O Força e Luz se sagrou campeão do Campeonato Potiguar Sub-20 ao vencer o América nas penalidades por 4 a 3, após um empate de 2 a 2 no tempo normal, na Arena das Dunas. O grande destaque da partida foi o goleiro Colombiano, que entrou no segundo tempo e defendeu três penalidades. Com a vitória, o time conquistou a premiação de R$ 30 mil, a vaga na Copa do Brasil da categoria, e a indicação para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

América e Força e Luz se enfrentaram pelo título estadual Sub-20, e o primeiro tempo foi bastante equilibrado, com o América criando mais chances de perigo.

A equipe alvirrubra teve uma grande oportunidade logo aos 7 minutos, quando, após um cruzamento de Caio, Fernando conseguiu se antecipar à zaga, mas finalizou mal, desperdiçando a chance de abrir o placar.

O América, jogando na Arena das Dunas, aos poucos foi ganhando confiança e controlando o jogo. O Força e Luz, apostando nos contra-ataques, não encontrava os espaços necessários para surpreender, com a defesa do América bem postada.

O gol alvirrubro saiu aos 27 minutos, em uma de suas principais armas: a bola aérea. Após escanteio bem cobrado por Allan, Fernando subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes, fazendo 1 a 0 para o América.

Apesar de ter mais espaço após o gol, o Força e Luz não conseguiu criar chances claras no primeiro tempo, e a vantagem alvirrubra se manteve até o intervalo.

O segundo tempo começou com emoção logo aos 4 minutos, quando o árbitro marcou pênalti a favor do Força e Luz, após o zagueiro João Victor cortar um cruzamento com o braço dentro da área. João Victor, meio-campista do Força e Luz, converteu a penalidade com categoria, deixando tudo igual.

O América reagiu rapidamente e quase retomou a liderança com dois lances perigosos, mas foi o artilheiro Fernando que voltou a brilhar aos 11 minutos, ao ser lançado por Henrique e bater forte, fazendo 2 a 1 para o Alvirrubro. Contudo, a comemoração durou pouco, já que Galego empatou novamente aos 13 minutos, com um belo chute dentro da área.

A partir daí, o Força e Luz cresceu no jogo, chegando com perigo em várias oportunidades. Leozinho obrigou o goleiro do América a fazer uma excelente defesa, e logo depois, Fernando, autor dos dois gols do América, saiu lesionado. O Força e Luz manteve a pressão e quase virou com um chute de Piauí, novamente defendido pelo goleiro Rubens.

Nos minutos finais, Matuto acertou um belo chute de fora da área e marcou o gol que seria da virada, mas o lance foi anulado porque o Força e Luz tinha 12 jogadores em campo, já que Galego não havia deixado o gramado.

Com o empate por 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis, a terceira disputa consecutiva do Força e Luz desde as quartas de final.

Na disputa, Ismael perdeu a primeira cobrança para o América, com defesa de Colombiano, enquanto Juru abriu o placar para o Força e Luz. Heitor empatou para o América, e Matuto teve seu chute defendido por Rubens, mantendo o equilíbrio com um pênalti desperdiçado por cada time. Henrique, do América, também parou em Colombiano, mas Rubens defendeu a cobrança de Alberto na sequência. Joãozinho colocou o América em vantagem (2 a 1), e Piauí empatou para o Força e Luz (2 a 2). Pablo Guilherme fez 3 a 2 para o América, e Leozinho empatou novamente (3 a 3).

Nas cobranças alternadas, João Victor teve seu chute defendido por Colombiano, deixando a responsabilidade para Netinho. O camisa 7 do Força e Luz bateu com tranquilidade e garantiu o título estadual Sub-20.

Tribuna do Norte

Supermercado Recreio