Search
Close this search box.

Greve afeta atendimento em unidades de Natal

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) amanheceram sem profissionais da enfermagem para realizarem procedimentos básicos, como aplicação de vacinas e medicamentos devido à greve que teve início nesta segunda-feira (24). Na unidade de Brasília Teimosa, em Praia do Meio, os adultos que buscavam atendimento precisaram voltar para casa, devido a ausência de enfermeiros. No local, apenas crianças estavam saindo com o tratamento completo.

Devido à greve, as UPAs também enfrentam lotação e longas filas de espera. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos planos era abrir as as UBS de Cidade da Esperança e Pajuçara para desafogar as upas que estão atendendo acima da sua capacidade, nos finais de semana e no próximo feriado. Contudo, essa possibilidade está sendo reavaliada pela pasta.

Na 9º Conferência Municipal de Saúde de Natal, o secretário de saúde, George Antunes, mencionou que as negociações para atender às reivindicações dos profissionais de enfermagem já começaram. No entanto, de acordo com o SindSaúde, representante da categoria, nenhuma proposta foi apresentada pelo município.

A greve teve início na manha de ontem (24) e tem atividades programadas até o dia 1º de maio. Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento estão sendo afetadas com a falta de profissionais da área.

Tribuna do Norte

Espaço Flor de Lotus