Search
Close this search box.

Mossoró é a cidade do RN com maior número de queda de raios no 1º semestre de 2024, aponta Cosern

Neoenergia faz acompanhamento de número de raios que caem no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Mossoró, no Oeste potiguar, foi o município do RN com o maior número de raios no primeiro semestre do ano, com 6.042 descargas atmosféricas.

O número corresponde a pouco mais de 6% dos 95 mil registros do fenômeno no período em solo potiguar. Os dados foram obtidos pela Neoenergia Cosern a partir de um levantamento feito com base na plataforma Climatempo.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Entre os municípios com maior número de registros estão Apodi, com 5 mil descargas atmosféricas, e Upanema, com pouco mais de 4 mil raios contabilizados. Os dois municípios também estão localizados no Oeste potiguar, região do Rio Grande do Norte com o maior número de registros.

Em linhas gerais, o número de descargas elétricas contabilizadas apresentou uma redução de aproximadamente 13% nesse tipo de ocorrência em comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento é fundamental para que a Neoenergia Cosern acompanhe um dos principais fatores para interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em 2023, o número de interrupções a partir de descargas elétricas superou as 3 mil ocorrências, responsáveis por danificar mais de 400 equipamentos do sistema.

Os raios provocaram mais de 3.200 interrupções no fornecimento de energia elétrica, deixaram mais de 432 mil unidades consumidoras sem o serviço e danificaram mais de 400 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.

g1 RN

Construções Recreio