A oscilação nos preços dos alimentos é visível na percepção de quem vai às compras constantemente, seja nos supermercados ou nas feiras livres. Enquanto alimentos como tubérculos, raízes e verduras apresentam uma baixa recente nos valores, outros produtos alimentícios característicos da dieta do brasileiro, como o leite, açúcar e frutas ainda não chegaram a um patamar de preços aceitável pelos consumidores. Mesmo assim, em agosto, o custo da Cesta Básica em Natal, caiu 1,87% em relação ao mês anterior.
O levantamento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), realizado por meio da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos (CES), aponta que os itens que mais contribuíram para essa queda de preços foram tubérculos, raízes e legumes (-12,29%), hortaliças e verduras (-5,65%), panificados (-2,35%), carnes (-1,28%) e cereais, leguminosas e oleaginosas (-0,63%).
“A verdura baixou. O tomate, por exemplo, a gente tava comprando a R$ 6 o quilo, até R$ 7…agora está menos a R$ 2. Já as frutas não senti baixar e nem aumentar. Isso é bom porque são alimentos saudáveis que ficam mais acessíveis”, comentava a vendedora Lícia Magaly, 46, após realizar suas compras na feira livre do Alecrim, uma das mais tradicionais da capital.
Jessyanne Bezerra
Repórter
A maior fábrica têxtil da América Latina, a Guararapes, no Rio Grande do Norte, foi sede do lançamento da nova coleção de verão da Riachuelo, empresa que está há 77 anos vestindo o povo potiguar e gerando emprego e renda. As roupas fazem parte do novo processo tecnológico implementado pela empresa e foram produzidas por agricultores do RN com o algodão agroecológico.
No evento, desfilaram 31 colaboradores que fizeram parte do processo criativo e produtivo das peças de roupas. A coleção destaca os tons de azul e branco e, de acordo com Graziela de Batista, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Riachuelo, a ideia surgiu do desfile surgiu no primeiro contato que teve com as peças de roupas. “A nossa ideia de diversidade é ter dentro de casa a representatividade da sociedade. Então, aqui a gente tem gente de todos os tipos, jeitos, tamanhos, todos os corpos e jeitos de pensar, religiões. Então, não precisou ir muito longe para ter aqui o melhor casting que a gente poderia ter”, explicou Batista.
O mar de São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, será palco entre os dias 3 e 6 de outubro de um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo: a 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024, conhecida como Gostoso Wingfoil Cup. Este será o terceiro ano que o Estado recebe o circuito, reunindo os principais atletas nacionais e internacionais da modalidade.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Wing, promete ser um verdadeiro espetáculo, com manobras impressionantes e disputas acirradas, oferecendo ao público uma experiência única.
Ao todo, serão realizadas 13 competições, divididas nas categorias: Open Race; Open Wave/Freestyle; Open Long Distance; Open Surf towin foil; Estreante Homens e mulheres; Grommets (até 14 anos); Junior (15 a 19 anos); Sênior (20 a 39 anos); Master (40 a 55 anos); G. Master (a partir de 56 anos); Feminino Race; Feminino Wave/freestyle e Feminino Long Distance.

O “Clássico das Multidões” é a principal atração da rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, neste domingo às 18h30, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Flamengo, tenta diminuir a distância para o líder Botafogo e o Vasco espera vencer para se consolidar no meio da tabela de classificação.
Contratado após a lesão do meia Adson, o suíço Maxime Domínguez concedeu a sua primeira entrevista como atleta do Vasco, no CT Moacyr Barbosa. O jogador, que vai usar a camisa 26, assinou com o clube por dois anos e já projetou o próximo o clássico com o Flamengo. “É um confronto muito grande e de muita rivalidade. É o tipo de jogo em que você tem que ganhar. E a torcida pode ter certeza de que vamos fazer de tudo para conseguir a vitória”, afirmou o jogador.
Revelado na Suíça, Maxime vem de duas temporadas em Portugal. Essa vai ser a sua primeira passagem no futebol da América do Sul. Sobre o Brasil, ele elogiou a qualidade das equipes e disse estar pronto para o desafio. “Gosto do futebol brasileiro. Muita técnica e intensidade. Um tipo de futebol que me identifica. Quero ter uma adaptação rápida para poder jogar o mais rápido possível. Estou pronto para jogar e agora a decisão é da comissão técnica”, disse.

Rayssa Leal é campeã mundial de skate street, em Roma, na Itália. Neste sábado (14), a brasileira passeou nas suas duas primeiras voltas e deu uma virada espetacular nas manobras para subir no lugar mais alto do pódio. Momiji Nishiya ficou na segunda posição, seguida pela também japonesa Miyu Ito. Além da brasileira, sete japonesas disputaram a decisão.
“Meu time é o melhor de todos, sempre me dá todo o suporte. Muito obrigado a todos que torceram e me incentivaram no Brasil e em todo o mundo”, afirmou Rayssa após a conquista na capital italiana. Ainda neste sábado, o Brasil tem mais uma chance de título no torneio, com Kelvin Hoefler.
Veja a classificação da final do Mundial de skate street feminino
Rayssa Leal – Brasil – 270,56
Momiji Nishiya – Japão – 269,14
Miyu Ito – Japão – 249,53
Coco Yoshizawa – Japão – 232,16
Liz Akama – Japão – 169,54
Funa Nakayama – Japão – 156,72
Aoi Uemura – Japão – 29,25
Yumeka Oda – Japão – 4,80
O candidato a vereador de Céu Azul (PR) Marcos Geleia Patriota (Novo) foi preso neste sábado (14), em Cascavel, por agentes da Polícia Federal.![]()
![]()
Patriota é investigado por associação criminosa para os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Desde novembro do ano passado, ele tinha ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outros dois candidatos envolvidos com os atos golpistas têm mandados de prisão em aberto, de acordo com reportagem do G1.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, pediu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a competência da Corte para analisar as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.![]()
![]()
Na semana passada, Lula demitiu Almeida, “considerando a natureza das acusações” e por julgar “insustentável a manutenção do ministro no cargo”.
Na última quinta-feira (12), a Polícia Federal (PF) enviou ao STF um relatório preliminar da investigação aberta para apurar o caso. André Mendonça foi sorteado como relator e, nesta sexta-feira (13), encaminhou o processo para manifestação da PGR.
Um grupo com cerca de 50 manifestantes fez um protesto neste sábado (14) em Ponta Negra, zona Sul de Natal. Os manifestantes pediam justiça após um vendedor ambulante ter sido baleado por um segurança no último fim de semana. O crime ocorreu enquanto a vítima trabalhava.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes se reuniram no início da manhã e ocuparam uma área do Calçadão de Ponta Negra, localizado na avenida Erivan França. O protesto foi realizado próximo a um hotel onde trabalha um segurança, denunciado pela vítima como autor do crime.
Foto: Emanuel Amaral
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de saúde pública da rede estadual, registrou, no mês de agosto, um novo recorde de atendimentos a acidentes envolvendo motociclistas. Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do RN, durante os 31 dias do mês, 899 pessoas deram entrada no hospital, localizado em Natal, vitimadas por quedas de moto.
Desses, 346 foram acidentados em vias da capital e cerca de 70% da Grande Natal. Assim, além do novo recorde, os acidentes de moto alcançaram, pela primeira vez na história, o posto de principal causa de internação nos leitos do Walfredo Gurgel, ultrapassando os casos de AVC e queda da própria altura.
Assalto aconteceu por volta das 6h45, segundo a polícia | Foto: Anderson Régis
A Polícia Civil está investigando o assalto, realizado por pelo menos dois criminosos armados, a uma agência terceirizada dos Correios no bairro do Alecrim, na zona Leste de Natal. De acordo com informações confirmadas da Polícia, os homens roubaram joias em ouro, avaliadas entre R$ 60 mil e R$ 100 mil, inicialmente. Durante a tarde dessa quinta-feira (12), agentes e peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), estiveram na agência para realizar análises no estabelecimento, que voltou a funcionar após a saída dos policiais.
