Search
Close this search box.

Banco de Alimentos distribui quase 100 toneladas de comida em Natal

Política social criada pelo município de Natal há dois anos, o Banco de Alimentos de Natal celebrou a marca de quase 100 toneladas de gêneros alimentícios arrecadados, selecionados e distribuídos para instituições cadastradas na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Foram quase 6.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social impactadas. Visando ampliar esse projeto, a Prefeitura do Natal também lançou a ação Cozinha Comunitária, com o objetivo de reduzir os níveis de desnutrição e proporcionar alimentação de qualidade para a população.

No caso do Banco de Alimentos, o projeto consiste em arrecadar, selecionar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações de empresas parceiras, além dos produtos adquiridos da agricultura familiar. Estes alimentos, que totalizaram 90 toneladas em dois anos, são distribuídos gratuitamente a 30 instituições cadastradas na Semtas que os repassam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Andréa Dias, as ações do Banco de Alimentos são um exemplo de que uma integração bem sucedida entre o Poder Público e a iniciativa privada com o intuito de mitigar desigualdades sociais. “O Banco de Alimentos é o exemplo maior de que a integração entre o Poder Público e a iniciativa privada pode contribuir muito para a melhoria da sociedade. Essa união de esforços é salutar e está ajudando a matar a fome de muitas pessoas em condição de vulnerabilidade social”, destacou Andréa Dias.

Os alimentos passam por uma análise minuciosa para conferir se podem ser consumidos, são organizados e depois distribuídos. “É importante destacar que o objetivo é contribuir com o direito à segurança alimentar desses usuários, através do combate ao desperdício de alimentos e do fortalecimento da responsabilidade social das empresas parceiras”, afirma a coordenadora do Programa, Marlene Ramalho.

Outra iniciativa recente da Semtas foi a criação da Cozinha Comunitária, localizada no bairro Cidade Nova, que tem capacidade de atender até 200 indivíduos com almoço de segunda a sexta-feira, totalizando mil refeições por semana e 4 mil refeições por mês. O cardápio oferece um prato digno, seguro e completo nutricionalmente. Além disso, cursos serão promovidos para os beneficiados, dentro de uma proposta sustentável de geração de emprego e renda.

Centros de Trabalho e Empreendedorismo

A Semtas tem ofertado possibilidades de capacitação profissional para os natalenses por meio dos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo. São duas unidades, sendo uma no Alecrim, zona Leste, e outra em Lagoa Azul, zona Norte.Recentemente, a Semtas abriu inscrições para 130 vagas em cursos de qualificação profissional. A ideia da pasta é oferecer oportunidades de desenvolvimento para quem busca aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances no mercado de trabalho. As opções de cursos incluem maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, produção de pizzas, escovas e penteados, agente de recepção, entre outros.

Restitua Amor arrecada R$ 2,4 milhões em Natal

O projeto “Restitua Amor”, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e pelos Conselhos Municipais dos Di-reitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Pessoa Idosa (CMPI), atingiu números expressivos de valores arrecadados entre os contribuintes de Natal e tem ampliado cada vez mais a adesão entre os natalenses. Criada para sensibilizar os contribuintes a ajudarem crianças, adolescentes e idosos, ao mesmo tempo em que regularizam suas contas com a Receita Federal, a campanha tem demonstrado resultados notáveis. Entre 2021 e 2023, foram arrecadados R$ 2.466.610,24 para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e para o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi).

Os recursos arrecadados são apli-cados em projetos sociais que pro-movem e defendem os direitos da população infantojuvenil e idosa. Esses projetos abrangem áreas como educação, esporte, arte e lazer, proporcionando transformações e fortalecimento das vidas de muitos.

Tribuna do Norte

Construções Recreio