Diante do resultado da primeira – de uma série de três – pesquisa feita em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, o diretor do Instituto Consult, estatístico Paulo de Tarso Ferreira, afirma que a tendência é de ocorrer segundo turno na eleição para prefeito de Natal, a ocorrer em 27 de outubro.
Professor universitário aposentado, com 32 anos de atividade na cadeira de técnicas de pesquisas no curso de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Paulo de Tarso Ferreira explicou que pesquisas da Consult mostravam que o ex-prefeito e candidato Carlos Eduardo Alves (PSD) no inicio da campanha “tinha um “recall” muito forte, é um politico conhecido” e saiu de uma campanha para senador em 2022 “muito acirrada”, e por isso “se sobressaia em relação aos outros candidatos”.
No entanto, Paulo de Tarso disse, em entrevista na quinta-feira (19) ao “Jornal da Manhã”, da FM Jovem Pan News Natal, 93.5 FM, que a propaganda eleitoral no rádio e na TV, iniciada em fins de agosto e as movimentações políticas e de campanha de outros, candidatos a prefeito´, como os deputados federais Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) “foram ofuscando um pouco aquela imagem soberba, de que só tinha ele”.
Ferreira explicou que “esses outros candidatos apareceram com suas lideranças e méritos, e a gente sabia lá atrás, que não ia ser uma eleição fácil. É o que está acontecendo”.
O diretor da Consult, afirmou que uma pesquisa feita em junho, mostrava uma diferença “bem alta” entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire, mas outra pesquisa feita há pouco mais de uma semana, “já dava uma diferença de sete pontos”, uma tendência de queda que considerou “muito rápida”.
RETA FINAL
Segundo Ferreira, a primeira pesquisa Consult/TN, chega “no momento certo de uma reta final de campanha eleitoral”. A amostrarem estimulada, já publicada nas versões on line e impressa da TRIBUNA, aponta um empate técnico entre Carlos Eduardo (31,0%) e Paulinho Freire (30,6%), seguido de Natália Bonavides (16,4%).
”Muitas pesquisas surgiram desde o início do ano, mas tudo vai acontecendo quando se aproxima das eleições, inclusive até as criticas às pesquisas, que é uma prestação de serviços, expostas na TN para os candidatos a prefeito, vice-prefeitos e a vereador”, declarou Ferreira, que saiu dos estúdios da da Jovem Pan News Natal para registrar a segunda pesquisa Consult/TN, cujo trabalho de campo começa já nesta sexta-feira (20) e na quinta-feira (26) registra a terceira e última da série de três pesquisas feitas em parceria com a TN.
Paulo de Tarso Ferreira frisa que o programa eleitoral no rádio e na TV foi decisivo para mudanças de posicionamentos dos candidados a prefeito nas pesquisas de intenções de votos, além do movimento político dos concorrentes às eleições de 6 de outubro: “O palanque, queira ou não, o candidato Paulinho Freire, tem um leque de partidos com ele e um número de vereadores bem abrangente, maior do que os outros e o tempo de televisão ficou muito alto em relação aos outros candidatos”.
INSERÇÕES
Ele disse que a Consult faz acompanhamento de pesquisas qualitativas toda noite dos programas eleitorais. “Os programas estão muito bons, o de Paulinho Freire e o de Natália Bonavides. O de Carlos Eduardo não chega a tentar ser bom pelo tempo que ele tem”, analisou.
Porém, Ferreira disse que a essa altura, não pode cravar quais candidatos a prefeito irão para o segundo turno: “Não posso dizer isso agora. Não vou me arriscar, mas é possível que na segunda pesquisa já tenha outra tendência, que possa ter direcionamento maior, mediante a intensidade da propaganda eleitoral que quando chegou, chegou fria, mas já chama mais atenção e as inserções são mais importantes do que o próprio programa, porque pegam os eleitores de surpresa”.
INDECISOS
Com relação aos indecisos, Paulo de Tarso disse que com a proximidade das eleições, ainda há eleitores que não sabem os nomes de todos os candidatos, mas a própria queda de indecisos mostra que o quadro começa a se definir, pois na pesquisa espontânea, quando não se mostra os nomes dos candidatos, 26,5% dos eleitores disseram não saber em quem votam, mas na estimulada, o índice caiu pára 5,1%.
Para Paulo de Tarso, o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) ao candidato Paulinho Freire também termina influenciando na decisão de voto dos eleitores.
“É muito importante, porque queira ou não tem uma cidade hoje cheia de obra. Pode incomodar uns e outros, mas as obras estão aí. Vão vir, independente de quem seja o prefeito. Além disso o prefeito tem uma base, que é o municipal, e para que lado fosse, tem uma força, como acho que está dando à campanha de Paulinho Freire.”, disse Paulo de Tarso.
REGISTRO
A pesquisa de opinião pública Consult/TRIBUNA DO NORTE ouviu 1.000 eleitores entre os dias 14 e 17 setembro. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-03849/2024
O erro amostral da pesquisa: os resultados estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.1%, com confiabilidade de 95%.
A pesquisa teve o objetivo de identificar junto à população eleitora da cidade de Natal/ RN, a preferência para prefeito(a) e vereador (a) de Natal, se as eleições fossem hoje, enquanto a metodologia empregada na pesquisa segue o Método Quantitativo, através da realização de Survey de Opinião.
Pesquisa
Veja os números da primeira da série de 3 pesquisas
Estimulada
Carlos Eduardo 31.00 %
Paulinho Freire 30.60 %
Natália Bonavides 16.40 %
Rafael Motta 2.50 %
Nando Poeta 0.40 %
Hero 0.20 %
Nenhum 13.80 %
Não sabe dizer 5.10 %
Espontânea
Paulinho Freire 24.90 %
Carlos Eduardo 21.30 %
Natália Bonavides 11.80 %
Rafael Motta 1.50 %
Hero 0.10 %
Nenhum 13.80 %
Não sabe dizer 26.50 %
Outro 0.10 %
Fonte – Consult/Tribuna do Norte
Tribuna do Norte