Search
Close this search box.

Vitamina C: 10 coisas que você precisa saber para incluir o produto no skincare!

Você sabia que a vitamina C potencializa a ação do filtro solar e ajuda no clareamento de manchas da pele? O dermatologista Antonio Gomes Neto fala mais sobre esses e outros benefícios desse ingrediente dermocosmético. Confira!

1 – A VITAMINA C É UM PODEROSO ANTIOXIDANTE

Com o passar dos anos, é normal que a pele madura apresente linhas e marcas de expressão. Porém, a vitamina C é uma ótima aliada para retardar a ação do tempo, já que é um poderoso antioxidante. “As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular”.

2 – A VITAMINA C POTENCIALIZA A AÇÃO DO FILTRO SOLAR

Usar o protetor solar diariamente é fundamental para se proteger dos raios solares, além de prevenir manchas e o câncer de pele. O que você talvez não saiba é que a combinação de filtro solar e vitamina C potencializa a fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar. “A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar”.

3 – A VITAMINA C AJUDA A CLAREAR MANCHAS NA PELE

Vale destacar também que a vitamina C também age na prevenção de hiperpigmentações, porque inibe a formação de melanina na pele, assim como diminui manchas provocadas por inflamações de acne e dermatites. Porém, se você faz uso de medicamentos para o tratamento de pele, fique atenta! “É extremamente importante a recomendação de um dermatologista, que vai avaliar cada caso e prescrever a quantidade e frequência das aplicações”.

4 – A PELE FICA MAIS VIÇOSA COM A VITAMINA C

Sabe aquele glow na pele de quem está com a rotina de skincare em dia? Pode agradecer à vitamina C. O ingrediente é responsável pela iluminação natural da pele e, logo nas primeiras aplicações, já é possível notar a diferença. “Para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer”.

5 – A VITAMINA C ESTIMULA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

Falando em viço na pele, a vitamina C age diretamente na formação de colágeno. “A partir dos 30 anos, inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos”. Por isso, ao usar a vitamina C, o ingrediente estimula a produção local, dando mais elasticidade e prevenindo o envelhecimento.

6 – APOSTE NA VITAMINA C PARA MELHORAR A CICATRIZAÇÃO

Se a sua pele é daquelas que demoram a cicatrizar e vive inflamada, a vitamina C pode te ajudar. Ela influencia na regeneração da pele, agindo diretamente na proliferação e migração de células nas áreas afetadas. “O uso diário vai auxiliar na cicatrização, na recuperação das lesões recentes e na melhora da uniformização da pele”.

7 – A VITAMINA C PODE SER USADA EM TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO

Outro fato curioso sobre a vitamina C é que seu uso é muito recomendado no inverno, uma estação em que a pele fica mais sensível e precisa de proteção extra. Porém ela pode ser sim usada em diferentes estações, inclusive no verão. Alguns ativos dermocosméticos, especialmente quando manipulados para aplicação na face, possuem prescrições restritas. Porém, a vitamina C é um ingrediente geralmente muito bem tolerado, o que permite ser administrado diariamente, uma ou duas vezes por dia, exceto em casos específicos”.

8 – ELA TAMBÉM PODE SER USADA EM TODOS OS TIPOS DE PELE

Além de não ter restrição em épocas do ano, a vitamina C também pode ser usada em diferentes tipos de pele. “Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem incluí-la na rotina de cuidados diários”. Porém, o profissional ressalta: “O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso”.

9 – GESTANTES E LACTANTES TAMBÉM PODEM USAR A VITAMINA C

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também podem cuidar da pele com a vitamina C, já que a substância não é prejudicial e pode ser usada diariamente. O dermato, porém, explica que, nesses períodos, nenhum produto deve ser usado sem a supervisão de um especialista. “Em casos de hiperpigmentações gestacionais, o tratamento costuma ser a médio e longo prazo. Sendo assim, o uso da vitamina C pura não terá um efeito imediato e, muitas vezes, precisará ser associado com outros medicamentos”.

10 – A VITAMINA C PODE OXIDAR – ATENÇÃO AOS CUIDADOS!

Vale reforçar que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto instável e, por isso, sofre oxidação quando exposto a oxigênio, luz, água e calor. “Para evitar que o produto fique com a cor alterada – um dos fatores que demonstram a oxidação ativa -, e com isso também tenha sua eficácia diminuída, opte por embalagens que dificilmente promoverão o contato da composição com o ambiente externo”, finaliza o dermatologista.

(Por Marina Couto)

Limpa Mil