Search
Close this search box.

Lula pretende se encontrar com Lewandowski para tratar de sucessão no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se reunir com o ministro Ricardo Lewandovsky para tratar de sua sucessão no Supremo Tribunal da Federal.

A expectativa é de que o encontro ocorra no início de abril. Lewandovski avisou que pode antecipar a sua aposentadoria compulsória, que só ocorreria em maio, quando completa 75 anos.

Segundo relatos feitos à CNN, Lula tem afirmado que a opinião de Lewandovski será levada em consideração na escolha de seu sucessor.

Apesar da pressão sobre o petista por uma mulher negra, o presidente tem sinalizado que, para a vaga de Lewandovski, escolherá um homem e deixará uma mulher para a sucessão de Rosa Weber, em outubro.

Hoje, o favorito de Lula para o posto de Lewandowski é o advogado Cristiano Zanin, cujo nome já foi sondado por interlocutores do petista com senadores da base governista.

Segundo relatos feitos à CNN, o presidente da CCJ (Comissao de Constituição e Justiça) do Senado Federal, Davi Alcolumbre, não indicou resistência ao nome. Ele é responsável por marcar a sabatina do escolhido.

Além de Zanin, são cotados para o posto o ex-secretário-geral do STF Manoel Carlos e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.

CNN

Espaço Flor de Lotus