O crime ocorreu por volta das 6h46. Imagens de câmeras de vigilância mostram o momento em que os criminosos chegaram ao local em um carro cinza. Pelo menos dois homens descem do veículo e, com camisas uniformizadas e bonés, entram no estabelecimento instantes após a chegada de um funcionário. Imagens internas da agência mostraram ainda a ação dos criminosos.
Foto: Gabriela Catunda/MDHC
Anielle Franco escolheu um restaurante reservado, relativamente afastado da região mais movimentada de Brasília, para uma conversa que deveria ser definitiva. Desde que assumiu o comando do Ministério da Igualdade Racial, no início de 2023, ela vinha sendo alvo de constrangimentos e importunações por parte de um colega, o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Os dois se conheceram durante o período de transição de governo e se aproximaram muito depois da posse. Aos poucos, as conversas descontraídas do início da relação foram dando lugar a investidas de conotação sexual.
O ministro mirava Anielle com olhares enviesados, fazia “elogios” inconvenientes, sussurrava fantasias eróticas nos ouvidos dela e, na mais ousada das incursões, chegou a repousar a mão entre as pernas da ministra. O encontro no restaurante foi a última tentativa de Anielle de colocar um ponto-final em uma situação “insustentável”, que já havia chegado ao conhecimento de outros ministros, de assessores importantes do Palácio do Planalto e do próprio presidente da República. Ela tentou evitar que o caso se transformasse em um escândalo, mas, segundo seu relato, não deu certo.
Foto: TSE
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai estrear o modelo 2022 (UE2022), o mais recente desenvolvido pela Justiça Eleitoral, em 2024 nas eleições municipais. Além da nova leva, estarão em operação no pleito aparelhos dos anos de 2013, 2015 e 2020. Ao todo, serão usadas 571.024 urnas eletrônicas em 6 de outubro para atender mais de 155 milhões de eleitores.
As 219.998 unidades do modelo 2022 começaram a ser fabricadas em maio de 2023, substituindo as urnas modelo 2011, que já encerraram seu ciclo de vida útil. Foram produzidas em Ilhéus, Bahia, pela Positivo Tecnologia. São 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015, graças a um processador mais potente e a um mecanismo de criptografia aprimorado.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 37 de 2024, emitido nesta sexta-feira (13), informa que 31 trechos analisados estão próprios para banho e 2 trechos encontram-se impróprios. Os pontos identificados como impróprios são: Rio Pirangi (Ponte Nova) e Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim.
Foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

Foto: CBMGO/Divulgação
O Brasil registrou 3.800 focos de incêndio nesta sexta-feira (13), liderando o ranking global com 28% de todos os focos de incêndio no mundo. A Amazônia foi a região mais afetada, concentrando 46% das áreas atingidas pelo fogo no país. Os dados são do sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram atualizados neste sábado (14).
Entre os estados brasileiros, o Pará lidera o ranking de focos de incêndio, com 740 registros, seguido pelo Acre, com 441, e Tocantins, com 419. O município com o maior número de queimadas é São Félix do Xingu, no Pará, localizado a 1.050 quilômetros de Belém, que registrou 146 focos de incêndio em um dia.
Mais de 1,5 mil municípios relatam falta de vacinas, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento mostra que, nessas localidades, faltam vacinas principalmente para as crianças. Entre os principais que estão em falta estão os imunizantes contra varicela, covid-19 e meningocócica C.
![]()

![]()
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios. Desses, 1.563 – o equivalente a 64,7% dos que participaram da pesquisa e cerca de 28% do total de municípios no Brasil – enfrentavam falta de imunizantes há pelo menos 30 dias.
A vacina contra varicela é a que está mais em falta segundo o levantamento. Ela protege crianças de 4 anos da catapora – nessa idade é aplicado o reforço. O imunizante falta em 1.210 municípios respondentes, com uma média de desabastecimento superior a 90 dias.
O transporte público será gratuito em todo o estado do Rio de Janeiro nos dias das eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), a suspensão de cobrança de tarifa valerá para todos os modais: ônibus municipal e intermunicipal, trem, barcas, serviços de BRT e VLT.![]()
![]()
A medida é fruto de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para garantir que todo o eleitorado participe do pleito, independentemente de condição econômica ou localização momentânea.
A norma estabelece ainda que os serviços sejam oferecidos com frequência compatível com a dos dias úteis. Mais informações sobre os transportes oferecidos estão disponíveis na página do TRE.
Parte da história do Rio Grande do Norte, a Casa-grande do engenho Guaporé, em Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, está abandonada. O local foi fundado na metade do século XIX e, apesar de ser tombado desde 1988 por sua importância cultural, está em condições que afastam visitantes.
Quem ainda arrisca ir até o local, encontra paredes desmoronando, telhado destruído e falta de manutenção nos arredores. Do lado externo, o mato está presente em todo o espaço, além de enxames de marimbondos, abelhas e vespas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência direta de R$ 18,35 milhões das contas do Starlink e do X (antigo Twitter) no Brasil para os cofres da União. Os valores foram destinados para o pagamento das multas aplicadas à rede social e à empresa de internet via satélite de Elon Musk. Mas, apesar da quitação das dívidas, a rede social continua bloqueada no País por descumprir outras ordens judiciais.
A plataforma não cumpriu o bloqueio de perfis que divulgavam mensagens criminosas e de ataque à democracia e ainda não instituiu representantes legais no X no País, como manda as leis Como a plataforma ainda não se adequou às outras determinações, continua bloqueada no Brasil.
Na decisão, divulgada na quarta-feira, 11, Moraes entendeu que a Starlink faz parte do mesmo “grupo econômico de fato” do X. No dia seguinte à decisão, os bancos Itaú e Citibank informaram à Suprema Corte que os valores foram transferidos.
Com 52 equipes inscritas e perspectiva de grande disputa, acontece neste final de semana em Currais Novos a segunda etapa da Copa Jorge Guimarães de Voleibol, um dos principais torneios do Norte-Nordeste envolvendo diversas categorias. As disputas ocorre desde esta sexta-feira (13) e segue até o domingo (15), em ginásios de Currais Novos. Neste ano, a Copa Jorge Guimarães está registrando recorde de equipes e atletas, tendo mais de 2.000 jogadores envolvidos nas duas etapas.
Após um sucesso na primeira etapa, que teve como foco das categorias Sub-13 a Sub-19, a competição passa a ter neste momento as categorias Sub-21 masculino, Adulto Masculino e Feminino, Master 35 anos Masculino e Feminino. As 52 equipes fazem parte de seis estados do Nordeste, como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Segundo Afrânio Aurélio, idealizador e organizador do torneio, os jogos envolvendo as categorias infanto-juvenil apresentaram um alto índice técnico de competitividade, situação em que deve ser de ainda mais disputa acirrada entre as equipes envolvendo as categorias restantes. As partidas são disputadas em seis ginásios: Palácio dos Esportes, Colégio Camilo Toscano (CCT), Cortesão, Geraldão, Ozanira e IFRN campus Currais Novos.
Um decreto do governo estadual “disciplina o cumprimento da jornada de trabalho por meio do regime de teletrabalho, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte.
O documento foi publicado na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado (DOE) e trata como teletrabalho a “modalidade de trabalho realizado fora das dependências físicas dos órgãos ou entida-des da Administração Pública Estadual, com a utilização de recursos tecnológicos”;
Além disso, o decreto explica os objetivos de implementação do teletrabalho, funcionamento, condições para adesão, atividades que podem ser desempenhadas de forma remota, etapas de implementação, dentre outros.