Search
Close this search box.

Sebrae RN e Agência para a Energia assinam protocolo de colaboração em prol da eficiência energética

Sebrae RN e Agência para a Energia assinam protocolo de colaboração em prol da eficiência energética — Foto: Jeanderson Amorim/Divulgação

O Sebrae RN e a Agência para a Energia, de Portugal, assinaram nesta quarta-feira (3) um protocolo de colaboração em prol da eficiência energética. A iniciativa visa integrar esforços para promover a formação, conhecimento sobre transição energética e a adoção de práticas mais sustentáveis no setor empresarial.

A assinatura foi oficializada durante o Encontro de Transição Energética da Península Ibérica e da América Latina, o EVEx, que acontece pela primeira vez no Brasil e tem como sede a capital potiguar.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

A cooperação entre Sebrae e Adene faz parte de um movimento estratégico para fomentar a sustentabilidade e a eficiência energética como uma frente de combate às mudanças climáticas entre as micro e pequenas empresas.

“Somos milhões de micro e pequenas empresas espalhadas pelo Brasil que precisam e fazem parte deste importante processo da transição energética e da industrialização verde. Em números, as micro e pequenas empresas são 98% das empresas existentes, portanto, elas têm papel primordial neste movimento e nós precisamos estar perto delas”, disse o diretor do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti durante sua explanação. 

Nelson Lage, presidente da Adene destacou a importância da colaboração entre as duas instituições para alcançar os objetivos de sustentabilidade energética. “O Brasil tem mostrado que tem apostado fortemente nas energias renováveis. O país tem uma matriz energética muito interessante, com grande foco no hídrico, no solar e no eólico. Acreditamos no sucesso da colaboração entre os países com grande foco nas energias renováveis, na formação e na capacitação”.

Sobre a parceria com o Sebrae, Lage afirmou que “é o parceiro certo com competências nesta área. Esperamos compartilhar experiências nos vários setores das energias renováveis, especialmente com foco nos edifícios e, na certificação”.

Na sessão de abertura do EVEx Brasil 2024, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Silvio Torquato, ressaltou que o RN é o estado brasileiro líder em energia eólica com quase 10 GW de capacidade instalada, 14 projetos de energia eólica offshore em fase de licenciamento e a entrada em operação até 2026 de cerca de 9.7 GW de geração solar.

O EVEx reúne especialistas da área de energia e tem como objetivos principais debater tendências, trocar experiências e encontrar plataformas de cooperação para acelerar a transição energética nos países da Península Ibérica e da América Latina – em especial, Brasil, Portugal e Espanha.

Essa é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e tem como sede a capital potiguar.

g1 RN

Limpa Mil