De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45% da população mundial sofre de insônia. Com base nesses dados, muitas soluções para o problema foram propostas, inclusive fones de ouvido ultra-tecnológicos.

Não é uma novidade que muitas pessoas utilizam headphones na hora de dormir. Em 2018 os primeiros modelos próprios para o uso na cama surgiram. Eles foram projetados para tocar podcasts e sons ambiente. Porém, um problema existia: os sons não paravam depois de o usuário pegar no sono.

Homem dormindo com fones

Fones de ouvido inteligentes

Para solucionar essa pequena inconveniência, uma nova geração de fones está chegando ao mercado. Capazes de ler suas ondas cerebrais e monitorar a atividade em seu cérebro, estes aparelhos vão te garantir uma ótima noite de sono. Pelo menos, é a promessa.

Segundo Seungpyo Noh, CEO da companhia DB Beats, os headphones atuais tocam músicas e podcasts a noite toda, enquanto os monitores de sono exercem apenas uma função. “Nosso objetivo é unir o melhor dos dois mundos”, disse o empresário em entrevista ao The Washington Post.

For Me Buds da DB Beats
For Me Bus | Imagem: Divulgação/DB Beats

Noh e sua equipe desenvolveram o chamado “For Me Buds”, cuja finalidade é monitorar os batimentos cardíacos de dentro dos ouvidos do usuário. Conforme o ritmo abaixa ou diminui, o aparelho toca sons ambientes relaxantes e customizados, de frequências de áudio binaural.

Assim que o usuário cai no sono, os fones seguem acompanhando os movimentos e batimentos para parar o áudio. Em muitos casos, é comum que alguém com insônia passe mais de uma hora rolando para cima e para baixo na cama. Os For me Buds ajudaram a reduzir esse tempo de “latência do sono” para 30 minutos, segundo Noh.

Preço

Os headphones devem custar cerca de U$ 199,00 (cerca de R$ 1200,00) e conseguem detectar se você acordar no meio da noite. Neste caso o aparelho voltará a tocar sons relaxantes para te ajudar a voltar a dormir.

Olhar Digital

Construções Recreio