Um projeto grandioso. Foi isso que os membros do conselho deliberativo do ABC viram na reunião da última segunda-feira (16), quando finalmente puderam conhecer o empreendimento planejado para ocupar parte do terreno do clube, localizado na Rota do Sol, uma área nobre de Natal. A proposta é construir um shopping center com 30 mil metros quadrados e capacidade para 400 lojas, além de nove torres de apartamentos residenciais e comerciais.

A empresa que está negociando a exploração da área com o clube potiguar é a AM Malls, que desenvolve um projeto semelhante na área onde funcionava a antiga sede do América do Rio de Janeiro, na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca-RJ.

Como destacou o vice-presidente do conselho deliberativo do ABC, Renato Gomes Netto, a apresentação serviu apenas como uma “carta de intenções” dos empresários ao ABC, que aguardará a oficialização do processo para começar a avaliar a proposta com mais profundidade. O que foi mostrado é o potencial de exploração do espaço, que comporta qualquer tipo de empreendimento, segundo o conselheiro.

Com o processo ainda em estágio embrionário, temas como o projeto temático não foram discutidos. No entanto, levando em conta o que está sendo feito no clube carioca, é possível que o shopping em Natal leve o nome ou faça alguma alusão ao ABC. No Rio, o empreendimento foi nomeado Parque Shopping América.

“Inicialmente estamos tratando de um projeto comercial, mas nada impede que haja algo semelhante aqui em Natal. Quem sabe pode ser criado um espaço com uma área temática. Hoje, os shoppings não são mais apenas um local de compras; eles se tornaram amplos espaços de convivência”, ressaltou Renato Gomes.

Se o ABC planeja incluir a construção da Cidade Alvinegra dentro desse projeto, que abrigará toda a estrutura de futebol do clube no futuro. No acordo com a AM Malls, o América do Rio de Janeiro conseguiu incluir a criação de uma nova sede social.

“Será a nova sede do América com um shopping embaixo”, dizia o ex-presidente do América, Leo Almada, ao resumir o negócio que estava sendo fechado entre as partes para sócios e conselheiros em 2015. “Não vamos ceder um milímetro do nosso espaço, os investidores vão explorar o empreendimento e destinar uma porcentagem ao clube”, comemorava.

O empreendimento sofreu alguns atrasos devido a contratempos legais e de licenciamento. Inicialmente, a estimativa era que o shopping fosse inaugurado em abril de 2021, depois a previsão passou para 2024, e agora a meta é concluir o projeto em 2026. O shopping contará com 212 lojas.

A nova sede do América, que ficará localizada no terraço do prédio, terá quadras para práticas esportivas tradicionais, um salão nobre para eventos, piscina social, piscina com raia e salas administrativas.

Os motivos para os atrasos sucessivos, segundo a empresa, foram inicialmente relacionados à pandemia, que retardou o início das obras, além de outros problemas, como processos trabalhistas da empresa que demoliu a antiga sede do América e questões legais envolvendo a Prefeitura para liberar a obra. Atualmente, a previsão é que a inauguração do shopping ocorra no dia 18 de setembro de 2026, aniversário de 119 anos do clube.

Tribuna do Norte

Limpa Mil