O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) vem a público se manifestar sobre um possível adiamento das mudanças nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para adequação à reforma do Ensino Médio.

O CONSED lembra que há uma consulta aberta sobre a reforma e, portanto, seria importante que qualquer decisão relacionada ao tema fosse tomada somente após a finalização da consulta.

Ademais, o trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para realização do novo formato das provas em 2024 não impede nem inviabiliza a consulta, no entanto, sua eventual suspensão pode comprometer o cumprimento do cronograma do Novo Enem.

Também é importante recordar que o Novo Enem foi constituído após longo debate em grupo de trabalho com a participação das redes estaduais, do próprio Ministério da Educação, do INEP, e do Conselho Nacional de Educação.

Para o Consed, suspender o cronograma traz um risco de atraso que, no limite, pode até inviabilizar o Novo Enem no próximo ano.

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes