Search
Close this search box.

Eraldo destaca avanço de São Gonçalo em dois anos de gestão

O prefeito Eraldo Paiva conversa com a Tribuna do Norte sobre sua gestão, em apenas dois anos à frente da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e também fala das últimas semanas, marcadas por entregas de equipamentos, inaugurações e assinaturas de ordens de serviço por todo o município.

Prefeito, como o senhor avalia a sua gestão nesses dois anos, em São Gonçalo?

Olha, primeiramente, muito bem lembrado, estamos há apenas dois anos à frente da prefeitura de São Gonçalo. É pouco tempo, mas já temos feito pela população e pelo servidor muita coisa. Entregamos dezenas de equipamentos, como o Parque das Fontes, foram feitas intervenções com reformas em 16 escolas, sendo duas delas construídas, ampliando número de vagas ofertadas, além de garantir merenda e também fardamento para todos os 14 mil alunos da nossa rede. No esporte, em apenas dois anos, foram nove quadras entregues e ainda dois ginásios. Na saúde, entregues novas UBSs, reformas as unidades básicas e ainda estamos construindo um Hospital Municipal, com 135 leitos. Pavimentamos mais de 100 ruas. Para ser ter uma ideia, somente no bairro Jardins foram mais de 35 ruas inauguradas durante nossa gestão. Ampliamos o abastecimento e distribuição de água da cidade, garantindo segurança hídrica para população e para o empresário, com investimento de 32 milhões de reais e estamos construindo a terceira ponte, que liga São Gonçalo a Natal.

Eraldo, e para o servidor municipal, o que a gestão tem feito?

Olha, nós buscamos a todo tempo ter responsabilidade na gestão, mantendo as contas em dia e, claro, honrando o salário sempre de modo antecipado, com um calendário que era seguido, isso é exemplo de compromisso e respeito. Mas não parei por aí: nossa gestão dialogou e buscou valorizar as diversas categorias no município. Fizemos o plano de cargos e carreira dos agentes de saúde, valorizamos o professor com pagamento integral do piso, uma valorização de cerca de mais de 60% do salário. Fizemos o plano de cargos e carreira da nossa guarda municipal, que foi valorizada em nossa gestão com novos equipamentos, viaturas, criação da Patrulha Maria da Penha e contratamos 30 novos guardas. O servidor foi visto como um parceiro da gestão, e não como um inimigo.

São Gonçalo vem crescendo muito nos últimos anos. O que a gestão Eraldo tem feito para o ambiente dos negócios na cidade?

Olha, nesses dois anos, buscamos criar um ambiente na cidade favorável aos negócios, com a revisão do nosso plano diretor, um moderno plano que prioriza um desenvolvimento com responsabilidade. Com as secretarias, criamos agilidade nos processos, e se tudo estiver ok, emitimos licenças em até 48 horas, algo fundamental para ter, por exemplo, um crescimento em 2023 de mais de 100% nos empreendimentos imobiliários. Criamos também um Parque Industrial e Logístico, o nosso PILAR, localizado às margens do nosso Aeroporto. Aguardamos também o Hub Internacional dos Correios, que vai movimentar ainda mais negócios em São Gonçalo. Buscamos também capacitar a mão-de-obra da nossa cidade, criando o programa Avança na Vida, que visa oferecer cursos e capacitar milhares de pessoas em nossa cidade.

Em que pese a lei Eleitoral, existem vedações para sua participação em inaugurações? Como está sendo a última semana antes do prazo?

São muitas obras sendo executadas, e muitas delas já sendo entregues e outras que também estamos dando ordens de serviço. A cidade vive um grande momento com várias obras em todos os lugares. Desta forma, estamos realizando o que chamei de “Semanão de Inaugurações”, que começou na última sexta-feira, com inauguração de 13 ruas pavimentadas no bairro Jardins, dando sequência com todos os dias inaugurando obras e assinando ordens de serviço. Foram mais de 25 ruas com inauguração ou ordem de serviço para pavimentação, duas quadras de esporte em Pajuçara e Massaranduba, estamos dando ordem de serviço para areninhas Fut7 com grama sintética, vamos inaugurar uma Central Municipal do Cidadão, assinatura de contrato do Minha Casa, Minha Vida, com 480 novas unidades, o qual agradecemos a parceria muito importante do Governo Lula e também, para fechar a semana, teremos a reabertura do Teatro Municipal de São Gonçalo. E não para por aí: ainda tem muitas obras que a população vai poder desfrutar num tempo curto, como a areninha do bairro Jardins, além de Unidades Básicas porte IV e vários outros equipamentos, que em apenas dois anos estamos entregando para população.

Tribuna do Norte

Construções Recreio