Search
Close this search box.

MP investiga uso de ‘central de Fake News’ contra autoridades do RN para fins políticos

Operação cumpriu mandados no Rio Grande do Norte e em Santa Catarina — Foto: MPRN/Divulgação

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte investiga a existência de uma “central de Fake News” que opera no estado com a intenção de criar e disseminar notícias falsas sobre autoridades, com fins políticos e manipulação da opinião pública.

Segundo o MP, as apurações iniciais da “operação DesFarsa” revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos.

“As informações são criadas conforme o interesse dos clientes para influenciar e formar a opinião pública, bem como com o propósito de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas”, informou o MP.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), além de Garuva, em Santa Catarina. A operação contou com o apoio do Gaeco do MP de Santa Catarina e da Polícia Militar do RN.

O MP não divulgou mais informações sobre o funcionamento do suposto esquema e os suspeitos investigados até a última atualização desta matéria.

g1 RN

Limpa Mil