Com o Brasil voltando a produzir campeões mundiais no skate, a modalidade segue aumentando seu público, e as competições pipocam por várias partes do país. Neste final de semana, a capital potiguar será palco da disputa da segunda fase do Circuito Norte-Rio-Grandense de 2024, que ocorrerá neste domingo (29), na Praça Armando Nobre Viana, em Candelária. O início das disputas está previsto para as 9 horas.

Devido à dificuldade de datas essa segunda etapa do Circuito Norte-Rio-Grandense será a etapa final da temporada. Geralmente, a competição apresenta três etapas, mas as datas ficaram muito espremidas com as de alguns eventos nacionais, o que fez com que o evento local sofresse uma redução.

“Na prova deste domingo, teremos nove categorias: infantil, sub-8, mirim sub-12, iniciante sub-16, mágica (30 anos ou mais) e amador, com a idade livre. Nosso evento garante vaga para os campeões de cada categoria no Brasileiro, tanto para o estado do RN como para a Paraíba e Pernambuco. Nosso circuito, na verdade, é interestadual, pois abraça esses outros estados. Paraibanos e pernambucanos, para concorrer à vaga do Brasileiro Amador em 2024, obrigatoriamente têm que correr o nosso circuito inteiro”, disse o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Skateboard (FNS), Claudionor Gomes, também conhecido pelos amantes do esporte como “Kbça”.

Um dos atletas que vai para a competição alimentando o sonho de conquistar a qualificação para disputar as competições nacionais é Luís Gomes, atleta que dispõe de certa estrutura, é patrocinado pela Red Skate Co, e ostenta a quarta colocação no ranking estadual amador.

“Vou competir neste campeonato com o propósito de ganhar vaga para poder disputar o Brasileiro e, um dia, correr o Circuito Nacional (STU). Sou técnico de enfermagem e estudante de enfermagem. O skate, para mim, é um estilo de vida, minha diversão, distração e um hobby que levo mais a sério, pois virou minha paixão. Meu maior sonho é poder chegar a uma competição de nível nacional e internacional”, destacou Luís Gomes, ciente de que, para alcançar o grande sonho, terá de dar os primeiros passos nas competições locais.

Com o sucesso cada vez maior do esporte, Claudionor Gomes está negociando com as autoridades potiguares a construção de um skate park em Natal. A promessa é de aproveitar uma área situada no bairro de Brasília Teimosa, onde até já foi iniciado o serviço de terraplanagem. “Eu posso dizer que, no momento, Natal é a única capital do Nordeste que não dispõe de um skate park. O espaço se trata de um complexo esportivo onde se pode praticar várias modalidades, como o park, o street, o Half Pipe e a mini rampa. Nossa mais nova pista é a de Candelária, que, em termos técnicos, ainda deixa a desejar devido aos defeitos. O restante dos lugares são as ocupações, onde dá para andar, mas de forma muito limitada”, afirmou.

Apesar de não contar com pistas de bom nível, a situação do material é inversa à qualidade dos nossos skatistas, segundo o presidente da FNS. “O nível do skate de Natal é muito bom, o nível dos skatistas aqui se iguala ao de todo o Nordeste, onde a situação é bem nivelada. Isso é graças ao esforço dos atletas que não se deixam vencer pelas dificuldades e que querem evoluir de qualquer jeito”, argumentou Claudionor Gomes.

A federação teve um projeto aprovado aqui no RN Mais Esporte, a lei que incentiva a prática esportiva, que prevê a criação de uma escolinha de skate para 100 alunos da rede pública, sendo 50 na Cidade da Esperança e 50 em São Gonçalo. Esse projeto já está aprovado e com patrocinador.

Tribuna do Norte

Construções Recreio