Search
Close this search box.

Arcebispo de Natal recebe imposição de pálio arquiepiscopal após benção do Papa Francisco; entenda etapa

Arcebispo de Natal, Dom João Santos recebeu imposição do pálio do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. — Foto: Margarete Torres/Arquidiocese de Natal

O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, recebeu a imposição do pálio arquiepiscopal em uma celebração na noite deste domingo (7) na Catedral Metropolitana de Natal. A imposição foi feita pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Dom João Santos Cardoso recebeu no dia 29 de junho o pálio arquiepiscopal abençoado das mãos do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O pálio, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma vestimenta litúrgica que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. A palavra deriva do latim pallium – manto de lã – e simboliza a missão pastoral dos bispos (veja detalhes mais abaixo).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Na ocasião, o Papa Francisco abençoou e entregou os pálios a 42 arcebispos nomeados nos últimos 12 meses, sendo cinco deles brasileiros. Dom João Santos Cardoso tomou posse como arcebispode Natal em outubro de 2023.

A imposição do pálio é a etapa seguinte do rito, quando ele é finalmente colocado sobre os ombros do arcebispo após a benção e entrega feita pelo Papa. A celebração foi acompanhada por uma catedral lotada de fiéis.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também abençoou a estauração da Catedral Metropolitana. Ele abençoou o novo vitral e os quadros da Via-Sacra, elementos do projeto de revitalização da Catedral.

LEIA TAMBÉM

O pálio é uma faixa de cerca de 5 centímetros de largura confeccionada com lã de ovelhas criadas pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma, segundo expliocou a Arqudiocese de Natal.

De acordo com o Monsenhor Flávio Medeiros, potiguar que é cerimoniário da Basílica de São Pedro, o pálio dos arcebispos metropolitanos é uma relíquia intimamente ligada ao apóstolo Pedro, cujo sepulcro se encontra embaixo do altar principal da Basílica Vaticana.

O pálio é colocado em contato com o túmulo de São Pedro.

g1 RN

Supermercado Recreio