A Janela partidária é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Essa possibilidade está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se for feita nesse período permitido.
Quando ocorre a janela partidária?
Neste ano, a troca de legenda poderá acontecer de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro.
Preocupados em cumprir esses prazos no município de Ipueira, os pretensos candidatos a disputar o cargo de prefeito daquela cidade já deram início as mudanças de legendas e por consequência de grupos políticos.
O atual prefeito Galego de Paiva, perdeu o apoio do seu atual vice-prefeito, Duduca do leite, que no apagar das luzes do mandato de Galego, rompe com o mesmo e se junta ao grupo de oposição liderando pela ex-prefeita, Concessa Macedo.
Concessa por sua vez, perde um escudeiro do seu sistema político, Antônio Pessoa, que vai de mala e cuia apoiar o candidato a prefeito apoiado por Galego de Paiva, que é Admiro Medeiros, vereador naquela cidade.
Duduca do Leite que era vice de Galego de Paiva, já chega no grupo de Cessa desbancando a pré-candidatura de seu filho Charny Macedo, diretor do Detran de Caicó, que já havia anunciado aos amigos e familiares seu desejo de disputar a prefeitura de Ipueira.
Nesse novo quadro que se apresenta para o eleitorado de Ipueira, Charny Macedo, deverá se contentar em ser o vice de Duduca, ou até quem sabe, disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Ipueira. Em ambas as situações seria muito pouco para o clã da família Macedo que por muitas décadas dominou a política local.