Search
Close this search box.

Brasileiros compram cada vez mais carros elétricos

Ao longo de março, as vendas de carros elétricos quebraram um novo recorde no Brasil. Foram 6 mil emplacamentos. O resultado representa um crescimento de 55% sobre o mesmo mês ano anterior.

Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os registros da instituição mostram que quase 15 mil automóveis desse segmento foram emplacados no primeiro trimestre — outra marca histórica.

Três anos antes, em 2021, as vendas de carros elétricos do primeiro trimestre fecharam em 4,5 mil unidades. Ou seja: a média de vendas atual é três vezes maior.

Dos automóveis eletrificados vendidos em março, por volta da metade tem bateria carregada por fonte externa com plug-in. “Os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023”, afirma a ABVE. “O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades em março deste ano.”

A associação acredita que o aumento nos pontos de recarga está contribuindo para a expansão do mercado. Os empresários do setor estimam que o número de eletropostos de recarga deve chegar a 10 mil unidades até 2025. Em dezembro de 2022, existiam cerca de 3 mil locais como esses. Assim, caso a previsão se confirme, ocorrerá um crescimento de cerca de três vezes na infraestrutura para os carros elétricos em dois anos.

Revista Oeste

Espaço Flor de Lotus