram que as mulheres são a maior parte dos moradores de asilos, respondendo por 59,8% do total.

Leia mais

Seridó Cadeiras

Jessyanne Bezerra
Repórter

As “bets”, conhecidas como apostas esportivas, são um fenômeno no Brasil. Dados do Instituto Locomotiva apontam que 86% dos apostadores ficam endividados após jogar e que o país vive uma epidemia de bets. Em valores monetários, o levantamento do Banco do Itaú indicou que, nos últimos 12 meses, os brasileiros gastaram R$ 68,2 bilhões em casas de apostas online e acumularam um prejuízo total de R$ 23,9 bilhões nessas plataformas. Esse cenário preocupa empresários que veem essa tendência afetar psicologicamente e financeiramente os funcionários.

Apostar, que deveria ser uma prática de entretenimento, termina por se tornar um vício. Jogadores que adotaram as bets como uma forma de gerar renda extra, veem as jogatinas comprometerem a renda e afetarem a rotina produtiva do trabalho. No Rio Grande do Norte, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga), Geraldo Paiva Júnior, explicou que cerca de 70% dos funcionários apostam e 20% possui problema de vício.

Leia mais

Limpa Mil

Na próxima terça-feira (10), a Seleção Brasileira viaja até Assunção para buscar a vitória contra o Paraguai, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Defensores Del Chaco, em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

A pausa nos principais campeonatos de clubes ao redor do mundo abre espaço para o futebol de seleções durante a Data Fifa de setembro. Este é o primeiro período dedicado exclusivamente às seleções nacionais desde a conclusão da Eurocopa e da Copa América, além da Copa do Mundo.

A Seleção Brasileira, comandada por Dorival Júnior, entra em campo com a missão de recuperar a confiança da torcida após o desempenho abaixo do esperado na Copa América. Dorival Júnior convocou uma seleção que mistura juventude e experiência. Entre os nomes de destaque estão os jovens atacantes Estêvão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo. Raphinha, que vive um bom momento no Barcelona, não foi convocado para esta Data Fifa devido a uma suspensão.

Leia mais

Construções Recreio

Conhecido por liderar a Ricardo Eletro durante mais de 30 anos e acumular um império varejista com mais de 1.100 lojas, 45 mil funcionários e um faturamento de R$12 bilhões por ano, o empresário mineiro Ricardo Nunes marcou presença no Rio Grande do Norte durante a última segunda-feira (2). Durante a visita à Natal para a Convenção Nacional dos Empresários, Ricardo concedeu uma entrevista à TRIBUNA DO NORTE e esclareceu informações acerca do período em que liderou a Ricardo Eletro e concedeu dicas sobre o mundo empresarial. Confira:

Para iniciar, poderia nos explicar um pouco da sua trajetória à frente da Ricardo Eletro?

A Ricardo Eletro foi fundada por mim. Comecei em uma cidade no interior de Minas Gerais. Foi ali em Divinópolis que montei minha primeira lojinha de 20m², cresci, desenvolvi em todo o estado de Minas Gerais, depois nós fomos para o Espírito Santos e Salvador. Em 2010, compramos outras redes em Goiás, aquela região ali do Centro-Oeste, e chegamos a mais de 400 lojas faturando R$5 bilhões, e depois fizemos a fusão com a Isinuante, e que depois compramos a EletroShop, CityLar, e se tornou uma empresa de 1.100 lojas, com 45 mil funcionários e faturando R$ 1 bilhão por mês. Em 2018 nós vendemos a empresa para um fundo e todos os sócios saíram da empresa. Ela foi ter problemas entre três e quatro anos que já havia vendido a empresa. Então nós não participamos, Graças a Deus, desse problema.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Paris se despede dos atletas paralímpicos neste domingo (8) com a festa de encerramento dos Jogos 2024. A capital francesa passa o bastão, na cerimônia marcada para as 15h30 (horário de Brasília), para Los Angeles, local da próxima disputa. Antes da festa, no entento, tem potiguar brigando por medalha. Na canoagem, Adriana Azevedo participa da prova dos 200m Caiaque KL1.

Adriana Azevedo é mãe, avó, dona de casa, bicampeã brasileira de paracanoagem representou o Brasil pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e agora chega para a sua segunda paralimpíada. O caminho da atleta do Rio Grande do Norte foi árduo. Adriana teve poliomielite aos 11 meses de vida e com dois anos começou a nadar. Foi atleta da natação até 2016, quando resolveu mudar de esporte.

“Aos 18 comecei a minha trajetória no esporte como atleta de natação. Comecei a perder rendimento e aos 32 anos recebi o diagnóstico de Síndrome Pós-Poliomielite, algo que causa degeneração muscular” explicou a canoísta. “Na natação, fui campeã brasileira, campeã mundial e vice-campeã pan-americana. Tudo isso até 2016, quando competi pela última vez na modalidade, e iniciei minha transição para a paracanoagem. Para mim, foi um novo estímulo para continuar no esporte”.

