Search
Close this search box.

Milhares de pessoas protestam em Paris após eleições

Após o primeiro turno das eleições legislativas antecipadas, em que o Rassemblement National saiu vencedor, milhares de pessoas reuniram-se em várias cidades francesas para se manifestarem contra a vitória da extrema-direita. Na Praça da República, em Paris, estiveram presentes mais de 8 mil pessoas para apoiar a Nova Frente Popular (NFP), a coligação de esquerda que ficou em segundo lugar.

Nesse domingo 30) à noite, milhares de franceses insatisfeitos e receosos com a primeira projeção dos resultados das pesquisas de boca das urnas saíram às ruas para protestar contra a possibilidade de o líder da extrema-direita, Jordan Bardella, vir a ser o primeiro-ministro francês já no próximo domingo. Os manifestantes levavam cartazes com a frase “não deixemos a França aos fascistas”.

Apesar de não ter conseguido a maioria absoluta, o Rassemblement National, de Marine Le Pen, obteve cerca de 34% dos votos e poderá tornar-se a maior força política no Parlamento francês.

Em segundo lugar ficou a aliança de esquerda Nova Frente Popular, com cerca de 29% dos votos, distante da aliança de centro-direita Ensemble, do presidente Macron, que obteve entre 20,5% e 23%, de acordo com as últimas pesquisas.

Agência Brasil

Supermercado Recreio