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Rafael propõe túnel por baixo do Parque das Dunas

O candidado Avante a prefeito de Natal, ex-deputado federal Rafael Motta, encerrou a série de quatro entrevistas de concorrentes às eleições majoritárias de outubro deste ano, no “Jornal da Manhã”, da rádio Jovem Pan News Natal, 94.3 FM. Rafael Motta propõe a construção de um túnel no Parque das Dunas entre as avenidas Nevaldo Rocha e Via Costeira para dar mais mobilidade ao tráfego e incentivar o turismo da cidade.

Motta também pretende plantar um cartão de bilhetagem de transporte público, para ser usado em qualquer período do dia e em todas as linhas de ônibus com validade mensal.

Esportes

“Existem regiões em Natal vulneráveis socialmente à questão da criminalidade, o esporte é uma vacina contra o uso das drogas, contra a cooptação da juventude para o crime e forma de mudar a história das pessoas e das suas vidas através do esporte. Temos algumas ideias, são mais de 100 quadras em Natal, a maioria está descoberta, o que gera degradação do piso, faltam vestiários, a própria praça em qual a quadra se encontra também é desestruturada, então é papel também da prefeitura fazer com que gere-se a infraestrutura desses ambientes, iluminação, o esporte vai poder ser produzido e ser realizado durante o período da noite, durante o período que é fora o horário de expediente. Além disso, também nós temos uma ideia que ainda está sendo aprimorada, obviamente, e tem que ser discutida com os profissionais da educação, que é abrir as escolas aos finais de semana para alunos e a comunidade poderem utilizar principalmente a área esportiva, praticar um esporte, para ter uma aula de dança, ensaio de quadrilha. E vamos ter parcerias público-privadas que possam fomentar algumas práticas esportivas”.

Creches

“O primeiro passo de qualquer indivíduo é o contato com a educação. Em Natal há um déficit muito grande de crianças fora das creches, mais de 1.208 crianças, Carlos Eduardo, quando prefeito, criou uma metodologia chamada de sorteio, onde as crianças viraram meros números e a sorte delas terem um futuro garantido ou não depende basicamente de um sorteio, é um sorteio sorte ou do azar. Se tiver sorte, vai ter educação, se não tiver sorte, pode ter futuramente um indivíduo que possa ir para outra área, que não seja uma área social, a própria criminalidade ou até ou até mesmo analfabetos funcionais ou até mesmo analfabetos integrais. O primeiro papel é resolver desde a raiz, ampliar os CMEIs, que hoje são 74, no Guarapes tem uma CMEI quase pronta e que não está funcionando, e ampliar realmente esse serviço através de parceria público-privada, para poder colocar essas crianças e dar uma segurança para os pais poderem ir trabalhar com tranquilidade, deixar os filhos de manhã, os filhos terem atividades durante a parte matutina, durante a parte vespertina, tirar o seu cochilo e depois ter algumas outras atividades e no final da tarde a mãe e o pai poderem pegar essa criança depois do trabalho com tranquilidade. O problema é que poucas pessoas procuram investir em educação, porque é uma política pública que dá resultado a médio e longo prazo, alguns gestores, pensando, eleitoralmente falando, buscam investir em situações que dão resultados a curto prazo, para poder pensar em quatro anos depois se eles serem reeleitos”.

Escolas de tempo integral

“Em Natal e o Rio Grande do Norte mostrou-se, vergonhosamente, em último lugar na educação básica e no ensino médio em relação a todos os 27 estados brasileiros, infelizmente, mesmo tendo uma professora como governadora. Mas isso não difere também da capital. Nosso papel realmente é fazer como o Pará fez, que saltou quase dez posições em relação a Ideb, investindo maciçamente em educação. Ou então, como Sobral hoje é uma capital da educação no Ceará. Natal não é uma cidade complexa. Investir em educação muda uma sociedade, consegue mudar países que passaram por isso. E a educação integral, basicamente, é uma coisa que brilha os olhos, porque através da educação integral a gente não vai apenas formar apenas cidadãos com educação básica. Mas a gente vai ter pessoas ligadas à cultura, artistas, atores, atletas, músicos, pessoas com diversas aptidões. Na escola em tempo integral, o aluno vai ficar no período da manhã, assistindo aulas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, etc e no período da tarde desenvolver uma aptidão, e a partir daí o pai vai estar tranquilo porque ele vai estar deixando o filho dele numa escola, que vai ter toda a alimentação, vai ter a segurança, não vai ter nenhum tipo de exposição externa. E podendo pegar ele no final do dia, depois que ele voltar do trabalho, levando para casa, sabendo que o filho teve ali um dia inteiro dedicado à educação e também a essas outras aptidões. Então é importantíssimo investirmos em escola em tempo integral, inclusive foi uma defesa que eu fiz muito veementemente enquanto deputado federal na Comissão da Educação”.

Transporte público

“O carro-chefe da nossa proposta é o cartão único mensal, já adotado em algumas capitais, onde o usuário paga uma quantia e vai poder circular com a bilhetagem única indefinidamente para onde quizer, linha que quiser e hora que quiser, vai ao mesmo tempo poder ir pra escola, parar no shopping pra ter alguma alimentação, ir ao cinema, passar na escola e jogar futebol com os amigos e depois ir pra casa. Hoje se paga R$ 4,50 e só tem uma hora e meia para pegar algumas linhas que se integram e no nosso projeto não tem esse intervalo de horário definido”.

Mobilidade urbana

“Tem outro projeto que pode ser devaneio de minha parte, mas Natal é uma cidade pequena, de 170 m² e não tem muitos morros, como o Rio de Janeiro. Já existiu, no governo Vilma Faria, alguns estudos para a construção de um túnel que interligue a avenida Nevaldo Rocha à Via Costeira, passando por baixo do Parque das Dunas. Não é um projeto dificil de se fazer e vai desafogar as dois lados da Via Costeira, a Zona Sul parte da região do Plano Palumbo, na Zona Leste, ao mesmo tempo vai conseguir integrar o turista que sai do aeroporto de São Gonçalo do Amarante mais rapidamente, que geralmente se hospeda na Via Costeira. Obviamente seguindo todos os ritos e legislações ambientais, são estudos preliminares e a gente está esperando algumas respostas de alguns especialistas do Ceará sobre essa possibilidade e quem sabe se adotar. São 1,6 km, e apesar de ser audacioso, não é impossível e existe forma de financiar através do Banco Mundial, BID, desde que o município comece principalmente a melhorar a sua capacidade de pagamento que hoje nós estamos no vermelho”.

Revitalização do centro histórico

“Diminuindo o IPTU, fazendo renegociações ou até perdoando dívidas de IPTU de imóveis, desde que o proprietário consiga tornar aquele móvel funcional , reduzir ISS e criar uma certa atritividade maior em relação a essas regiões. A Tavares de Liria deveria ser toda transformada em uma praça, onde as pessoas poderiam estar ali, como disse, igual ao Centro Histórico de Recife, que saiu de uma região de descaso e de vulnerabilidade hoje para simplesmente ser um local chic, tomar no final do dia um café e fazer um happy hour”.

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Tribuna do Norte

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