Search
Close this search box.

Pesquisa CNI aponta queda no emprego e na produção industrial, em abril

A pesquisa “Sondagem Industrial”, da Confederação Nacional da Indústria, aponta que tanto a produção, quanto os empregos do setor estão em queda.

A produção industrial ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos, que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril.

Também caíram a intenção de investimento, que está no menor índice desde agosto de 2020, auge da pandemia. A Sondagem da CNI aponta que todos os índices de expectativas recuaram em maio de 2023.

O índice de expectativa de número de empregados recuou 0,6 ponto frente a abril, registrando 49,9 pontos. Esse resultado sinaliza para os próximos meses a estabilidade do número de contratações.

O índice de expectativa de quantidade exportada apresentou a maior queda mensal: recuo de 2,2 pontos. Com a queda, foi para 50,2 pontos, praticamente sobre a linha divisória.

O índice de expectativa de demanda registrou 53,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior. Além disso, o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 51,7 pontos, resultado 1,4 ponto menor do que em abril.

Diário do Poder

Espaço Flor de Lotus