Search
Close this search box.

Golfinho é encontrado morto em praia do litoral sul potiguar; ONG registrou 135 encalhes de animais desde janeiro

Golfinho encontrado morto em praia do litoral sul potiguar — Foto: Cedida

Um golfinho foi encontrado morto, nesta terça-feira (21), na praia de Sibaúma, em Tibau do Sul, no litoral potiguar. Segundo o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), mais de 20 animais da mesma espécie foram encontrados encalhados, vivos ou mortos, nas praias potiguares, desde janeiro.

Segundo o presidente da organização, Daniel Solón, o golfinho da espécie boto-cinza já estava com a carcaça em avançado estado de decomposição, o que impediu a equipe de médicos-veterinários de determinar a causa da morte.

“O litoral do Rio Grande do Norte tem altas temperaturas, então esses animais, quando encalham, entram em decomposição muito rápido, então não dá pra afirmar se o animal morreu por causas antrópicas (provocadas pelo ser humano) ou por causa natural”, disse.

De acordo com o presidente, desde janeiro, a instituição já registrou 135 atendimentos a animais encalhados, vivos ou mortos, no litoral potiguar, especialmente na faixa Leste, entre Baía Formosa e Touros. A maior parte dos casos é de tartarugas. Foram 87 desde janeiro.

“É um número bastante elevado, de fato. E estamos falando de lugares que não são monitorados, que dependem da notificação de banhistas, de turistas, de colaboradores, então possivelmente é um dado subestimado. Se a área fosse monitorada diariamente, teríamos um número muito maior de casos”, considerou.

Novos casos de encalhes marinhos podem ser informados à ONG por meio do telefone (84) 99943-0058.

g1 RN

Seridó Cadeiras