Search
Close this search box.

Estado encerra o Campeonato Brasileiro com quatro títulos

O Rio Grande do Norte teve grande participação no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base, encerrando a competição com quatro títulos nacionais. No evento realizado de 15 a 19/05, em Natal, e que contou com mais de 300 enxadristas de 24 estados, os potiguares se destacaram conquistando duas medalhas de ouro no ritmo Blitz, uma no Rápido e outra no Clássico.

Os responsáveis por essas conquistas foram Benjamim Guedes Morais, que sagrou-se bicampeão brasileiro no Blitz e campeão no Clássico, na categoria Sub-8. A jovem promessa ainda ganhou a medalha de prata no estilo Rápido. Os outros dois campeões foram na categoria Sub-20, com João Vitor Rodrigues vencendo no Clássico e José Carlos da Silva Santos, de Macaíba, conquistando o título nacional no Blitz.

“Vinha há três anos lutando para conquistar este título e finalmente chegou o grande dia, estou feliz e muito realizado, até porque é o meu último ano de categorias de base”, disse o macaibense José Carlos Santos que se classificou para jogar o Campeonato Mundial no final do ano, em duas etapas, Santa Catarina e Estados Unidos.

O Rio Grande do Norte também marcou presença no feminino, com Luiz Karollyne Dantas Barbosa conquistando duas medalhas de bronze nos estilos Rápido e Clássico, na categoria Sub-18. Na mesma categoria, Giovani Brandão Tavares ficou em terceiro no Rápido e no Blitz.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, analisou os resultados e disse que o equilíbrio da competição é fruto do trabalho de desenvolvimento regional do xadrez brasileiro. “A distribuição das medalhas e grande competitividade evidenciam que o trabalho em busca do desenvolvimento regional está surtindo efeito e com vários talentos sendo revelados, o que muito nos gratifica”, avaliou.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras