Jessyanne Bezerra
Repórter

O Santa Cruz de Natal é alvo de denúncias de irregularidades no Campeonato Potiguar 2024. Além de ser suspeito de ter extrapolado o limite de atleta amadores na competição, o time também é alvo nos jogos de América e Globo F.C. Com a situação, além da possível punição no Tribunal Justiça Desportiva (TJD), o clube poderia perder pontos no estadual. Ao ser questionado sobre os casos, o Santa Cruz respondeu que não possui um posicionamento oficial.

No último jogo, contra o América, no dia 11 de janeiro, o Santa Cruz escalou Jhonata Barbosa da Silva, de 18 anos, sendo um jogador amador. No entanto, quem entrou em campo foi outro jogador com o mesmo nome Jonathan Barbosa da Silva, de 21 anos, sendo este profissional. Porém, o que consta na súmula da partida é o nome do atleta amador. Dessa forma, o tricolor de Natal teria extrapolado o número de jogadores amadores.

De acordo com o regulamento da Federação Norte Rio-grandense de Futebol (FNF): “Dentre os atletas relacionados na súmula entre titulares e reservas, poderão ser incluídos no máximo 5 (cinco) na condição de não profissionais, com menos de 20 (vinte) anos completos e mais de 16 (dezesseis) anos completos”.

Outro caso de suspeita de irregularidade é a escalação de um atleta abaixo da idade permitida pela Federação. Na partida contra o Globo, no último dia 14 de janeiro, o jogador Miguel Lucas de Albuquerque Silva, de 15 anos, foi escalado e aparece relacionado na súmula oficial. O BID da CBF confirma que o atleta possui 15 anos e que irá completar 16 no próximo dia 11 de fevereiro.

O regulamento da FNF afirma que: “É vedada a participação de atletas com idade inferior a 16 (dezesseis) anos completos. Para fins deste parágrafo, o atleta estará regular para a disputa do Campeonato a partir da data do seu aniversário de 16 (dezesseis) anos de idade”. O item que descreve a proibição está no segundo parágrafo do Art. 18.

Desta forma, se comprovada as irregularidades, o time poderia perder até o dobro de pontos conquistados no campeonato, além de uma possível punição do TJD.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras