A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realiza cursos profissionalizantes para os antigos permissionários do Mercado da Redinha que, após a obra de expansão, voltarão a trabalhar no local. Com foco na melhoria da qualidade do atendimento, os alunos dessas turmas passam por uma reciclagem sobre suas atividades.
A obra do Complexo Turístico da Redinha proporcionou aos antigos trabalhadores do local melhorias na qualificação profissional. Para avançar e melhorar também a qualidade de vida da população trabalhadora do bairro, a Prefeitura Municipal do Natal disponibilizou programas gratuitos de profissionalização e capacitação para aprimorar os seus conhecimentos e oferecer qualidade de excelência em seus serviços.
O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) oferece hoje a essa parcela da população cursos de garçom e gestão de negócios. A organização dos cursos tem a meta de atingir cerca de 180 alunos que atuam junto ao Complexo da Redinha oferecendo aulas práticas diariamente, voltadas a suas áreas de conhecimento em que exercem suas profissões.
Durante todo o período do curso, os alunos aprendem práticas, teorias e novas formas de se relacionar com o público e no próprio ambiente de trabalho, aprimorando os conhecimentos práticos já adquiridos e renovando as experiências.
O profissional João Carlos da Cruz, 53, aluno do curso de garçom, conta como foi sua experiência. “Estou me sentindo muito bem, coisas que a gente não faz no dia a dia na Redinha e aqui a gente está aprendendo para atender ao turista com mais qualidade que merece um atendimento bem adequado”, destacou o aluno que aprende no curso as formas de servir as mesas com classe, delicadeza e gentileza aos consumidores.
Além dos alunos, os professores também ficam entusiasmados com o aprendizado passado. Régia, que é contadora e professora da turma de gestão de negócios, diz que é extremamente gratificante. “E entendo que para todos aos alunos que passaram por aqui, vale a pena, é um sentimento de gratidão e uma nova visão, um novo mundo para eles que hoje abriu um novo mundo com leques diferentes e novas informações a serem desbravadas”, afirmou a professora, que observa que os alunos entendem que é um novo tempo, não é mais como era antes. Eles agora têm uma nova visão de gestão de negócios, empreendedorismo, ferramentas para auxiliá-los no trabalho do dia a dia e na administração dos seus quiosques.
Para receber o certificado de conclusão do curso, os alunos devem cumprir uma carga horária de 60 horas, distribuídas entre 15 dias. As avaliações são contínuas e prezam pelas atividades práticas como forma de melhor aprendizado e contribuição com a profissão.
Com a conclusão das turmas em vigor até este dia 30, novas turmas serão formadas com a adição de novos cursos, além dos que já são oferecidos pela Semtas. Para saber mais informações, os interessados devem se dirigir nos dias 29 e 30 de agosto ao CMTE Alecrim, localizado na Avenida Presidente Bandeira.
Tribuna do Norte