O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou nesta quinta-feira que enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes informações sobre servidores que aparecem nas imagens de 8 de janeiro divulgadas pela “CNN” na última quarta-feira.

Em publicação no Twitter, Cappelli afirmou que forneceu informações sobre a identificação de personagens que apareceram nas filmagens. O vídeo divulgado mostra o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, o Gdias, interagindo com invasores dentro do Palácio do Planalto. As imagens culminaram na demissão de Gdias na última quarta.

“Acabei de responder aos questionamentos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, acerca da identificação dos servidores que aparecem nas imagens divulgadas ontem. Vamos acelerar a sindicância em curso no GSI”, escreveu Cappelli.

Na manhã desta quinta-feira, Moraes fixou um prazo de 24 horas para que Cappelli informasse quais os servidores que aparecem nas imagens divulgadas pela CNN e as providências tomadas. Além disso, o ministro determinou que a Polícia Federal ouça Gdias em até 48 horas.

Cappelli ocupava o cargo de secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi nomeado para o GSI interinamente. O jornalista também já foi nomeado interventor na segurança pública do Distrito Federal após os ataques de 8 de janeiro.

O Globo

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes