Search
Close this search box.

Eleições na Turquia: Erdogan e Kiliçdaroglu vão para o segundo turno

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o líder da oposição, Kemal Kiliçdaroglu, participarão do segundo turno das eleições presidenciais do país. Os eleitores turcos votaram neste domingo (14/5) e garantiram vagas aos adversários na próxima fase do pleito, marcada para 28 de maio.

Erdogan liderou a disputa durante toda a contagem de votos desse primeiro turno, mas ainda assim não conquistou votos suficientes para vencer no primeiro turno. Com cerca de 99% das urnas abertas, o atual presidente turco recebeu 49,4% dos votos, segundo o chefe do conselho eleitoral do país.

Há mais de duas décadas no poder, Erdogan tem a hegemonia ameaçada por Kiliçdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), mas lidera aliança de seis legendas na tentativa de derrotar o atual mandatário.

A parcela do eleitorado que optou pelo terceiro colocado, Sinan Ogan – cerca de 5,2% dos votos –, será disputada na próxima fase do pleito. Quarto postulante, Muharrem Ince alcançou menos de 1%.

Poder centralizado

Erdogan assumiu a liderança do país em 2003, inicialmente, como primeiro-ministro. Em 2017, conduziu a troca do regime de parlamentarismo para o presidencialismo, após sair vitorioso de um golpe de Estado, ocorrido em 2016. Desde então, venceu todas as eleições presidenciais.

Metrópoles

Supermercado Recreio