Leia mais

Construções Recreio

Candidatos à Prefeitura de Natal que estarão no debate a ser promovido pelo Sistema Tribuna em parceria com a OAB/RN, falaram sobre a expectativa de apresentar e confrontar ideias e propostas com seus adversários, ampliando a visão e a avaliação que o eleitor natalense poderá fazer na hora de decidir em quem votar. O debate ocorre nesta segunda-feira (9), a partir das 18h, na sede da OAB, em Natal e será transmitido pelo portal da Tribuna do Norte e pela rádio Jovem Pan News Natal, 93,5 FM.

Todos os candidatos e candidatas cujos partidos, coligações ou federações tenham, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional foram convidados. Dentro desses critérios, até o início da noite dessa sexta-feira (6), haviam confirmado presença Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (União Brasil). A confirmação do candidato Carlos Eduardo Alves (PSD) estava sendo aguardada. Os candidatos e candidatas que não comparecerem terão o lugar vago no estúdio e o motivo alegado será explicado a cada bloco pelo âncora.

O diretor da Rádio Jovem Pan News Natal, Erasmo Magno, reconhece a responsabilidade da emissora estar à frente desse debate. “Sendo a Jovem Pan News Natal uma emissora de grande influência, temos o dever de oferecer um espaço de discussão, propositiva, que permita aos eleitores conhecerem as propostas de cada candidato”, pontuou. “Nosso compromisso com a informação de qualidade e imparcialidade torna este debate um marco essencial para fortalecer a democracia e garantir que a população tome decisões bem fundamentadas nas próximas eleições”, acrescenta Erasmo.

Leia mais

Construções Recreio

Na manhã deste sábado (7) foi realizado as celebrações do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No entanto, o que chamou atenção da população da capital foi o esvaziamento do desfile no entorno do local.

Imagens compartilhadas nas redes sociais registraram o esvaziamento do público do desfile cívico militar. A população teve que enfrentar tumulto no acesso, filas longas e suspensão por 30 minutos do acesso ao local.

A comemoração contou com a presença do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Além de chefes de outros Poderes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Leia mais

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes

Um incêndio em um caminhão causou a interdição total da BR-304 na altura do quilômetro 61 da rodovia, em Mossoró, região Oeste potiguar, no fim da tarde deste sábado (7). A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Segundo a PRF, a interdição começou por volta das 16h20 nas faixas de ambos os sentidos da via principal, após um incêndio em um caminhão articulado que transportava cervejas.

Leia mais

Limpa Mil

Os setores de comércio e serviços temem que a regulamentação da reforma tributária prevista no projeto em exame no Senado (PLP 68/2024) acarrete perda de competitividade das empresas do país, pois poderá aumentar o custo tributário, principalmente para os empreendimentos que estão atualmente dentro do Simples Nacional. Representantes desses setores argumentam que, dessa forma, a tendência é que as empresas repassem adiante esse custo maior, aumentando o preço final para os consumidores.

Essa foi a avaliação apresentada durante os debates promovidos durante dois dias pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O Senado está há meses analisando a proposta de regulamentação da reforma tributária e seus impactos na economia nacional. Confira a cobertura completa.

Leia mais

Seridó Cadeiras

A busca por uma alimentação de qualidade vem ocupando 42,54% do salário líquido mínimo do natalense. Isso é o que aponta o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em que apresenta Natal como o terceiro maior valor de venda da cesta básica entre as capitais da região Nordeste, com R$555,68. Durante o mês de agosto, o número fica atrás somente de Fortaleza (R$630,48) e Salvador (R$560,72). Para lidar com esses custos de alimentação, a população vem apostando na diminuição do consumo de alguns alimentos.

Esse é o caso de Conceição Peixoto, 71, que frequentemente marca uma ida ao supermercado para repor as necessidades da residência. De acordo com ela, diante dos altos valores, foi preciso diminuir a quantidade de café entre os três familiares. “Antes eu comprava pelo menos três pacotes, hoje estou levando um. Infelizmente não dura nem uma semana, mas só posso comprar mais quando aparecer mais dinheiro”, explica.

Para Luizenete do Nascimento, 68, a situação não é diferente, que afirma comprar o básico apenas para suprir as necessidades. “Hoje estou levando o café do pacote [de café] menor porque está muito caro. Antes eu comprava por R$9,00 e hoje já está por volta de R$12,00”, afirma.

Leia mais

Seridó Cadeiras

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, suspendeu a Operação Verão que estava prevista para se iniciar neste sábado (7), conforme o cronograma da prefeitura carioca. A decisão inaugura mais um capítulo da controvérsia envolvendo a abordagem de adolescentes que frequentam praias da zona sul da cidade.

Segundo o TJRJ, a suspensão atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que apontou violação de um termo de autocomposição homologado no dia 9 de agosto. Trata-se de um acordo que prevê a formulação de um planejamento antes que seja colocada em prática qualquer ação que vise à abordagem de adolescentes. De acordo com a decisão, estava prevista uma reunião sobre o assunto, mas os representantes da prefeitura não compareceram.

“Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 10 de outubro. De acordo com a decisão, estado e município devem se abster de realizar a apreensão e condução de menores – exceto em caso de flagrante de ato infracional por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária –, conforme acordo homologado no Supremo Tribunal Federal”, informou em nota o TJRJ.

Leia mais

Construções Recreio