Considerada a maior competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões adotou um novo formato para a temporada 24/25. Entre as mudanças aplicadas no torneio, está o fim da fase de grupos, que dá lugar a fase de liga, onde 36 clubes disputam o título. As partidas inaugurais desta fase da Champions começaram nesta terça-feira (17) e prosseguem nesta quinta-feira (19).
A mudança fundamental nas reformas anunciadas pelo Comité Executivo da UEFA é o abandono do sistema de fase de grupos do formato. Nesta temporada, 36 clubes participarão na fase da liga da Champions League (antiga fase de grupos), dando a mais quatro equipas a oportunidade de competir contra os melhores clubes da Europa. Esses 36 clubes participarão numa competição composta por uma só liga, na qual estão agrupados os 36 clubes.
Sob o novo formato, ainda de acordo com a UEFA, as equipas disputam oito jogos na nova fase de liga (antiga fase de grupos). Deixarão de defrontar três adversários duas vezes – em casa e fora – e, ao invés, enfrentarão oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora. Para determinar os oito adversários diferentes, as equipas serão divididas inicialmente em quatro potes. Posteriormente, cada equipa será sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora frente a uma equipa de cada pote.
As oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber quais seguem também para os oitavos-de-final da competição. As equipas que terminarem do 25º lugar para baixo, inclusive, serão eliminadas, sem direito a acesso à UEFA Europa League.
O novo formato, com todas as equipas juntas numa só liga, significa que existirá muito em jogo para todos os participantes e até à última jornada da fase de liga.
Na fase eliminatória, as equipas que terminem entre o 9º e o 16º lugares terão o estatuto de cabeças-de-série no sorteio do play-off da fase a eliminar, o que significa que enfrentarão uma equipa classificada entre o 17º e o 24º lugares – disputando, em princípio, a segunda mão em casa.
Os oito clubes que prevalecerem no play-off da fase a eliminar avançarão para os oitavos-de-final, onde enfrentarão um dos oito primeiros classificados da fase da liga e que terão o estatuto de cabeça-de-série no sorteio das oitavas de final. Desta fase em diante, a competição continuará a seguir o formato existente de eliminatórias até à final, que será disputada num local neutro seleccionado pela UEFA.
Todos os jogos até à final continuarão a ser disputados a meio da semana, reconhecendo a importância do calendário nacional em toda a Europa, ao passo que a final continuará a ser disputada num sábado.
Tribuna do Norte